Os circuitos e o fim da época ciclística nacional

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesApós a Volta a Portugal, a temporada ciclística nacional praticamente termina. Sem provas de relevo internas e pouca vontade e disponibilidade financeira para correr no estrangeiro, não há segundas hipóteses para os que falharam nem oportunidades para aproveitar a boa forma dos que brilharam na Grandíssima.

Este cenário atesta bem que, apesar das melhorias dos últimos anos, o panorama do ciclismo português continua frágil e a precisar de um maior investimento, já que um calendário anual com competição apenas entre fevereiro e agosto é manifestamente curto para dar ao pelotão os quilómetros necessários para que este consiga evoluir e subir de nível.

Assim, restam os circuitos de final de temporada para admirar os ciclistas e equipas lusas na ressaca da Volta. Tratam-se de provas com parca importância mediática e de curta extensão que assentam, como o nome revela, em circuitos locais, em parte à imagem dos criteriums que se realizam no norte da Europa, mas com maior espírito competitivo.

Ainda durante a Volta, deu-se o Circuito da Curia, apenas para Sub23, em que a Miranda – Mortágua dominou, fazendo a dobradinha com Jorge Magalhães a vencer à frente do campeão nacional Sub23, Francisco Campos.

Já com os Elites em prova, o Circuito do Bombarral viu João Matias aproveitar a boa forma da Volta para vencer. No dia seguinte, foi Domingos Gonçalves a levantar os braços no Circuito de S. Bernardo.

O jovem Ivo Oliveira, da americana Axeon, venceu por duas vezes Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo/João Fonseca
O jovem Ivo Oliveira, da americana Axeon, venceu por duas vezes
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo/João Fonseca

Luís Gomes, que na Volta esteve na discussão da classificação da Juventude, venceu em Navarros num circuito mais acidentado. Na Póvoa da Galega, foi outro jovem que levou a vitória, o prodígio da pista Ivo Oliveira, que representa a equipa americana Axeon.

No fim de semana do término da “Rota dos Circuitos” tivemos dois repetentes, João Matias ganhou na Malveira e Ivo Oliveira na Moita.

Os circuitos propiciam um tipo de ciclismo diferente, mais animado, ofensivo e próximo do público, não há dúvida de que são uma mais valia e uma forma apropriada de encerrar a época em festa, mas deixam a nu o quão curto é o calendário nacional. Talvez seja tempo de se trabalhar no sentido de criar mais competitividade e avançar para a existência de uma ou duas provas marcantes no período pós-Volta.

Foto de Capa: Rádio Popular Boavista

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Jeremiah St. Juste deixa o Sporting e já foi confirmado pelo Feyenoord

Jeremiah St. Juste deixou de ser oficialmente jogador do Sporting, rumando ao Feyenoord a título definitivo.

Andreas Schjelderup já tem acordo verbal com o Club Brugge e só falta o Benfica aceitar

O Club Brugge chegou a um acordo verbal com Andreas Schjelderup, esta quinta-feira. O emblema belga enviou uma proposta de 11 milhões de euros.

Há um clube português interessado na contratação de Jeff Ekhator

Jeff Ekhator está a ser um dos destaques do Genoa esta temporada. O jogador interessa a um emblema da Primeira Liga.

Jovem promessa do Barcelona vai rumar à MLS

Adrian Gill prepara-se para deixar o Barcelona. O jogador vai assinar contrato com o Atlanta United, formação da MLS.

PUB

Mais Artigos Populares

Lorenzo Lucca vai ser reforço do Nottingham Forest: eis os contornos do negócio

Lorenzo Lucca está muito perto de se transformar em reforço do Nottingham Forest. O jogador prepara-se para abandonar o Nápoles.

Thiago Almada mais próximo de sair do Atlético Madrid: eis o destino do antigo alvo do Benfica

Thiago Almada prepara-se para deixar o Atlético Madrid. O internacional argentino está a ser negociado com o Galatasaray.

Estrela da Amadora perto de fechar avançado nigeriano de 21 anos

O Estrela da Amadora está em negociações com o jovem avançado do Ararat, Mathew Gbomadu. O nigeriano está perto de assinar um contrato de dois anos e meio.