Volta a Portugal #2: Mais internacional era difícil

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A 85ª edição da Volta a Portugal terminou e há algo que salta à vista. As lideranças nas categorias individuais foram todas para as ciclistas estrangeiros e só o prólogo foi ganho por um português, Rafael Reis, algo que faz pensar sobre a qualidade de ciclismo nacional e a capacidade de retenção do talento português no país.

No entanto, é preciso destacar que Afonso Eulálio, da ABTF Betão-Feirense, foi durante a maior parte da prova o camisola amarela, de forma algo inesperada, mas merecida depois do segundo lugar na chegada à Torre, na terceira etapa. De certa forma, por alguma inercia de alguns candidatos, como o anterior vencedor Colin Stussi, a camisola amarela manteve-se do lado do português até à penúltima tirada, na Senhora da Graça.

A maior desilusão foi mesmo Maurício Moreira. O uruguaio da Sabgal/Anicolor ainda fez o sexto lugar no prologo, mas acabou por desistir na quarta etapa, na sequência de problemas físicos.

O diretor da formação sediada em Águeda, Ruben Pereira, tinha a esquadra melhor apetrechada, tanto para a geral individual, como as jornadas de contrarrelógio. A partir da desistência do vencedor da Volta em 2022, o russo Artem Nych avançou como aposta principal.

As decisivas duas últimas tiradas mostraram que o ciclista era mesmo a aposta certa para vencer a Grandíssima, já depois de ter ganho de forma isolada na sexta etapa. No alto do Monte Farinha, só Abner Gonzalez foi mais forte, mas Nych tinha melhor tempo na geral e saltou para a liderança da geral individual. No contrarrelógio, nem Rafael Reis conseguiu bater o companheiro e o russo assegurou a segunda vitória na etapa e a camisola amarela final.

O vencedor em 2023, Colin Stussi ainda se mostrou na primeira etapa na chegada ao Observatório, em Miranda do Corvo. O suíço ainda vestiu a amarela até à terceira etapa, mas aí a Torre fez estragos e o melhor que conseguiu foi ficar pelo pódio e assegurar posteriormente o segundo lugar final.

Na montanha, o veterano Luís Angel Maté, da Euskatel-Euskadi, que já esteve em várias edições da Volta a França deu um sinal aos mais novos e conquistou a montanha. Já Tivani deu à Aviludo-Louletano-Concelho Loulé, algo para celebrar na Volta, além da vitória do corredor argentino, na segunda etapa, na chegada a Marvila. Já os bascos da Euskatel-Euskadi celebraram também a liderança final na geral por equipas.

Em 2025, há mais Volta e o diretor da prova, Joaquim Gomes, já anunciou alguns pormenores sobre a mesma, já depois do final da cerimónia de entregas de prémios finais da Volta:

Viseu é talvez uma das mais representativas câmaras municipais do município na volta a Portugal desde 2013. A octogésima sexta edição da volta a Portugal vai ter início na cidade da Maia, o final em Lisboa e o dia de descanso com o final da etapa na cidade onde estamos hoje em Viseu.”

BnR na Conferência de Imprensa – 10ª Etapa – Contrarrelógio Viseu-Viseu

Bola na Rede (BnR): Há um novo dinamismo até para equipas estrangeiras para participarem na Volta?

Joaquim Gomes (Diretor da Volta): Não posso afirmar isso com uma certeza absoluta, porque o dinamismo que envolve a Volta e as suas diversas vertentes muitas vezes não contribuem para um final tão feliz como aquele que tivemos. 

Felizmente que o percurso da volta deste ano, a entrega dos corredores, as opções táticas dos seus diretores produtivos tiveram contribuíram com um fantástico final de volta em Viseu em que até tínhamos 23 corredores com possibilidade de voltar a fazer uma troca de camisola amarela.

BnR: Que Balanço é que faz esta edição da volta a Portugal? Rúben Pereira(Diretor da equipa Sabgal/Anicolol): Foi a minha melhor dos últimos 15 anos.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.