Top 5: Os meus ciclistas favoritos

- Advertisement -

4. Alejandro Valverde

Fonte: Marca
Fonte: Marca

De uma jovem promessa para um veterano e dos melhores ciclistas deste século. Talvez o ciclista mais completo da atualidade e, sem dúvida, o mais regular de todos, conseguindo estar presente nas 3 Grandes Voltas deste ano e, em todas, com resultados excelentes, quer na classificação geral, quer ao longo das mais variadas etapas. Além disso, esteve categórico na maioria das corridas no seu próprio país e até nas clássicas de Primavera se destacou (foi 1.º na La Flèche Wallonne, por exemplo).

Perto da centena de vitórias em toda a carreira, o murciano, aos 36 anos, continua a parecer ter 26 de idade. São raros os ciclistas, em toda a história, que, numa só época, tenham conseguido fazer pódio no Giro, 6.º no Tour e 12.º na Vuelta. Quanto mais um ciclista de 36 anos… é, de facto, incrível o que o espanhol conseguiu fazer durante toda a temporada, tendo ainda possibilidade de discutir o título de campeão do mundo já daqui a 2 semanas, no Qatar.

Já com 9 anos, “O Bala” conseguia a sua primeira vitória numa competição. A partir daí, foi puro crescimento de um dos melhores ciclistas que este desporto tem, atualmente. Diz-se que os próprios pais das outras crianças, aquando do início da carreira do espanhol, pediam para ele não comparecer em algumas provas para os seus filhos terem possibilidade de ganhar. Acho que isto diz bastante já da qualidade que ele tinha nos seus tempos de miúdo.

Estar aqui a referir todo o palmarés seria exaustivo quer para mim quer para todos os leitores, mas a verdade é que poucos ciclistas ganharam tanto como Valverde, até hoje. Ainda assim, em 2015, o homem da Movistar não era um ciclista que se sentisse verdadeiramente “completo”. Faltava-lhe algo… que era um pódio no Tour de France.

Num ano atípico para conseguir tal feito, tendo em conta a concorrência e a sua idade, o espanhol voltou a surpreender e a mostrar que um número não pode definir a quantidade de sonhos que podes alcançar. Conseguiu o tal pódio, continuou a vencer mais provas e será realmente uma pena quando este ciclista se retirar.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rangers adianta-se no marcador diante do FC Porto com golo de Djeidi Gassama

Djeidi Gassama abriu o ativo no Estádio do Dragão. O FC Porto defronta o Rangers na 8.ª jornada da fase regular da Europa League.

Deco desagradado com a saída de Dro Fernández para o PSG: «Se eu fosse jovem e estivesse no Barcelona, não mudaria, mas cada um...

Deco, diretor desportivo do Barcelona, abordou a venda de Dro Fernández para o PSG, manifestando a sua desilusão com a 'pressa' do jogador.

Segunda Liga: Benfica B derrotado pelo Lusitânia Lourosa

O Lusitânia Lourosa foi ao Seixal vencer o Benfica B por duas bolas a uma, em jogo da 20.ª jornada da Segunda Liga.

Benfica com quinta-feira ‘para esquecer’: águias perderam 2 alvos para a posição de extremo esquerdo

O Benfica viu André Luiz ser confirmado como reforço do Olympiacos. Wesley também está muito perto de assinar com a Real Sociedad.

PUB

Mais Artigos Populares

Duelo insular: Nacional da Madeira e Santa Clara disputam jogador do Cruzeiro

O Nacional da Madeira e o Santa Clara estão interessados em contratar Fernando, jogador que pertence aos quadros do Cruzeiro.

Pedro Gonçalves fala das lesões e admite querer renovação de Rui Borges: «Adoramos o mister»

Pedro Gonçalves analisou a chegada do Sporting ao top-8 da Champions League. Leões já regressaram a Lisboa depois do triunfo em Bilbau.

Bernardo Silva e o golo de Anatoliy Trubin: «Quando vemos o guarda-redes a subir, o balneário todo a dizer: ‘não, por favor, não’»

Bernardo Silva também esteve atento ao final histórico entre o Benfica e o Real Madrid. O Manchester City precisava de uma derrota dos blancos para manter o top-8.