Olheiro BnR | Daniel Dias, motor todo o terreno

- Advertisement -

Na nova geração de ciclistas a aparecer em Portugal, Daniel Dias é um dos homens que tem enchido o olho aos apreciadores da modalidade. Tanto que os bons resultados e exibições na primeira época como Sub23 ao serviço da Sicasal levaram-no a rumar ao estrangeiro para 2021, assinando pela UC Monaco.

Já nos juniores o ciclista de Gaia mostrava talento, era presença assídua na seleção nacional e o líder da barcelense Seissa, equipa habituada a lançar jovens de qualidade para o pelotão nacional. Assim, não surpreendeu que acabasse na principal equipa Sub23 do país, a Sicasal – Miticar – Torres Vedras.

Como líder da Taça de Portugal de juniores
Fonte: Bola na Rede

O que já não se estava tanto à espera era que, logo no primeiro ano, se assumisse como uma das principais figuras do conjunto da terra de Joaquim Agostinho, mas foi exatamente isso que aconteceu. Ainda que a pandemia tenha encurtado a temporada, Daniel Dias não teve escassez de oportunidades para se dar a conhecer com os principais sucessos a surgirem com o triunfo em Sub23 na Prova de Reabertura e a prata nos Nacionais de crono em Sub23.

O esforço individual é mesmo a sua principal arma e já mostra ter andamento para se intrometer entre os Elites nesta especialidade. Num país em que a modalidade foi descurada durante bastante tempo, uma nova geração de homens com talento no crono está a mudar essa tradição e Dias, em conjunto com Fábio Fernandes, que se junta este ano à Efapel, são os mais recentes a ter em conta.

Mas, não se fica por aqui o arsenal de Dias. Como seria de esperar para um croner, tem grande capacidade a rolar no plano, mas também as colinas não são grande obstáculo e passa-as sem dificuldade, conjunto de características que lhe permite ser alguém a ter muito em conta em provas de um dia, bem como em algumas competições por etapas. Para voltas mais duras, só o tempo dirá como evoluirá na alta montanha e, com isso, que papel poderá desempenhar nessas corridas.

Um ciclista polivalente com grande motor, Daniel Dias tem futuro na modalidade e até onde pode chegar dependerá também muito das escolhas que fizer. Se no seu horizonte estiver um regresso “a casa”, tudo tem para, em poucos anos, se afirmar como um dos mais fortes do pelotão nacional e ser nome habitual nos primeiros postos durante toda a época.

Se, por outro lado, o seu desejo for explorar a cena internacional, vejo nele potencial para ser um valioso gregário no World Tour. Fazendo uma comparação, escolheria Dries Devenyns, o fiável faz-tudo da Deceuninck – QuickStep, como um atleta de características semelhantes.

Foto de Capa: Bola na Rede

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Jejum, pressão e ambição europeia | Go Ahead Eagles x Braga

Go Ahead Eagles e Braga irão disputar os três pontos no último jogo da fase da Liga da competição, num duelo que se antevê intenso.

Rui Borges confessa: «Estou feliz por ver as duas equipas portuguesas qualificadas e espero que as da Liga Europa também o façam»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

Palmeiras de Abel Ferreira empata e Luís Castro é derrotado na estreia pelo Grémio: Eis os resultados da jornada de abertura do Brasileirão

Na primeira jornada do Brasileirão, o Palmeiras de Abel Ferreira empatou 2-2 no terreno do Atlético Mineiro e o Grémio de Luís Castro foi derrotado por 2-1 pelo Fluminense.

Rui Borges: «Renovação? Não estou preocupado com isso»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges analisa Athletic x Sporting: «Não concordo que tenha sido das piores primeiras partes»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

Entre a obrigação e o respeito competitivo | Rangers x FC Porto

O Estádio do Dragão recebe um jogo de peso europeu, não pelo que o Rangers ainda pode conquistar na competição, mas pelo que o FC Porto tem obrigatoriamente de garantir.

Alex Amorim deixa Alverca e está confirmado como reforço do Genoa

O Genoa anunciou a contratação de Alex Amorim. O médio brasileiro de 20 anos deixou o Alverca a título definitivo.