Esqui Cross-Country 15Km: Kequyen Lam 113º na coroação de ‘Super Dario’

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

A primeira participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de inverno PyeongChang2018 estava a cargo do luso-macaense Kequyen Lam nos 15 quilómetros Livres do Esqui Cross-Country, prova onde Portugal já por duas vezes participou, em Turim2006 e Vancouver2010 por intermédio de Danny Silva. Nesta prova, este ano com 118 participantes, os esquiadores competem em estilo contrarrelógio, saindo para a neve com 30 segundos de intervalo entre cada um.

Se para o representante nacional só a participação já é uma vitória, especialmente por vir depois de uma lesão no ombro que o obrigou a terminar carreira no Snowboard e mudar de disciplina, na luta pelas medalhas os grandes favoritos Dario Cologna e Martin Sundby beneficiavam da ausência de Sergey Ustiugov, um dos russos a que Comité Olímpico Internacional não permitiu competir na Coreia do Sul.

Com os principais nomes a partirem todos a meio da prova, os tempos foram chegando em sucessão. No primeiro intermédio, ao quilómetro e meio, o francês Maurice Magnificat seria o mais rápido, mas seria ‘sol de pouca dura’ e o suíço Dario Cologna tomaria de assalto a liderança nos pontos intermédios seguintes.

Kequyen Lam equipado com as cores nacionais Fonte: Comité Olímpico de Portugal
Kequyen Lam equipado com as cores nacionais
Fonte: Comité Olímpico de Portugal

E essa seria mesmo a história da corrida, com o ‘Super Dario’ a ir incrementando a sua vantagem com o decorrer dos quilómetros para alcançar o seu terceiro ouro olímpico consecutivo na prova dos 15 Km, pela primeira vez na história do Cross-Country. E, se de Cologna para o segundo a diferença se cifrou nos 18,3 segundos, o resto do pódio foi decidido por muito menos. Simen Krueger fez uma corrida em crescendo para ser segundo, com 4,7 segundos menos que Denis Spitsov, o russo que foi subindo do 23º lugar no primeiro intermédio até à medalha de bronze. Já Martin Sundby teve se contentar com o quarto posto, a menos de dois segundos dos lugares medalhados, enquanto Magnificat seria quinto a meros quatro segundos de Spitsov.

Quanto à representação lusitana, Kequyen Lam fez uma prova constante, começando no primeiro parcial em 115º e melhorando dois lugares até ao final com as desistências de Dietmar Noeckler e Marti Vigo del Arco, terminando a 20 minutos e 52 segundos de Cologna. Tornou-se, assim, o 13º e mais velho atleta olímpico de Inverno português. E, no fim, ele e os companheiros do fim da tabela, fizeram a festa de quem acabou de cumprir um sonho e passou o teste da resistência, conseguindo chegar ao fim.

Foto de Capa: FIS

Artigo revisto por: Jorge Neves

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica não perdoa e quer castigo exemplar para Samu Aghehowa

O Benfica pretende que Samu Aghehowa seja castigado, depois de ter alegadamente ter agredido Alexander Bah.

GP Azerbaijão: Vitória suada de George Russell em Baku

George Russell venceu este domingo o Grande Prémio do Azerbaijão, reduzindo ligeiramente a diferença na liderança do campeonato de pilotos.

Colômbia bate Itália e conquista o terceiro lugar no Mundial Feminino Sub-20

A Colômbia derrotou a Itália no jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares do Mundial Feminino Sub-20. A partida resolveu-se nos penáltis.

Liverpool anuncia regresso de diretor-desportivo: Julian Ward está novamente ao serviço dos reds

Liverpool anunciou o regresso de Julian Ward para o cargo de diretor-desportivo. O inglês esteve no cargo durante a temporada 2022/23.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Costa pode bater recorde de Vitor Baía

Diogo Costa está prestes a atingir as 50 internacionalizações pela Seleção. O guarda-redes pode bater o recorde no jogo frente à Noruega.

Charles De Ketelaere revela contactos com o PSG: «No final, eles optaram pelo Ferran Torres»

Charles De Ketelaere revelou que esteve em negociações com o PSG durante o último mercado de transferências. No entanto, o clube francês acabou por optar por Ferran Torres.

Arranque em falso: Portugal Sub-20 derrotado pela Polónia

Portugal Sub-20 foi derrotado pelo congénere da Polónia por três bolas a uma, em jogo da primeira jornada da Liga de Elite.