Sérgio Paulinho: Assim se escreve a carreira de um campeão

- Advertisement -

O FIEL ESCUDEIRO DE CONTADOR

Após chegar às “nuvens” com a medalha olímpica, conhece o jovem Alberto Contador, na Liberty, equipa espanhola dirigida por Manolo Sainz, com quem já tinha apalavrado a sua ida para o país vizinho, ainda antes da prata olímpica. Desde então, passa a ser “gregário” de Contador na Liberty, depois na Discovery Channel, mais tarde na Astana e, por fim  na Saxo Bank e Saxo-Tinkoff.

Já como “aguadeiro de luxo” das maiores formações mundiais da modalidade, onde ajuda Contador a vencer todo o tipo de provas, com destaque para “as três grandes Voltas”, logra ainda somar triunfos em etapas na “Vuelta” e no “Tour”. Na “Vuelta”, ganha a décima tirada da edição de 2007, atacando quando estava integrado numa fuga, “levantando os braços” no topo do monte Altamira, na província espanhola da Cantábria.

Já em 2010, obtém novo feito digno de condecoração, que chegaria dois anos mais tarde, ao vencer em pleno “Tour” na chegada a Gap, em plenos Alpes Franceses, local onde também Rui Costa ergueria os braços no “Tour”, ao superiorizar-se ao Bielorusso Vasil Kiryienka, fazendo recordar o eterno Joaquim Agostinho.

O ADEUS AO WORLD TOUR

Em 2016, então com 36 anos, compreende que já não tem mais espaço no escalão máximo do pelotão internacional, sentindo que Contador não havia cumprido com o que lhe  prometera: que este seria, até à última pedalada, um dos seus fiéis escudeiros.

Opta por despedir-se onde tudo começou e, a convite de Américo Silva, passa a ser o braço direito de Joni Brandão na estrutura da Efapel, onde compete durante quatro temporadas, até à edição de 2020 da Volta a Portugal em Bicicleta, despedindo-se, assim, da prova rainha do pelotão nacional.

Em 2012, é distinguido e condecorado com a Grande Cruz da Ordem de Mérito do Infante D. Henrique, sendo, a partir de então, Sr. Comendador.

Muito mais haveria a acrescentar num percurso repleto de sucessos ao qual o tempo se encarregará de fazer justiça. Resta-nos agradecer todas as alegrias que nos proporcionou e os momentos com que brindou toda uma nação.

Foto de Capa: Efapel

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Sucessor de Hugo Viana no Sporting na lista da Juventus para diretor desportivo

A Juventus vê em Bernardo Palmeiro, atual diretor geral do Sporting, uma das possibilidades para ser o novo diretor desportivo da vecchia signora.

Joan Laporta e a relação com Lionel Messi: «Quando não renovámos o contrato, deteriorou-se um pouco»

Joan Laporta foi questionado sobre a sua relação atual com Lionel Messi, depois do astro argentino ter saído do Barcelona em 2020.

Eis o quadro das meias-finais do Mundial sub-20

Já são conhecidos os quatro adversários apurados para as meias-finais do Mundial sub-20. Argentina, Colômbia, Marrocos e França lutam agora por um lugar na final da competição.

Nycole Raysla sofreu traumatismo cranioencefálico no Valadares Gaia x Benfica

Nycole Raysla sofreu um traumatismo cranioencefálico no jogo deste domingo entre o Valadares Gaia e o Benfica. A avançada está estável e sob observação.

PUB

Mais Artigos Populares

Vencedor da Bola de Ouro sai em defesa de Ruben Amorim: «Eles poderiam voltar a uma defesa a quatro e jogar tão mal como...

Michael Owen, antigo avançado do Manchester United, saiu em defesa de Rúben Amorim e do sistema tático utilizado pelo técnico português.

Brian Riemer elogia adaptação de Rasmus Hojlund ao Nápoles: «O facto de agora ele estar numa equipa que funciona…»

Brian Riemer falou sobre o bom momento de Rasmus Hojlund na Dinamarca e no Nápoles. O avançado somou seis golos nos últimos quatro jogos.

Jack Wilshere será o próximo treinador do Luton Town

Jack Wilshere, antigo internacional inglês, vai ser o novo treinador do Luton Town. A equipa inglesa ocupa o 11º. lugar da League One.