📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Top 5: Os meus ciclistas favoritos

- Advertisement -

1. Chris Froome

Fonte: VeloNews
Fonte: VeloNews

Digam o que disserem, estamos perante um fenómeno do ciclismo. Daqueles ciclistas em que ficamos a pensar como é que fazem ou conseguem fazer determinadas coisas. Na verdade, no topo da forma, provavelmente não existe nenhum ciclista que consiga fazer frente ao britânico. Posso dar-vos logo o exemplo deste ano, com o seu domínio, mais uma vez, no Tour de France (terceira vitória e acredito que não vai parar por aqui, principalmente com o armada que a Sky costuma levar), sendo que também esteve presente na Vuelta, mas já fora do seu pico de forma e, mesmo assim, deu luta a um incrível Nairo Quintana. O colombiano estava em grande forma, mas ainda teve de lidar com um Froome desejoso de vencer a prova espanhola. O britânico teve de se contentar com o segundo lugar e é verdade que não foi agora, mas um dia será.

Apesar de já ter 31 anos, ainda tem mais alguns anos ao mais alto nível – basta ver o exemplo de Valverde e o que referi acerca dele, neste artigo – e não me parece que o homem da Sky fique satisfeito sem conseguir ter na sua carreira uma vitória na geral individual de um Giro ou de uma Vuelta, para complementar com a história que vai criando todos os anos no Tour. Espero vê-lo a voltar a tentar ganhar uma destas provas.

O melhor ciclista em provas de 3 semanas, o ciclista mais completo dos que lutam pela geral individual, aquele que tem uma equipa dominadora ao seu lado e, mesmo assim, demonstra que a sua qualidade também faz a diferença. É um dos melhores na alta montanha e apresenta aquele estilo peculiar em que parece que está a passar mal, mas, pelo contrário, está a gerir o ritmo para depois “explodir” e passar todos os seus adversários. É, de facto, algo espetacular de se ver.

Consegue juntar a inteligência e a competência necessárias para gerir da melhor forma as etapas de média montanha e sabe estar protegido naquelas etapas mais caóticas ao sprint (não raras vezes, vemos Froome nos 20 primeiros lugares desse tipo de etapas, exatamente por querer e conseguir estar sempre bem colocado).

Além destas caraterísticas, é explosivo e brilhante nos contrarrelógios, dando luta aos mais especialistas dessa vertente. Sendo que, naqueles contrarrelógios mais longos em Grand Tour’s, dificilmente alguém vence o britânico, se ele estiver na melhor forma. E, até mesmo nos Jogos Olímpicos, quando existem ciclistas com melhores caraterísticas para o CR e com mais treino nessa especialidade, Chris Froome consegue intrometer-se entre eles.

Nos JO’s deste ano, o terceiro lugar foi excelente, apenas atrás de, nada mais, nada menos, do que Tom Dumoulin e o medalha de ouro Fabian Cancellara, dois dos 3 maiores especialistas da atualidade no CR (o terceiro é Tony Martin, que não esteve na melhor das formas nestes últimos jogos). O que demonstra a capacidade que o ciclista da Sky tem para fazer este tipo de provas. Tudo isto torna difícil para algum ciclista tentar batê-lo em provas de 3 semanas, principalmente quando o britânico está no topo da forma.

Só espero que Chris Froome continue a conquistar mais Tour’s, que consiga vencer um Giro ou uma Vuelta ainda na sua carreira, que possa continuar a mostrar que uma equipa é extremamente importante, principalmente num desporto como o ciclismo, mas que a qualidade individual continua a fazer a diferença em certas alturas. Que continue a ser um “Vroome Vroome” nos contrarrelógios e que, no futuro, possa prova, a todos aqueles que duvidam, que fez tudo isto sem ajuda de fatores extra, como certos indivíduos pensam. Não consigo acreditar que possa existir um “segundo caso Armstrong”, portanto, tenho confiança que a situação seja a seguinte: Chris Froome é mesmo um fenómeno do ciclismo mundial e será um dos melhores ciclistas de sempre!

Foto de capa: Volta à Catalunha

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto regressa aos treinos com presença de 2 jovens da equipa B

O FC Porto regressou este sábado aos treinos no Olival. Yoan Pereira e João Teixeira, da equipa B, estiveram presentes na sessão.

Eis quando Francesco Farioli fará a antevisão ao Alverca x FC Porto

O FC Porto vai enfrentar fora de casa o Alverca na Primeira Liga. Francesco Farioli fala aos jornalistas este domingo pelas 12h45.

Hansi Flick critica ausência de Raphinha no melhor onze de 2025: «Foi o jogador com mais influência na nossa equipa»

Na antevisão ao Villarreal x Barcelona, Hansi Flick mostrou o seu desagrado com a ausência de Raphinha no melhor onze do ano de 2025.

Thiago Silva pode reforçar o FC Porto: eis os números do seu último ano e meio pelo Fluminense

Thiago Silva já não é jogador do Fluminense e pode reforçar o FC Porto. Defesa-central brasileiro está livre no mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Thiago Silva perto de um regresso a Portugal: como foi a sua passagem pelo FC Porto?

Thiago Silva está cada vez mais perto do FC Porto. Defesa-central brasileiro já vestiu a camisola azul e branca há cerca de 21 anos.

Benfica anuncia nova sessão de esclarecimento relativa ao Benfica District: eis quando

Nova sessão de esclarecimento relativa ao Benfica District vai realizar-se no dia 28 de dezembro, domingo, em Paredes.

Premier League: Pedro Neto marca com o braço e lance é invalidado

O Newcastle está a jogar contra o Chelsea na Premier League. Pedro Neto fez golo com o braço e o lance foi invalidado.