António Félix da Costa: É para ser campeão?

A nova época de Formula E arrancou no passado dia 15 de dezembro em Ad Diriyah, na Arábia Saudita. Começou bem e foi uma corrida entusiasmante, com indecisão até ao fim, muito devido ao facto de os pilotos terem de se adaptar aos novos carros ou ao novo formato das corridas. Contudo, no final, a bandeira axadrezada desceu para apenas um homem, e esse é António Félix da Costa.

O português teve uma corrida muito longe de calma, com Jean Eric Vergne a não vencer por culpa de uma penalização. Durante toda a corrida, os carros da Techeetah foram sempre mais rápidos que o Bmw Andretti de Félix da Costa. A Formula E é um desporto relativamente recente – vai apenas para a sua quinta temporada, onde houve sempre um vencedor diferente. Deste modo, fazer previsões no inicio da época tem uma grande probabilidade de dar errado. Contudo, esta temporada revela a possibilidade de ter um português como vencedor, e a Bmw Andretti parece ter construído o carro para tal.

Na Formula E, os monolugares são iguais em termos de chassis e componentes aerodinâmicos; as equipas apenas mudam os motores elétricos e suspensão, e, este ano, parece que a Bmw acertou em cheio. Nos testes de pré-época foram os mais rápidos, com o português a liderar a tabela com o melhor tempo, seguido por Vergne e o seu colega de equipa, Alexander Sims. A primeira corrida foi promissora – Félix da Costa qualificou-se em Pole Position e acabou por vencer, mas a história da corrida foi a velocidade estonteante dos carros da Techeetah, onde Vergne e Lotterer eram mais rápidos que os Bmw, e só não ganharam por sofrerem penalizações.

A estreia correu da melhor forma
Fonte: BMW Motorsport

Vai ser uma época longa, em que estas duas equipas vão lutar pelo lugar de topo e, claro, não se pode esquecer a Audi, que, apesar de terem tido uma primeira corrida abaixo das expetativas, são os campeões de construtores, e nunca se devem colocar de lado como possíveis candidatos ao título. Contudo, o facto é que António Félix da Costa tem um carro competitivo, e a possibilidade de mostrar o talento pelo qual há muito ele é conhecido por ter. Desde os seus dias na Formula Renault que ele era considerado um futuro piloto de Formula 1. Fazia parte da academia de pilotos da Red Bull e muitos consideram que o português apenas perdeu o lugar na Toro Rosso em 2014 para Daniil Kvyat por razões políticas. A Formula E pode ser jovem, mas já possui um bom pedigree no que toca à qualidade dos seus pilotos, muitos deles ex-pilotos de Formula 1 a quem não foi dada uma merecida oportunidade, como Jean Eric Vergne ou veteranos muito respeitados, como Felipe Massa. Se o piloto português da Bmw se conseguir afirmar como campeão no meio destes grandes pilotos, vai finalmente demonstrar o seu talento e, quem sabe, finalmente abrir as portas da Formula 1. 

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: BMW Motorsport

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ademola Lookman regressa aos treinos da Atalanta

Ademola Lookman voltou a treinar com a equipa da Atalanta após uma reunião com o treinador Ivan Juric, pondo fim ao afastamento que durou desde agosto.

Nemanja Matic admite: «Às vezes é muito difícil trabalhar com Mourinho»

O ex-Benfica, Nemanja Matic falou sobre a sua relação com José Mourinho, treinador que orientou em Chelsea, Manchester United e Roma.

Rui Borges responde ao Bola na Rede após goleada do Sporting: «A energia não estava lá em muitos jogadores»

Rui Borges analisou o Sporting x Kairat Almaty. O técnico dos leões respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Damac de Armando Evangelista perde frente ao Al Kholood: eis os restantes resultados do dia na Liga Saudita

O Damac, orientado pelo treinador português Armando Evangelista, perdeu por 2-1 frente ao Al-Kholood na Liga Saudita, mantendo-se sem vitórias na competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga Portugal esclarece adiamento dos jogos do Rio Ave e do FC Porto: «Na falta de entendimento, a Liga Portugal viu-se obrigada a intervir»

A Liga Portugal reagiu esta quinta-feira às críticas do FC Porto e do Rio Ave sobre as alterações das datas dos jogos Arouca-FC Porto e Famalicão-Rio Ave, justificando as decisões com base no regulamento de competições e na segurança.

Eis o ranking UEFA depois da goleada do Sporting diante do Kairat Almaty na Champions League

Portugal aproximou-se dos Países Baixos no Ranking UEFA. Vitória do Sporting permitiu fechar a semana num tom positivo e ganhar pontos importantes.

Jornalista turco critica José Mourinho: «Gaba-se de ir para equipas de nível mais alto»

José Mourinho foi demitido do Fenerbahçe e, um mês depois, rumou ao Benfica. Chegada a Portugal contestada na Turquia e alvo de polémica no país.