Volta a França #1: As figuras de destaque da primeira semana

modalidades cabeçalho

A Volta a França já começou e a todo o gás. A primeira semana apenas tem uma amostra da dureza das seguintes, apesar de não ter sido nada fácil.

O início inédito em Itália permitiu descobrir percursos diferentes que levaram dificuldades diferentes aos protagonistas.

O que parece certo é que Jonas Vindegaard terá maiores dificuldades este ano para revalidar a camisola amarela final porque o lote de candidatos está mais forte.

O Bola na Rede descreve os cinco maiores destaques dos primeiros dias da prova mais reputada do ciclismo mundial.

Romain Bardet

Na sua derradeira participação, o francês da equipa Team dsm-firmenich PostNL conseguiu o que nunca alcançado nas dez edições anteriores do Tour. Bardet conseguiu na etapa inaugural a vitória na etapa e o feito de vestir, pela primeira vez, a camisola amarela.

O segundo classificado do Tour 2016 contou com a ajuda do colega de equipa, Van der Broeck, para que a fuga ao pelotão tivesse sucesso na chegada a Rimini e Bardet fizesse o que nunca tinha feito. O ciclista da antiga Ag2R conseguiu a quarta vitória em etapas na Volta a França. A última tinha sido já em 2017.

Biniam Girmay

O ciclista da Wanty Intermarché conseguiu-se estrear a vencer no Tour e não contente foi o único a fazer o bis, na primeira semana do Tour.

No ano passado, o sprinter estreou-se na prova e o melhor que conseguiu foi um terceiro lugar na sétima etapa, na chegada a Bordéus. Aos 24 anos, Girmay conseguiu ser o primeiro ciclista do seu país, a Eritreia, e o primeiro africano negro a vencer uma etapa no Tour.

Teremos sprinter para os próximos anos? Parece que sim, mas para este ano, as oportunidades de se destacar irão contar-se pelos dedos porque a montanha irá dominar na maioria das etapas. Contudo, Biniam Girmay tem uma vantagem importante na camisola verde dos pontos, de quase 100 pontos para Philipsen e tem oportunidade de alcançar mais um marco histórico.

Tadej Pogačar

O esloveno parece vir com energias renovadas para alcançar a camisola amarela final que lhe escapa desde 2022 para Jonas Vindegaard.

A UAE Team Emirates parece ter uma estrutura montada mais forte do que nos últimos anos, em que Pogačar não tinha gregários que o protegiam nas grandes montanhas, quando o pelotão ficava reduzido aos principais candidatos.

No Col du Galibrer, o vencedor das edições 2020 e 2021 atacou e ninguém conseguiu parar o ciclista que já venceu este ano o Giro d´Itália.

Nota menos positiva no contrarrelógio da sétima etapa em que Remco Evenepoel ganhou 12 segundos a Pogačar que ficou em segundo no crono. No entanto, o camisola amarela conseguiu juntar mais 25 segundos de vantagem de Vindegaard e 22 de Roglič.

À partida para a segunda semana de competição, o líder da UAE Team Emirates tem 33 segundos de vantagem para o belga da Soudek Quick-Step e mais de um minuto para o vencedor em título da Team Visma e o compatriota da Red Bull – Bora – hansgrohe.

João Almeida

O português está a fazer a sonhar os portugueses no Tour, como já não se via desde as primeiras temporadas de Rui Costa na prova.

O companheiro de Pogačar conseguiu um oitavo lugar na etapa que atirou o líder da UAE Team Emirates para a camisola amarela e desde aí se fixou no top 10 geral.

João Almeida ainda alcançou mais um oitavo lugar no crono e parte para a segunda semana na sexta posição. O ciclista é uma alternativa na equipa, caso haja algum percalço a Pogačar e Ayuso, mas é um sério candidato a alcançar o top 10 final da geral. A rivalidade com o espanhol é bem visível e é algo que não o deve desconcentrar da corrida propriamente dita.

Só Alves Barbosa, Joaquim Agostinho e José Azevedo conseguiram esse feito.

Caso consiga acabar nos dez primeiros da geral, João Almeida será também o primeiro português a fazer top10 na geral das três principais grandes voltas, Tour, Giro e Vuelta.

Remco Evenepoel

Na sua estreia no Tour, o belga da Soudek Quick-Step tem demonstrado as qualidades que já tinha revelado noutras grandes provas.

O ciclista de 24 anos lidera a camisola da juventude e é o segundo da geral a quase meio minuto de distância do líder da geral. Apesar de ter boa qualidade enquanto trepador, é no contrarrelógio que se destacou.

Não deixando o crédito em mãos alheiros, o vencedor de três Voltas ao Algarve, 2020, 2022 e 2024, ganhou a sétima etapa no crono individual que ligou Nuits-Saint-Georges a Gevrey-Chambertin.

Vindegaard não tem, por isso, “só” Pogačar pela frente, na luta pela camisola amarela final.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Simão Coutinho é o novo diretor-desportivo do Al Nassr

O Al Nassr oficializou a promoção de Simão Coutinho. O dirigente português é o novo diretor-desportivo do clube saudita.

Viktor Gyokeres pode ser o novo marcador de penáltis do Arsenal? Mikel Arteta responde

Mikel Arteta foi confrontado com a possibilidade de Viktor Gyokeres bater os penáltis do Arsenal. O técnico espanhol desvalorizou o tema.

Tadej Pogacar vence a Volta a França 2025 e Wout van Art conquista a última etapa

A Volta a França 2025 foi ganha por Tadej Pogacar pela quarta vez na carreira. Já Wout van Art conquistou a derradeira etapa.

Chegada de Viktor Gyokeres já traz consequências: avançado está de saída do Arsenal

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal e pode haver um avançado de saída do conjunto londrino. Gabriel Jesus interessa ao Flamengo.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto derrota Benfica e conquista Liga Portugal Legends

O FC Porto conquistou a terceira edição da Liga Portugal Legends, depois de vencer o Benfica por duas bolas a uma.

Juventus mantém a esperança de que pode garantir Morten Hjulmand por 40 milhões de euros

A Juventus está muito interessada em garantir a contratação de Morten Hjulmand, médio que pertence aos quadros do Sporting.

Cruzeiro de Leonardo Jardim derrotado no Brasileirão

O Cruzeiro perdeu frente ao Ceará por duas bolas a uma durante a noite deste domingo, num encontro da 17.ª jornada do Brasileirão.