Top 5: Os meus ciclistas favoritos

- Advertisement -

2. Rui Costa

Fonte: Rui Costa
Fonte: Rui Costa

Tendo em conta a descrição que aparece no Bola na Rede sobre mim, não era difícil perceber os dois nomes que faltavam. Já lá vamos ao número 1, por agora ficamos com o número 1 português da atualidade e um dos dois melhores portugueses de sempre (é complicado para qualquer ciclista português conseguir superar um nome como o de Joaquim Agostinho, ainda assim, o nome de Rui Costa tem de ser o que se aproximará mais de perto desse grande nome).

Já foram muitas as alegrias que o ciclista de 29 anos nos deu. A maior delas (se não for unânime para as pessoas que seguem a sua carreira, anda lá perto): quando se tornou campeão do mundo de ciclismo de estrada! O ano de 2013, poder-se-á dizer, foi o auge, até ao momento, da carreira do ciclista português. Começou muito bem, com excelentes classificações na Volta ao Algarve e no Tour de Romandie, passando pela vitória na geral individual da Volta à Suíça (que depois venceria mais duas vezes seguidas, estando apenas a 1 vitória de igualar o recorde de 4 vitórias na geral da prova) e o primeiro lugar no CR individual dos campeonatos nacionais, chegando às incríveis duas vitórias em etapa na Volta à França e culminando tudo isto com boas prestações no Canadá e a mítica vitória nos campeonatos do mundo.

O futuro do português já é conhecido e passará pela TJ Sports, equipa que adquiriu a licença da Lampre Merida, ex-equipa do Rui, no World Tour. Continuará a ter, em princípio, o mesmo papel que tinha na equipa italiana, mas veremos se alguns objetivos não mudam, principalmente em termos de provas disputadas e o tipo de ambição que terá para certas corridas.

As suas qualidades são bem conhecidas pelos mais variados adeptos do ciclismo, sendo que a sua “visão de jogo” é um dos seus pontos mais fortes e os seus adversários sabem muito bem disso e têm estado mais atentos a esse aspeto. Além disto, apesar de não estar ao nível dos melhores na alta montanha, acredito que seja dos melhores da atualidade em provas de 1 semana e está a melhorar ainda mais, prova a prova, nas clássicas.

A sua situação com corridas de 3 semanas ainda tem de ser estudada da melhor forma. Este ano, para o Tour, o objetivo era claro: vencer etapas (para a prova francesa, acho que é o melhor para ele). Algo que, infelizmente, não foi conseguido, mas esteve lá perto. Sinceramente, gostava de vê-lo a tentar fazer um Giro ou uma Vuelta no seu topo de forma e a lutar pela geral.

O ciclista poveiro, dentro de poucos dias, chegará à marca das 3 décadas de existência. Daqui a 2 semanas, poderemos ter o português novamente na luta pelo campeonato do mundo. Seria incrível repetir as alegrias e a emoção aquando do seu enorme momento de glória após bater ao sprint um desolado Purito Rodriguez, que tudo tinha feito para vencer, mas que não esperava olhar para trás e ver aquele ciclista português a tirar-lhe a hipótese de ficar com um dos maiores títulos da sua carreira.

Foi inglório para o espanhol, é verdade, mas Rui Costa mereceu imenso aquele momento. Acredito que os portugueses que o estavam a acompanhar tenham festejado como se de um Europeu de Futebol se tratasse (algo que, felizmente, mais tarde, também festejámos) e quero acreditar que iremos ter mais alegrias parecidas da parte de Rui Costa!

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rodrigo de Paul com declarações polémicas: «É mais difícil ganhar a MLS do que a Champions»

Rodrigo de Paul, que atua pelo Inter Miami, surpreendeu os adeptos europeus ao referir que a MLS é mais difícil de conquistar que a Champions League.

Felipe Melo revoltado com caso Prestianni-Vinícius Júnior: «Fogo nos racistas»

Felipe Melo falou sobre o caso polémico entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni, avançado do Benfica. Eis o que disse.

Nuno Espírito Santo e o caso Prestianni-Vinícius Júnior: «Nesta situação e em todas as situações que envolvem racismo: condeno sempre»

Nuno Espírito Santo deu a sua opinião sobre a situação a envolver Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior durante o Benfica x Real Madrid.

Manchester United define plano com Bruno Fernandes para a próxima temporada

Bruno Fernandes é uma das peças fundamentais do Manchester United, porém pode estar de saída se os red devils receberem uma proposta aliciante.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora emite comunicado oficial sobre transferência de André Luiz e revela que vai recorrer ao TAD

Esta quinta-feira, o Estrela da Amadora reagiu às declarações de Evangelis Marinakis, descrevendo uma «situação que suscita legítimas preocupações».

Matheus Cunha muito grato a Ruben Amorim: «O sucesso que estamos a ter agora também tem muita parte dele»

Matheus Cunha revela estar muito grato a Ruben Amorim. Avançado brasileiro deixa ainda elogios ao treinador português.

Thibaut Courtois junta-se a Novak Djokovic como dono minoritário do Le Mans

Thibaut Courtois tornou-se investidor do Le Mans, num projeto a longo prazo que envolve figuras como Novak Djokovic, Felipe Massa e Kevin Magnussen.