Olheiro BnR – Lorena Wiebes

- Advertisement -

Uma das sensações da época de clássicas do paralelo de 2019 foi a jovem da Parkhotel Valkenburg, Lorena Wiebes, que, com apenas 20 anos, conseguiu estar por mais que uma vez ao nível das melhores do mundo.

Nesta temporada, três resultados destacam-se: a vitória na Nokere Koerse e os segundos lugares na Driedaagse Brugge-De Panne e na Gent-Wevelgem. Estas três provas tiveram duas coisas em comum: passagens por setores de paralelo e uma chegada ao sprint.

Analisemos primeiro a questão das chegadas em pelotão compacto. O seu histórico de resultados em exibições mostra que Lorena Wiebes tem tudo para ser o grande nome do sprint do futuro do ciclismo feminino.

A ponta de velocidade está lá, bem como as capacidades técnicas de colocação, mas, acima de tudo, impressiona a regularidade.

Tem sido hábito ver as sprinter femininas a apresentarem demasiada inconstância, muitas vezes incapazes de construir cadeias de resultados entre as primeiras. No entanto, esse não parece ser o caso de Wiebes, que se apresenta capaz de estar sempre na discussão. Deem-lhe um final em velocidade e ela estará sempre entre as melhores. E esta é uma das principais razões pela qual tanto de bom se augura para o futuro de Wiebes.

Vitória ao sprint no paralelo: Wiebes numa imagem
Fonte: Danilith Nokere Koerse

Por outro lado, há a questão de comprovadamente se dar bem em provas com pavé. Ora, nota-se que ainda lhe falta algo mais para provas com maior dureza, como a Ronde van Vlaanderen, mas há claramente potencial para se afirmar neste terreno.

Olhando para a sua (ainda tão curta) carreira, essa tem sido uma constante e, em provas onde as grandes dominadoras são ciclistas veteranas, tem o tempo do seu lado para se desenvolver nesse lado.

Na perspetiva deste autor, essa é a grande dúvida sobre o quão longe pode Lorena Wiebes subir no mundo do ciclismo. A holandesa tem tudo para ser uma das melhores sprinters – ou mesmo a melhor – da sua geração, mas será a capacidade que demonstrar para evoluir no paralelo e poder disputar outro tipo de provas que decidirá se conseguirá ascender ao patamar de uma das grandes do desporto.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Parkhotel Valkenburg

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid: Ibrahima Konaté aponta colega de equipa à conquista da Bola de Ouro

Ibrahima Konaté aponta Kylian Mbappé à conquista da Bola de Ouro 2026. Eis o que disse o defesa-central do Real Madrid.

Enzo Maresca rendido a médio do Manchester City contra o FC Porto: «Performance inacreditável»

Enzo Maresca ficou muito satisfeito com a exibição de Ayyoub Bouaddi no FC Porto x Manchester City, da Champions League.

Kylian Mbappé sobre José Mourinho: «Faz-te sentir vivo, especial»

Kylian Mbappé abordou o desejo de conquistar a Champions League com o Real Madrid e falou ainda sobre José Mourinho.

José Mourinho não vê o AC Milan de Ruben Amorim como candidato à Serie A: «Só vejo a Roma a competir com o Inter»

José Mourinho deixou elogios ao Inter Milão e afirmou que a AS Roma é o único clube capaz de competir pela Serie A, ignorando o AC Milan de Ruben Amorim.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristian Chivu após Real Madrid x Inter Milão: «Estamos a construir algo importante para o futuro e, depois do que vi hoje, saio daqui...

O Inter Milão perdeu na casa do Real Madrid por 2-1 para a primeira jornada da Champions League. Eis a reação de Cristian Chivu.

Eis os onzes prováveis do Moreirense x Benfica que vai acertar o calendário da Primeira Liga

O Moreirense e o Benfica têm duelo marcado para esta noite, num jogo em atraso da 3.ª jornada da Primeira Liga.

Enzo Maresca critica comportamento do banco do FC Porto: «Quantas vezes me viram a mim, ou ao meu banco a levantar-se?»

Enzo Maresca abordou o clima quente do FC Porto x Manchester City, atribuindo a responsabilidade à atitude do banco dos dragões.