Vai que é tua, Kubacki!

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesRealiza-se esta terça-feira a última prova do GP de Verão de saltos de esqui, em Klinghental, na Alemanha, e o polaco Dawid Kubacki é o grande favorito à conquista da vitória final da mais importante prova do verão dos desportos de esqui.

A competição começou exatamente com Kubacki a vencer em Wisla e a repetir o feito em Hinterzarten e Courchevel, fazendo assim o pleno das provas iniciais e acumulando 300 pontos para a classificação geral, assumindo-se como o principal favorito.

No entanto, o polaco preferiu abdicar das viagens ao Japão e à Rússia para as jornadas duplas de Hakuba e Chaykovsky, abrindo a porta à aproximação de outros saltadores. Kobayashi venceu as duas provas em terras nipónicas e Lanisek também bisou na Rússia, entrando os dois na discussão pela vitória e conseguindo, mesmo na última destas provas, retirar a liderança ao polaco, que passou a ser de Lanisek.

Em Hinzenbach, Dawid Kubacki regressou à competição e, depois de ser 5º no primeiro salto, saltou para primeiro no segundo, garantindo eficácia total e vencendo a quarta etapa em outras tantas que disputou. A vitória trouxe-lhe também o regresso à liderança do Grande Prémio de Verão.

Anze Lanisek é um de apenas dois saltadores que ainda fazem frente a Kubacki Fonte: FIS Ski Jumping
Anze Lanisek é um de apenas dois saltadores que ainda fazem frente a Kubacki
Fonte: FIS Ski Jumping

À partida, para a última prova em Klingenthal, Kubacki tem 47 pontos de vantagem sobre Lanisek e 68 sobre Kobayashi e todos os outros já estão matematicamente excluídos. Tendo em conta a forma que tem demonstrado e a pouca capacidade dos seus adversários em alcançar com frequência os lugares mais cimeiros, é ele o grande favorito. Assim, mesmo um deslize do polaco não deve ser suficiente para lhe tirar o triunfo final.

A confirmar-se, esta será a maior vitória individual de Kubacki, um saltador com um registo relativamente modesto que parece estar a ter este ano a sua afirmação no circuito mundial, mas que já conheceu a glória por equipas com uma medalha de bronze e outra de ouro em Campeonatos do Mundo por nações. De qualquer forma, as quatro vitórias já conquistadas abrem boas perspectivas para a época de inverno e este será, certamente, um atleta a ter debaixo de olho.

Na prova feminina, mais curta e já terminada, Sara Takanashi venceu pela sexta vez consecutiva, após levar de vencidas três das cinco etapas disputadas. A jovem de apenas 20 anos mantém-se como a única a ter vencido a prova para senhoras desde que esta foi criada, em 2012, e continua a acrescentar ao seu palmarés como melhor de sempre no salto de esqui feminino.

Foto de Capa: Dawid Kubacki

 Artigo revisto por: Ana Rita Cristóvão

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Claudio Echeverri fica com número de Otamendi e já fala como jogador do Benfica com elogios a 2 ídolos: «Oxalá consiga fazer um pouco...

Claudio Echeverri já foi oficializado como reforço do Benfica. O avançado fica com o número 30 e a falou aos meios de comunicação encarnados.

José Mourinho nos nomeados para melhor treinador do mês de agosto na La Liga

José Mourinho está nomeado para melhor treinador de agosto na La Liga. Técnico do Real Madrid disputa galardão com Hansi Flick e Quique Flores.

Champions League Feminina: Tatiana Pinto marca no apuramento da Juventus e Real Madrid de Andreia Jacinto também segue em frente

A portuguesa Tatiana Pinto marcou no apuramento da Juventus, numa ronda da Champions que também sorriu ao Real Madrid de Andreia Jacinto.

Cassiano Klein próximo de ver o futuro resolvido no Benfica

Cassiano Klein vai renovar contrato com o Benfica. Técnico guiou encarnados ao bicampeonato e segue ao leme das águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Taça da Alemanha: Bayern Munique vence Osnabruck com reviravolta e bis de Harry Kane

O Bayern Munique venceu o Osnabruck por 4-1, com bis de Harry Kane, carimbando a passagem na Taça da Alemanha.

Arnel Jakupovic é reforço do Vitória SC

Arnel Jakupovic foi anunciado no Vitória SC. O ponta de lança chega do Osijek e assina um contrato válido durante três temporadas.

‘El Diablito’ na luz: Benfica oficializa mais uma contratação

O Benfica oficializou hoje a contratação de Claudio Echeverri, mais conhecido por 'El Diablito', contratado ao Manchester City.