Tadej Pogacar segura a amarela e vence a Volta ao Algarve

Chegámos ao final da edição número 45 da Volta ao Algarve em bicicleta e o resultado final veio provar que não há impossíveis. Grandes nomes do ciclismo mundial surgiram como possíveis vencedores desde o início da prova. No entanto, foi Tadej Pogacar, de apenas 20 anos, que levou a melhor perante os seus adversários. O seu caminho para a vitória começou depois de ter batido Wout Poels (Team SKY) na subida à Fóia. O esloveno vestiu a camisola para nunca mais a despir até ao final da prova.

Contra todas as dúvidas, o jovem ciclista manteve uma vantagem relativamente confortável que lhe permitiu continuar na frente. Na primeira etapa conseguiu escapar à queda coletiva e não perder tempo para, o então líder, Fabio Jakobsen (Deceuninck Quick-Step). Depois de conseguir a camisola na segunda etapa, surpreendeu também no contrarrelógio individual, terminando com o 5º melhor tempo, a 17 segundos do vencedor, Stefan Küng (Groupama-FDJ). Na quarta etapa, perdeu sete segundos, depois de um “corte” no pelotão nos metros finais. Porém, manteve ainda 29 de vantagem para o segundo classificado, Soren Kragh Andersen (Team Sunweb). No último dia de prova, com uma subida ao Alto do Malhão, Pogacar tinha pela frente um traçado que lhe era, à partida, favorável.

Esta quinta e última etapa teve, desde cedo, uma fuga com 13 ciclistas, apenas um de uma equipa portuguesa. Foram eles Andreas Schillinger (Bora-hansgrohe), Jonas Koch (CCC Team), Tim Declercq (Deceuninck-Quick Step), Stefan Küng (Groupama-FDJ), Jasper de Buyst, Frederkik Frison e Nikolas Maes (Lotto Soudal), Maarten Wynants (Jumbo-Visma), Nils Politt e Mads Wurtz Schimdt (Katusha-Alpecin), Mads Pedersen (Trek-Segafredo), Kenneth van Blissen (Cofidis) e Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano).

Os fugitivos à primeira passagem pelo Malhão
Fonte: Ana Rita Nunes/Bola na Rede

No entanto, e como se poderia prever, assim que se iniciou a primeira subida ao Malhão, a fuga foi-se diluindo. A 16km para a meta, a camisola amarela de Tadej Pogacar chegou a estar em perigo. Soren Kragh Andersen (Team Sunweb), Zdenek Stybar (Deceuninck-Quick Step), David de la Cruz (Team Sky) e Stephen Cummings (Team Dimension Data) estavam ao ataque. A diferença do dinamarquês para Pogacar rondava os 30 segundos.

O português, Amaro Antunes (CCC Team), era um dos ciclistas portugueses candidatos à vitória no Malhão. Na subida à Fóia já tinha estado perto da vitória. No Malhão já tinha vencido em 2017 e queria repetir a vitória. Nos quilómetros finais não se conseguiu impor e ficou-se pela 10ª posição. Na geral, foi o melhor português, terminando a Volta ao Algarve na oitava posição.

Amaro Antunes com a camisola azul em perseguição aos fugitivos
Fonte: Ana Rita Nunes/Bola na Rede

A dois quilómetros da meta, os cortes surgiram em força e foram-se formando vários grupos. Nesta subida final estavam Kragh Andersen e Stybar. Um pouco mais atrás, já completamente descolado, Cummings.

Soren Kragh Andersen e Zdenk Stybar nos metros finais da subida ao Malhão
Fonte: Ana Rita Nunes/Bola na Rede

Nos metros finais e com a amarela de Pogacar em risco, Stybar foi mais forte e cortou a meta com alguma vantagem.

Com a desistência de Arnaud Dèmare (Groupama-FDJ), o campeão alemão Pascal Ackerman (Bora-Hansgrohe) venceu a classificação por pontos. A camisola azul (líder da montanha) não escapou a Tim Declercq (Deceuninck Quick-Step).

Quanto à classificação geral, Soren Kragh Andersen (Team Sunweb) foi segundo e Wout Poels (Team SKY) foi terceiro. O espanhol Enric Mas (Deceuninck Quick-Step) ficou fora do pódio, em quarto lugar.

A Volta ao Algarve de 2019 fica na história do ciclismo e marca uma nova era de jovens talentosos à procura de bons resultados. Tadej Pogacar junta-se à lista dos grandes nomes que já venceram a Volta ao Algarve, tais como o vencedor do ano passado do Tour de France, Geraint Thomas, o seu conterrâneo Primoz Roglic, Tony Martin e Alberto Contador.

Foto de Capa: Ana Rita Nunes/Bola na Rede

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Ana Rita Nunes
Ana Rita Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Acompanhante assídua de MotoGP e fã incondicional do piloto Miguel Oliveira. A paixão pelo desporto motorizado começou aos 16 anos no meu primeiro trabalho, no mundial de Superbikes, no Autódromo Internacional do Algarve. Foram apenas 3 dias mas foi o suficiente para deixar o fascínio pelo mundo das duas rodas.                                                                                                                                                 A Ana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o novo horário do Sporting x AS Roma decisivo para o futuro das leoas na Champions League Feminina

Houve uma alteração do horário do Sporting x AS Roma. Duelo da Champions League Feminina joga-se esta quinta-feira, dia 18 de setembro.

Chegou ao Manchester City no mercado de verão mas já quer ser emprestado

James Trafford pode sair do Manchester City em janeiro. Com a chegada de Gianluigi Donnarumma, o guarda-redes inglês procura mais minutos de jogo.

Bruno Fernandes descontente com decisão de Ruben Amorim para a nova temporada no Manchester United

Bruno Fernandes não gostou de ter sido recuado no terreno. Médio viu posicionamento alterado por decisão de Ruben Amorim, treinador do Manchester United.

Manchester United de Ruben Amorim recusou saída de ex-Sporting no verão… mas em 2026 pode acontecer

O Manchester United recusou uma saída de Manuel Ugarte por empréstimo no verão de 2025. Conjunto de Ruben Amorim reabre a porta a uma saída em 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes prováveis da estreia do Benfica na fase de liga da Champions League diante do Qarabag

O Benfica recebe o Qarabag esta noite, na estreia na fase de liga da Champions Leaue. Fica com os onzes prováveis do duelo no Estádio da Luz.

Quem são os “portugueses” do Qarabag

É difícil acreditar que o projecto do Qarabag tenha subsistência competitiva muito graças ao talento pescado em terras portuguesas

Real Madrid tenta garantir a contratação do ‘Jude Bellingham dos defesas’

O Real Madrid quer fechar a contratação de reforços para a defesa. William Saliba, central do Arsenal, é alvo dos merengues para o próximo verão.