📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Medidas restritivas da UCI causam desagrado no pelotão | Ciclismo

- Advertisement -

Foram vários os ciclistas e fãs da modalidade a demonstrar, através das redes sociais, empatia com o corredor, e o seu desagrado para com esta regra tão rígida da UCI. O australiano Richie Porte escreveu, “bem dito companheiro, existe algum órgão regulador mais fora de contexto com o seu desporto?” Chris Froome reagiu com, “onde é que o nosso desporto está a chegar?”

Na prova feminina do Tour de Flandres, a italiana Letizia Borghesi (Aromitalia Basso Bikes Vaiano) foi também desclassificada, por descartar um bidon fora da zona permitida. Apesar de se ter desculpado por violar a nova regra, achou a desclassificação e a multa um castigo demasiado severo, e que é desapontante saber que haverá menos crianças a experienciar e a sentir a alegria de ter um “prémio da corrida” na berma da estrada. “Ver um sorriso de uma criança quando ela pega num bidon é impagável. Com esta nova regra, veremos muito menos sorrisos e isso, certamente, não é bom para o ciclismo”, referiu a corredora.

Um aspeto importante encontra-se relacionado diretamente com a competição, visto que se prende com o infortúnio de ser apanhado em flagrante por um comissário de corrida ou pelas imagens da televisão. Como consequência poderá haver, por vezes, murmurinho e tentativa de “vitórias de secretaria”. Pois se um ciclista infringe e é penalizado, a sua equipa quererá explicações caso um corredor adversário faça a mesma ação e não sejam tomadas as mesmas medidas. Podem surgir casos caricatos, com corredores da luta pela geral a serem desclassificados.

Também foi anunciado o banimento da posição “super-tuck”, uma posição mais aerodinâmica na bicicleta, com o ciclista sentado em cima do quadro, seguindo-se a proibição de adotar a posição de contrarrelógio durante as etapas em linha, com os antebraços apoiados no guiador.

Esta é uma técnica geralmente utilizada por ciclistas que são exímios em descidas, quando querem aproveitar o terreno para ganhar maior aerodinamismo e velocidade em relação à concorrência, muitas vezes vista em fugas. Alguns ciclistas que são apreciadores de descer assim são: Froome, Mohoric, Nibali, Kwiatkowski, Tim Wellens e Sagan.

A posição de contrarrelógio costuma ser utilizada de forma corrente em terreno plano e em fugas, e acaba por ser uma abordagem a que os corredores estão habituados, o que pode provocar muitos esquecimentos nas primeiras corridas.

Ambas as medidas procuram melhorar a segurança dos ciclistas, mas talvez acabe por interferir em demasia com a corrida e com as técnicas adotadas por cada ciclista. Para a UCI, os pontos de contacto com a bicicleta devem ser o guiador, pedais e o selim, e nenhuma das duas maneiras de correr respeita o que é suposto, tornando o atleta menos apto a reagir aos imprevistos que aparecem na estrada. As posições dos ciclistas profissionais podem levar outros atletas mais jovens, que não têm a mesma destreza e habilidade, a fazer este tipo de manobras, colocando em risco a sua integridade física e a de todos os intervenientes da corrida, isto segundo a UCI.

Por outro lado, acaba por haver uma perda na forma de abordar a corrida pelo ciclista mais criativo e que gosta de arriscar, desprestigiando a componente técnica do ciclismo.

A UCI também tem vindo a trabalhar no sentido de melhorar as condições de segurança nas chegadas das provas, com barreiras bem fixas ao chão, de forma a evitar facilitismos e desastres como a queda de Jakobsen na Volta à Polónia, o que é uma iniciativa muito bem-vinda e necessária para o bem dos principais intervenientes do espetáculo.

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.