Mundiais Universitários de Ciclismo: Dobradinhas polacas e holandeses em dia agridoce

- Advertisement -

Foi este sábado o dia final dos Mundiais Universitários de Ciclismo, que se disputaram esta semana em Braga, com a realização das provas de fundo de estrada.

Pela manhã, correu-se a prova feminina, com pouco mais de 90 quilómetros e um percurso acidentado, onde as duas passagens pelo Alto do Sameiro seriam decisivas.

Depois de uma fase inicial de estudo mútuo em que nenhuma fuga se conseguiu constituir, a primeira subida ao Sameiro, feita pela vertente mais suave por Espinho, viu os primeiros ataques a sério, com um grupo de quatro elementos a destacar-se na frente da corrida e rapidamente construir uma larga vantagem.

Na segunda subida ao Sameiro, desta feita já pela mais dura vertente do Bom Jesus, as polacas, Marta Lach e Karolina Sowa, aproveitaram a vantagem numérica e forma desfazendo-se da adversárias, primeiro a australiana Ruby Roseman-Gannon e depois a alemã Jaqueline Dietrich.

A fazerem os quilómetros finais sozinhas, mantiveram a vantagem para as perseguidoras e, na reta da meta, Lach levou a melhor para ficar com o ouro, relegando a compatriota Sowa para a prata. A quase minuto e meio chegou Dietrich que ficou com o bronze.

Soraia Silva melhorou o resultado alcançado no contrarrelógio
Fonte: José Baptista/Bola na Rede

A única representante de Portugal foi, novamente, Soraia Silva, que teve dificuldades num percurso tão duro, ela que é mais uma ciclista talhada para os terrenos mais planos, mas ainda assim finalizou num honroso oitavo lugar, a cerca de oito minutos da frente.

Da parte da tarde, foi a vez dos homens, numa prova que, em vez da parte desportiva, foi a falta de informação e má gestão dos cortes de estrada a ser o maior destaque.

O percurso original levaria os ciclistas a passar quatro vezes pelo Sameiro, mas (mais uma vez) a falta de informação reinou, parecendo que a corrida foi encurtada.

De qualquer forma, a prova seguiu o mesmo guião da feminina, como uma fuga a formar-se já em fase adiantada da corrida e a saírem daí ataques e os medalhados.

Desta vez, foram os Países Baixos a fazer valer os números, com Adne Van Engelen a chegar isolado para a vitória e o compatriota Jacob De Lange a ficar com a prata. O bronze seria para Liam Magennis, o australiano que já havia conquistado oouro no crono.

Para as cores nacionais, Marcelo Salvador estaria no ataque certo, mas foi incapaz de acompanhar os melhores na parte final e teve de se contentar com o sétimo posto.

Nota da Organização: 6/10

A avaliação à organização da AAUM tem sempre de ser positiva quando comparada com edições anteriores deste evento. Este ano, havia uma ideia clara e a realização de quatro eventos de várias especialidades foi uma aposta ganha e que deu credibilidade aos campeonatos. A princípio, parecia haver apenas duas notas menos positivas: notou-se em vários detalhes que faltava à organização quem estivesse mais por dentro da gestão de um evento de ciclismo e continua a faltar aos campeonatos mundiais a inclusão da pista, algo impossível para os minhotos, já que se localiza em Sangalhos a única portuguesa. No entanto, a última prova, a de fundo masculina, foi um verdadeiro fiasco organizacional e deixou uma má imagem na despedida.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

À terceira é de vez: Samu Aghehowa marca para o FC Porto de grande penalidade

O FC Porto defronta o Gil Vicente na 19ª. jornada da Primeira Liga. Samu Aghehowa colocou os dragões na frente do resultado.

Braga confirma Sydney Masur e Margie Detrizio para equipa de Futebol Feminino

O SC Braga oficializou a contratação de duas jogadoras para a equipa feminina: Sidyney Masour e Margie Detrizio assinaram um contrato válido até 2027.

Tomás Esteves reforça o Bari por empréstimo do Pisa

Tomás Esteves vai disputar a segunda metade da temporada na Serie B italiana, depois de ter sido cedido pelo Pisa ao Bari.

Yáser Asprilla emprestado pelo Girona ao Galatasaray com opção de compra

Yáser Asprilla foi cedido pelo Girona ao Galatasaray até ao final da temporada. O empréstimo inclui opção de compra para o clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Boavista Layvin Kurzawa assina pelo Persib Bandung

Layvin Kurzawa é reforço do Persib Bandung, tornando-se este o primeiro clube do defesa francês depois da sua passagem pelo Boavista.

Matheusinho troca Santa Clara pelo Ceará

O Ceará anunciou a contratação de Matheusinho, que chega por empréstimo do Santa Clara.

Benfica fecha contrato mais alto da história dos direitos televisivos em Portugal e continua com a NOS até 2028

O Benfica celebrou um novo contrato de direitos televisivos com NOS. Acordo vale 57,1 milhões de euros por temporada.