Mundiais Universitários de Ciclismo: Dobradinhas polacas e holandeses em dia agridoce

- Advertisement -

Foi este sábado o dia final dos Mundiais Universitários de Ciclismo, que se disputaram esta semana em Braga, com a realização das provas de fundo de estrada.

Pela manhã, correu-se a prova feminina, com pouco mais de 90 quilómetros e um percurso acidentado, onde as duas passagens pelo Alto do Sameiro seriam decisivas.

Depois de uma fase inicial de estudo mútuo em que nenhuma fuga se conseguiu constituir, a primeira subida ao Sameiro, feita pela vertente mais suave por Espinho, viu os primeiros ataques a sério, com um grupo de quatro elementos a destacar-se na frente da corrida e rapidamente construir uma larga vantagem.

Na segunda subida ao Sameiro, desta feita já pela mais dura vertente do Bom Jesus, as polacas, Marta Lach e Karolina Sowa, aproveitaram a vantagem numérica e forma desfazendo-se da adversárias, primeiro a australiana Ruby Roseman-Gannon e depois a alemã Jaqueline Dietrich.

A fazerem os quilómetros finais sozinhas, mantiveram a vantagem para as perseguidoras e, na reta da meta, Lach levou a melhor para ficar com o ouro, relegando a compatriota Sowa para a prata. A quase minuto e meio chegou Dietrich que ficou com o bronze.

Soraia Silva melhorou o resultado alcançado no contrarrelógio
Fonte: José Baptista/Bola na Rede

A única representante de Portugal foi, novamente, Soraia Silva, que teve dificuldades num percurso tão duro, ela que é mais uma ciclista talhada para os terrenos mais planos, mas ainda assim finalizou num honroso oitavo lugar, a cerca de oito minutos da frente.

Da parte da tarde, foi a vez dos homens, numa prova que, em vez da parte desportiva, foi a falta de informação e má gestão dos cortes de estrada a ser o maior destaque.

O percurso original levaria os ciclistas a passar quatro vezes pelo Sameiro, mas (mais uma vez) a falta de informação reinou, parecendo que a corrida foi encurtada.

De qualquer forma, a prova seguiu o mesmo guião da feminina, como uma fuga a formar-se já em fase adiantada da corrida e a saírem daí ataques e os medalhados.

Desta vez, foram os Países Baixos a fazer valer os números, com Adne Van Engelen a chegar isolado para a vitória e o compatriota Jacob De Lange a ficar com a prata. O bronze seria para Liam Magennis, o australiano que já havia conquistado oouro no crono.

Para as cores nacionais, Marcelo Salvador estaria no ataque certo, mas foi incapaz de acompanhar os melhores na parte final e teve de se contentar com o sétimo posto.

Nota da Organização: 6/10

A avaliação à organização da AAUM tem sempre de ser positiva quando comparada com edições anteriores deste evento. Este ano, havia uma ideia clara e a realização de quatro eventos de várias especialidades foi uma aposta ganha e que deu credibilidade aos campeonatos. A princípio, parecia haver apenas duas notas menos positivas: notou-se em vários detalhes que faltava à organização quem estivesse mais por dentro da gestão de um evento de ciclismo e continua a faltar aos campeonatos mundiais a inclusão da pista, algo impossível para os minhotos, já que se localiza em Sangalhos a única portuguesa. No entanto, a última prova, a de fundo masculina, foi um verdadeiro fiasco organizacional e deixou uma má imagem na despedida.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Luciano Spalletti responde ao Bola na Rede: «Treinei vários jogadores portugueses e a qualidade era clara»

Luciano Spalletti marcou presença na sala de imprensa e respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, na antevisão do Juventus x Benfica.

Luciano Spalletti elogia o Benfica e fala de José Mourinho: «Será um prazer enfrentá-lo»

Luciano Spalletti marcou presença na sala de imprensa durante esta terça-feira, de forma a realizar a antevisão do Juventus x Benfica.

Rafa Silva a um passo do Benfica: eis a mais recente novidade

Rafa Silva está a cada vez mais próximo de se transformar em jogador do Benfica, deixando o Besiktas a título definitivo.

Braga: jogador de saída para o Kairat

Hugo Neves prepara-se para deixar o Braga neste mercado de transferências. O jogador vai rumar ao Kairat Almaty.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho chegou atrasado ao treino do Benfica: eis a razão

José Mourinho não esteve presente no começo de treino do Benfica, que serviu de preparação para a partida contra a Juventus.

Jogador do Manchester City associado a Portugal: custa 34 milhões de euros

Oscar Bobb pode deixar o Manchester City neste mercado de transferências. O jogador conta com vários interessados na sua contratação.

Benfica já viaja para Itália e ponta de lança ficou em Lisboa

O Benfica enfrenta a Juventus na quarta-feira, num encontro válido pela sétima jornada da Champions League. A equipa está a viajar para Turim.