Volta a França pode avançar à “porta fechada”

- Advertisement -

Devido ao estado pandémico que o Mundo vive na atualidade, a Ministra dos Desportos de França, Roxana Maracineanu, afirmou que se encontra em contacto com a Amaury Sport Organization (ASO), entidade organizadora da Volta a França, com o intuito de discutirem a melhor solução para a realização do Tour de France. Uma das possibilidades é a realização da prova sem público nas estradas.

Roxana Maracineanu considera ser de extrema importância que a prova possa ir para a estrada, salientando ainda que, nesta fase, as pessoas podem assistir à competição a partir de casa, nas suas televisões, sem precisarem de ir para a rua. Não havendo receitas de bilheteira como nos outros desportos, o Tour “gira” à volta dos direitos televisivos. A ministra do desporto referiu: “Durante este período de confinamento, todas as pessoas estão a ser cuidadosas e atentas ao que se passa. Todos entendem que têm de ficar em casa, portanto, ver na televisão é preferível a assistir a qualquer evento ao vivo”.

A Volta a França mantém-se calendarizada para a data prevista, com início a 27 de junho e término a 19 de julho. A possibilidade de serem aplicadas normas iguais às do Paris-Nice estará, certamente, em equação, onde foram criadas medidas de segurança mais restritas, como o distanciamento do público no início e fim das etapas, assinaturas no livro do ponto com uma caneta individual, e ainda mudanças nas cerimónias protocolares, sem acompanhantes ou ramos de flores. A caravana publicitária e as fan zones também serão “riscadas” para a próxima edição, caso a prova seja realizada. No entanto, o Paris-Nice acabou por não ser realizado na totalidade, visto que a última etapa foi cancelada.

O raio de distância de segurança imposto nos finais de etapa para uma melhor proteção dos atletas e equipas, acaba por ser uma medida que exige controlo e recursos humanos, mas que até pode ser exequível. O mais difícil será assegurar a segurança dos intervenientes da corrida nas subidas, onde geralmente estão aglomeradas centenas de pessoas próximas aos seus ciclistas favoritos.

Situações com estas podem ser impossíveis de serem controladas por parte da organização (Fonte: Tour de France)

A ministra francesa referiu que “ainda é demasiado cedo para ser tomada uma decisão” sobre a realização da prova, mesmo depois do anúncio do adiamento dos Jogos Olímpicos e do Campeonato da Europa de Futebol para 2021: “Neste momento, temos uma luta mais urgente (Coronavírus). Vamos colocar o nosso esforço para subirmos esta montanha, antes de enfrentarmos a próxima”.

Existem várias sugestões em cima da mesa, de várias personalidades do ciclismo, uma das quais passa pela redução de tempo das Grandes Voltas para apenas duas semanas, sugerida pelo antigo presidente da UCI, Brian Cookson, propondo também que o encurtado Tour de France seja adiado para finais de julho ou agosto.

Foto de Capa: Tour de France

 

Artigo revisto por Joana Mendes

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

As novas pinturas para a nova temporada de 2026 | Fórmula 1

Desde meados de janeiro até agora, as 11 equipas de Fórmula 1 foram mostrando os seus novos carros, com as novas pinturas oficiais. Em época de pré-temporada

Juan Bernat tem um novo desafio na carreira e ruma a equipa da La Liga 2

O SD Eibar chegou a acordo com Juan Bernat para a contratação do lateral esquerdo até ao final da presente temporada, com opção de prolongar o vínculo por mais uma época.

Kalidou Koulibaly renova com o Al Hilal

Kalidou Koulibaly renovou o seu contrato com o Al Hilal até 2027, prolongando a ligação ao clube saudita onde tem sido figura de destaque.

Alisson Santos sobre a chegada ao Nápoles: «Estou muito contente por estar aqui, para mim é um sonho»

Alisson Santos analisou a sua adaptação a Itália e destacou as semelhanças táticas entre o Sporting e o Nápoles, facilitando, assim, a sua integração na nova realidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Fim de linha em Roterdão: Francisco Cabral cai nos quartos de final de pares

A dupla Francisco Cabral e Lucas Miedler perdem frente aos germânicos Jakob Schnaitter e Mark Wallner em dois sets e encerra, a participação no ATP 500 neerlandês.

Al Ittihad de Sergio Conceição identifica sucessor de N’Golo Kanté no plantel do Real Madrid

Sérgio Conceição identifica em Eduardo Eduardo Camavinga é alvo prioritário do Al Ittihad no próximo mercado. O médio do Real Madrid tem o perfil ideal para ocupar a vaga deixada por Kanté.

Liverpool prepara 80 milhões por defesa da La Liga

Segundo a imprensa espanhola, Jules Koundé é alvo prioritário do Liverpool para a próxima época. Os Reds têm 80 milhões em cima da mesa para investir no defesa do Barcelona.