Os noruegueses não deixam margem para dúvidas | Biatlo

OS DESTAQUES

O REGRESSO ÀS VITÓRIAS DE ELVIRA OEBERG

A mais nova das irmãs suecas Oeberg, a muito promissora Elvira, regressou este fim de semana às vitórias com um triunfo na prova de perseguição. Este ano, para surpresa de muitos, a única vitória de Elvira havia sido conquistada numa estafeta, com a Suécia. Eis que calibrou a pontaria para a terceira etapa e nas posições de disparo da prova de sprint mostrou-se imaculada. A pontaria perfeita, aliada à sua rapidez sobre os esquis, constituiu a receita perfeita para acabar a prova no lugar mais alto do pódio. Ao erguer os braços na perseguição, Elvira deu sequência ao 1-2 conquistado pelas suas compatriotas suecas, Anna Magnusson e Linn Persson, no sprint. A equipa feminina sueca e a sua chefe de fila, Elvira Oeberg, vão, aos poucos, afinando a pontaria e ainda estão muito longe de atirar a toalha ao chão. Veremos se esta vitória vai ser suficiente para Elvira ganhar confiança e se mostrar menos inconsistente daqui para a frente…

O DOMÍNIO DOS HOMENS NORUEGUESES

Quando não é Johannes Thingnes Boe, é Sturla Laegreid… Quando não é Sturla Laegreid, é um norueguês. Os noruegueses estão imparáveis e isto não é um ponto de vista, é um facto. 3 provas em Annecy-Le Grand Bornand, três vitórias para os noruegueses: na prova de sprint, foi Johannes Thiongnes Boe, na perseguição foi Sturla Laegreid e na partida em massa foi Johannes Dale. Em duas das três provas disputadas, preencheram todos os lugares do pódio, na outra “só” conseguiram um 1-2… De todas as classificações da Taça do Mundo, só a da prova individual é que não é liderada por um norueguês… O anúncio que se faz à terceira etapa da Taça do Mundo é “Procura-se uma nação capaz de beliscar o domínio norueguês”.

JULIA SIMON MOSTRA-SE FELIZ COM O RUMO DOS ACONTECIMENTOS

A francesa Julia Simon, natural de Albertville, estava a competir em casa e este fim de semana tinha, indubitavelmente, a ambição de ganhar uma das três provas nas quais iria competir e, ainda que não tenha conseguido concretizar essa sua ambição, teve razões para celebrar. Julia Simon iniciou a sua passagem por Annecy de uma forma bastante atípica, com um 15.º lugar, devido à sua dupla má pontaria no disparo em pé. Para a perseguição e para a partida em massa, recompôs-se e conseguiu um terceiro e um segundo lugar, terminando a prova da partida em massa de braços no ar, a celebrar a manutenção do colete amarelo com os seus compatriotas que se encontravam a apoiá-la na bancada. A francesa cimentou a sua liderança na classificação geral da Taça do Mundo com estes dois pódios e promete continuar a lutar pela classificação…

A FIGURA

Sturla Laegreid (Noruega) – O norueguês de 25 anos não está para brincadeiras e acumulou mais três pódios, sendo um deles uma vitória. O seu chefe de fila, Johannes Thingnes Boe, tem ganho mais provas, mas dentro do domínio norueguês, Sturla Laegreid tem sido o mais regular e promete dar luta a Johannes Thingnes Boe. Um dos melhores atiradores no circuito e um atleta consistente sobre os esquis, Sturla Laegreid vai procurar nas próximas etapas da Taça do Mundo fazer da sua regularidade a sua principal arma para reduzir a diferença pontual de menos de 40 pontos que existe entre ele e o mais novo dos irmãos Boe, Johannes. Que duelo temos em perspetiva…

A DESILUSÃO

Émilien Jacquelin (França) – O francês Émilien Jacquelin encontrava-se a competir “quase à porta de casa” e esse fator, que poderia eventualmente motivá-lo para a obtenção de resultados notáveis, tornou-se num irremediável causador de pressão extra e isso tornou-se fatal para as aspirações pré-Natalícias do francês. Errou muito nas três provas em que competiu e conseguiu acumular 15 tiros errados no agregado das três provas, figurando sempre, por isso, fora do top 10. Jacquelin é um biatleta cuja qualidade é conhecida por todos e o terceiro lugar que ocupa na classificação geral da Taça do Mundo comprova-o; porém, é também capaz de acumular uma série de provas para esquecer, o que aconteceu este fim de semana, em França. Esperemos que o francês se exiba ao nível das duas etapas anteriores no resto da época e consiga dar alegrias aos franceses também no lado masculino…

Miguel Monteiro
Miguel Monteirohttp://www.bolanarede.pt
O Miguel é um estudante universitário natural do Porto, cuja paixão pelo desporto, fomentada na infância pelos cromos de Futebol que recebia e colava nas cadernetas, considera ser algo indescritível. Espetador assíduo de uma multiplicidade de desportos, tentou também a sua sorte em algumas modalidades, sem grande sucesso, tendo encontrado agora na análise desportiva uma oportunidade para cultivar o seu amor pelo desporto e para partilhar com os demais as suas opiniões, nomeadamente de Ciclismo, modalidade pela qual nutre um carinho especial.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.