Olheiro BnR – Lorena Wiebes

- Advertisement -

Uma das sensações da época de clássicas do paralelo de 2019 foi a jovem da Parkhotel Valkenburg, Lorena Wiebes, que, com apenas 20 anos, conseguiu estar por mais que uma vez ao nível das melhores do mundo.

Nesta temporada, três resultados destacam-se: a vitória na Nokere Koerse e os segundos lugares na Driedaagse Brugge-De Panne e na Gent-Wevelgem. Estas três provas tiveram duas coisas em comum: passagens por setores de paralelo e uma chegada ao sprint.

Analisemos primeiro a questão das chegadas em pelotão compacto. O seu histórico de resultados em exibições mostra que Lorena Wiebes tem tudo para ser o grande nome do sprint do futuro do ciclismo feminino.

A ponta de velocidade está lá, bem como as capacidades técnicas de colocação, mas, acima de tudo, impressiona a regularidade.

Tem sido hábito ver as sprinter femininas a apresentarem demasiada inconstância, muitas vezes incapazes de construir cadeias de resultados entre as primeiras. No entanto, esse não parece ser o caso de Wiebes, que se apresenta capaz de estar sempre na discussão. Deem-lhe um final em velocidade e ela estará sempre entre as melhores. E esta é uma das principais razões pela qual tanto de bom se augura para o futuro de Wiebes.

Vitória ao sprint no paralelo: Wiebes numa imagem
Fonte: Danilith Nokere Koerse

Por outro lado, há a questão de comprovadamente se dar bem em provas com pavé. Ora, nota-se que ainda lhe falta algo mais para provas com maior dureza, como a Ronde van Vlaanderen, mas há claramente potencial para se afirmar neste terreno.

Olhando para a sua (ainda tão curta) carreira, essa tem sido uma constante e, em provas onde as grandes dominadoras são ciclistas veteranas, tem o tempo do seu lado para se desenvolver nesse lado.

Na perspetiva deste autor, essa é a grande dúvida sobre o quão longe pode Lorena Wiebes subir no mundo do ciclismo. A holandesa tem tudo para ser uma das melhores sprinters – ou mesmo a melhor – da sua geração, mas será a capacidade que demonstrar para evoluir no paralelo e poder disputar outro tipo de provas que decidirá se conseguirá ascender ao patamar de uma das grandes do desporto.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Parkhotel Valkenburg

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

José Pereira da Costa comenta convocatória das Assembleias Gerais do Benfica: «Os sócios que não vierem ao estádio vão poder assistir via streaming e...

José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, apresentou declarações sobre as Assembleias Gerais convocadas.

FC Porto prepara receção ao Santa Clara com dois jovens chamados à equipa principal

Esta quarta-feira, Francesco Farioli voltou a chamar Tiago Silva e Bernardo Lima para o treino do FC Porto no CTFD Jorge Costa.

Fábio Silva pensa em deixar Borussia Dortmund e já tem interessados

Fábio Silva está a ponderar deixar o Borussia Dortmund. Avançado português tem interessados no futebol espanhol.

Nicolás Otamendi ainda pode renovar com o Benfica: eis os novos detalhes

Segundo avança a Rádio TSF, Nicolás Otamendi está disponível para renovar com o Benfica. O defesa também é apontado ao River Plate.

PUB

Mais Artigos Populares

FPF premeia os melhores jogadores da fase regular e aponta ao futuro do futsal em Portugal: «O nosso Plano Estratégico vai fazer com que...

A Federação Portuguesa de Futebol entregou os prémios da fase regular do campeonato nacional de futsal aos melhores jogadores.

António Miguel Cardoso quer realizar mais vendas antes das eleições e há 3 candidatos à saída no Vitória SC

Além de Diogo Sousa, há mais saídas previstas no Vitória SC. Objetivo de António Miguel Cardoso é selar mais transferências antes das eleições.

‘Forever 20’: Liverpool anuncia memorial permanente em Anfield de homenagem a Diogo Jota e André Silva

O Liverpool revelou imagens do memorial que será instalado permanentemente em Anfield, como homenagem a Diogo Jota e André Silva.