Mundiais de Innsbruck 2018: Em busca do arco-íris

Prova de Fundo

Feminino

Uma prova dura, mas bem mais curta que a masculina e, acima de tudo, sem a temível subida a Höll, o que já causou polémica. Ora, ainda assim, há dificuldades suficientes para fazer grandes diferenças.

No final dos mais de 2400 metros de desnível positivo acumulado e três passagens pela subida a Igls, com 7,9 quilómetros a 5,7% de inclinação, só uma grande surpresa dará outra campeã que não Anna van der Breggen ou Annemiek van Vleuten. As duas melhores trepadoras da atualidade são companheiras de equipa e quererão manter o título na Holanda, sucedendo a Chantal Blaak. Entre as duas, Breggen poderá levar a melhor pela sua maior aptidão para provas de um dia.

No entanto, há outras ciclistas que terão uma palavra a dizer no decurso da prova e que tentarão surpreender o duo dos Países Baixos. A sul-africana Moolman-Pasio teve uma época de afirmação e quererá confirmar o estatuto como uma das melhores do pelotão a subir. Bem diferente foi a época de Longo Borghini e a italiana quererá esquecer os vários azares e retomar o seu lugar entre a elite mundial.

Também a ter em conta são ciclistas como a muito jovem Cecille Uttrup Ludwig e muito veterana Amanda Spratt ou a recém vencedora do Tour de l’Ardéche, Kasia Niewiadoma e até Megan Guarnier, a líder da seleção americana e que procura a despedida de sonho para uma carreira recheada de sucessos e que chegará ao fim em Innsbruck.

Favoritas

*** Anna van der Breggen, Annemiek van Vleuten

** Elisa Longo Borghini, Ashleigh Moolman-Pasio

* Katarzyna Niewiadoma, Cecille Uttrup Ludwig

Masculino

Durante três anos, Peter Sagan foi Rei e Senhor da camisola arco-íris. Agora, chegou provavelmente a hora de passar o testemunho. O eslovaco estará em Innsbruck, mas seria uma surpresa enorme se conseguisse estar na disputa pelas medalhas.

Em vez disso, esta é a corrida mais aberta, com um sem número de candidatos credíveis a aguentar a dureza do percurso – 258,5 quilómetros e 4670 metros de desnível positivo acumulado. As sete passagens por Igls servirão para selecionar em muito a corrida antes de se chegar à temível ascensão a Höll, que tem porções a mais de 20% de inclinação. Esta subida deverá definir quem chegará à meta com possibilidades de vencer, seja um ciclista isolado ou grupo muito reduzido, no entanto, espera-se que seja já um conjunto muito selecionado o que chegue a Höll com possibilidades de triunfar.

Vincenzo Nibali seria indicado por muitos como o principal candidato, mas a queda no Tour dificultou-lhe a preparação e parece não chegar na melhor forma. O contrário poderá dizer-se de Simon Yates, recente vencedor da Vuelta, que dá esperança aos britânicos de repetirem o feito de 2012 por Cavendish.

O restante leque de candidatos é constituído por um conjunto de trepadores como Roglic e  Dumoulin ou classicómanos como Valverde, Alaphilippe ou Greg Van Avermaet.

Favoritos

*** Vincenzo Nibali, Simon Yates

** Primoz Roglic, Tom Dumoulin

* Alejandro Valverde, Julian Alaphilippe

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Os 5 melhores jogadores da Primeira Liga 2025/26

A Primeira Liga 2025/26 arrancou no último fim de semana, e o desequilíbrio entre equipas voltou a ficar evidente.

RB Leipzig esquece Fábio Silva e fecha antigo alvo do Sporting para o ataque

O RB Leipzig garantiu a contratação de Rômulo Cardoso. O avançado brasileiro vai render um total de 25 milhões de euros ao Goztepe.

Eis o ranking da UEFA após a vitória do Benfica frente ao Nice na Champions League

Portugal continua no sétimo lugar do ranking da UEFA. No total, após o triunfo do Benfica, já foram somados 2500 pontos.

Kerem Akturkoglu não pode defrontar Benfica no playoff caso seja transferido para o Fenerbahçe

Kerem Akturkoglu não vai poder ser utilizado pelo Fenerbahçe frente ao Benfica, caso seja transferido para o clube turco, a tempo dos jogos dos playoffs.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage responde ao Bola na Rede: «O que sinto e vejo é que há uma vontade dos jogadores em continuarem a jogar o...

Bruno Lage marcou presença na sala de imprensa depois da vitoria do Benfica contra o Nice por duas bolas a zero.

Fredrik Aursnes: «Talvez joguei o meu melhor futebol no Benfica no lado»

Fredrik Aursnes já reagiu ao encontro entre o Benfica e o Nice, relativo à terceira pré-eliminatória da Champions League.

Já estão definidos todos os jogos do playoff da Champions League

Já estão concluídos os jogos da 3.ª pré-eliminatória da Champions League. Chave do playoff da prova já está definida.