- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesRealiza-se esta terça-feira a última prova do GP de Verão de saltos de esqui, em Klinghental, na Alemanha, e o polaco Dawid Kubacki é o grande favorito à conquista da vitória final da mais importante prova do verão dos desportos de esqui.

A competição começou exatamente com Kubacki a vencer em Wisla e a repetir o feito em Hinterzarten e Courchevel, fazendo assim o pleno das provas iniciais e acumulando 300 pontos para a classificação geral, assumindo-se como o principal favorito.

No entanto, o polaco preferiu abdicar das viagens ao Japão e à Rússia para as jornadas duplas de Hakuba e Chaykovsky, abrindo a porta à aproximação de outros saltadores. Kobayashi venceu as duas provas em terras nipónicas e Lanisek também bisou na Rússia, entrando os dois na discussão pela vitória e conseguindo, mesmo na última destas provas, retirar a liderança ao polaco, que passou a ser de Lanisek.

Em Hinzenbach, Dawid Kubacki regressou à competição e, depois de ser 5º no primeiro salto, saltou para primeiro no segundo, garantindo eficácia total e vencendo a quarta etapa em outras tantas que disputou. A vitória trouxe-lhe também o regresso à liderança do Grande Prémio de Verão.

Anze Lanisek é um de apenas dois saltadores que ainda fazem frente a Kubacki Fonte: FIS Ski Jumping
Anze Lanisek é um de apenas dois saltadores que ainda fazem frente a Kubacki
Fonte: FIS Ski Jumping

À partida, para a última prova em Klingenthal, Kubacki tem 47 pontos de vantagem sobre Lanisek e 68 sobre Kobayashi e todos os outros já estão matematicamente excluídos. Tendo em conta a forma que tem demonstrado e a pouca capacidade dos seus adversários em alcançar com frequência os lugares mais cimeiros, é ele o grande favorito. Assim, mesmo um deslize do polaco não deve ser suficiente para lhe tirar o triunfo final.

A confirmar-se, esta será a maior vitória individual de Kubacki, um saltador com um registo relativamente modesto que parece estar a ter este ano a sua afirmação no circuito mundial, mas que já conheceu a glória por equipas com uma medalha de bronze e outra de ouro em Campeonatos do Mundo por nações. De qualquer forma, as quatro vitórias já conquistadas abrem boas perspectivas para a época de inverno e este será, certamente, um atleta a ter debaixo de olho.

Na prova feminina, mais curta e já terminada, Sara Takanashi venceu pela sexta vez consecutiva, após levar de vencidas três das cinco etapas disputadas. A jovem de apenas 20 anos mantém-se como a única a ter vencido a prova para senhoras desde que esta foi criada, em 2012, e continua a acrescentar ao seu palmarés como melhor de sempre no salto de esqui feminino.

Foto de Capa: Dawid Kubacki

 Artigo revisto por: Ana Rita Cristóvão

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

EM DIRETO: Acompanha a conferência de imprensa de Jorge Jesus e Rúben Dias

Às 16h desta quarta-feira, Jorge Jesus e Rúben Dias marcam presença na conferência de antevisão do Dinamarca x Portugal.

Barcelona olha para a posição de lateral esquerdo: há 2 alvos no último ano de contrato

O Barcelona pode avançar para a contratação de um novo lateral esquerdo no mercado de verão de 2027. Existem dois alvos identificados.

Selecionador da Dinamarca elogia Cristiano Ronaldo: «É um enorme ícone. Seria um grande erro subestimá-lo»

Brian Reimer lançou o embate entre Dinamarca e Portugal na terceira jornada da Liga das Nações e deixou elogios a Cristiano Ronaldo.

Tudo sanado? Pedro Proença já falou com Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo esta quarta-feira

Pedro Proença já falou durante esta quarta-feira com Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo. O ambiente foi tranquilo.

PUB

Mais Artigos Populares

Promessa lusa ainda sem minutos: deixou o Benfica para rumar a Espanha e não soma qualquer minuto em 2026/27

Mauro Furtado trocou recentemente o Benfica pelo Girona. O defesa central ainda não tem qualquer minuto de jogo disputado.

Sporting sem facilitismos: imprensa espanhola revela valor de venda de Luis Suárez no mercado de inverno

O Sporting sabe que Luis Suárez está a ser observado por alguns clubes, mas não quer perder o ponta de lança no mercado de inverno.

É notícia em Espanha: médio português não tem ‘cláusula do medo’

André Almeida pode enfrentar o Valência com a camisola do Racing Santander. O médio está cedido pela turma do Mestalla.