Nuno Delgado, um herói dentro e fora do «Tatame» | Judo

O FRACASSO E A RETIRADA

Corria o ano de 2004, ano de certame olímpico, desta feita em Atenas, e Nuno foi designado como o porta-estandarte da bandeira lusa na cerimónia de abertura da “festa do desporto”. No entanto, a sua estadia apenas durou enquanto não se iniciaram as provas de Judo, sendo logo afastado no combate de estreia, sem mácula e por Ippon. Viria a saber-se mais tarde que competiu por “amor à pátria”, visto encontrar-se lesionado.

O AFASTAMENTO E A PREOCUPAÇÃO COM OS MAIS DESFAVORECIDOS

As malditas lesões continuaram a atormentar o genial competidor português, levando-o a findar a carreira enquanto desportista de alta competição em 2005. Mas parar não fazia parte do seu vocabulário, o que o levou a criar uma escola, à qual deu o seu nome. Com o objetivo principal de inserir no desporto, mas, acima de tudo, na sociedade, jovens de contextos sociais problemáticos ou com algumas deficiências associadas.

Este serviço à comunidade fez com que, em 2010, aquando da “maior aula de Judo do Mundo”, em que conseguiu reunir mais de quatro mil e quinhentas crianças e jovens no Terreiro do Paço, em Lisboa, recebesse uma distinção da Organização Europeia de Judo, como prémio da sua entrega aos outros.

A 27 de maio de 2015, chega a mais que justa homenagem: a condecoração com a Ordem de Mérito do Infante D. Henrique.

Herói no «Tatame» e um exemplo fora dele, é um dos maiores símbolos do desporto português, a quem se deve o grande crescimento e afirmação do Judo no panorama desportivo nacional.

Foto de Capa: Escola de Judo – Nuno Delgado

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Nuno Delgado

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal está seguro sobre a situação de Viktor Gyokeres

O Arsenal está satisfeito com o começo de Viktor Gyokeres no clube, já que o jogador se encontra numa fase de integração.

Podcast À Prova de Bola #13 –  Análise ao Clássico entre o FC Porto e o Benfica

O À Prova de Bola analisa o Clássico entre o FC Porto e o Benfica deste domingo e as implicações para as formações de Francesco Farioli e de José Mourinho.

Manchester United entra na corrida por jovem prodígio mexicano

O Manchester United está atento à nova sensação do futebol mexicano, Gilberto Mora, avançado de apenas 16 anos que atua no Club Tijuana.

Luis Enrique explica rotação após empate com o Lille: «Focámo-nos na saúde dos jogadores»

O PSG empatou diante do Lille, num jogo marcado pelas várias novidades no onze titular. Luís Enrique justificou as mudanças com a necessidade de preservar a condição física dos jogadores após o duelo com o Barcelona.

PUB

Mais Artigos Populares

Martin Odegaard afastado da seleção norueguesa devido a lesão no joelho

Martin Odegaard, foi dispensado da seleção da Noruega após sofrer uma lesão no joelho esquerdo, no jogo contra o West Ham. O médio vai permanecer em Londres.

Barcelona de olho em central do Benfica: eis o percurso e os dados da jovem promessa

O Barcelona está de olho em Gonçalo Oliveira. O jogador é considerado uma pérola da formação do emblema da Luz.

Ex-Benfica está em grande destaque no Sevilha e é alvo de elogios

Odysseas Vlachodimos reforçou o Sevilha no último mercado de transferência e tem sido elogiado por parte dos adeptos.