📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Corridas, geralmente são ao fim de semana

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesQual o significado deste título? Significa toda uma preparação para um fanático como eu! Ainda mais, quando se corre durante vinte e quatro horas seguidas. Significa ir comprar muita água, para hidratação, e comida para ir petiscando.

Bandeira verde às duas da tarde em Daytona Beach, Flórida, sete da noite em Lisboa. E lá começou o campeonato americano de endurance (IMSA). Partiram cinquenta carros… e o vencedor desta maratona motorizada? O carro número cinco da Mustang Sampling Racing (Cadillac Daytona Prototype International), conduzido por João Barbosa, Filipe Albuquerque e Christian Fittipaldi. Esta foi a terceira vitória para João Barbosa e a primeira à geral para Filipe Albuquerque. O trio luso-brasileiro, que partiu de terceiro na largada, completou oitocentas e oito voltas ao circuito. Filipe Albuquerque foi o primeiro a entrar no carro e logo na largada saltou para segundo da geral. Mais atrás António Félix da Costa, que também também correu na categoria dos protótipos, acabou em quinto.

Já Álvaro Parente, levou o Acura NSX da Michael Shank Racing, que dividiu com Katherine Legge, Trent Hindman e A.J. Allmendinger, ao segundo da classe GTD. Esteve sempre na luta pela vitória, e não foi uma saída de pista por parte de Katherine Legge, que fez desistir da corrida. Nota altíssima para Parente. O piloto português foi pela primeira vez ao traçado americano e desde logo conseguiu excelentes performances com um carro que ainda está uns furos abaixo da concorrência (Acura NSX GT3). Para Pedro Lamy a corrida foi menos boa. Apesar de partir da pole da classe, com o Ferrari número 51 da Spirit of Race, não terminou, devido ao acidente do seu colega Paul Dalla Lana, na volta quinhentos e setenta e um. A participação portuguesa foi extremamente positiva com uma vitória, um pódio e um quinto lugar.

Fonte: Álvaro Patente
Álvaro Parente chegou ao pódio com o Acura NSX GT3
Fonte: Álvaro Patente

Em termos gerais a corrida teve poucos intervalos. Albuquerque saltou para primeiro após a primeira ronda de pit stops. Daí nunca mais saiu, apesar de nas últimas voltas o carro número cinco ter tido problemas de sobreaquecimento do motor, e de até rodar em tempos equivalentes às classes inferiores. À noite, chegou a chuva, e aí quem dominou foram os Acura número seis e número sete, mas acabaram com problemas e afastados da luta pela vitória. A Mazda teve uma desastrosa corrida. Os protótipos da marca nipónica tiveram muitos problemas. O número cinquenta e cinco acabou a pegar fogo a cerca de cinco horas do fim. Azar este que se acabou por estender aos Nissan da ESM, que tiveram imensos problemas mecânicos. Em relação a Fernando Alonso, que fazia a sua estreia nesta mítica prova, o seu carro (Ligier JS P127) acabou em trigésimo oitavo, a noventa e uma voltas do líder

Na categoria GTLM, a história foi mais simples. Os Ford GT dominaram por completo. Os dois carros da Ford Chip Ganassi Racing acabaram em primeiro e segundo (número sessenta e sete e o número sessenta e seis, respetivamente). No terceiro lugar seguiu-se o Chevrolet Corvette C7.R número três.

Fonte: Daytona International Speedway
Fernando Alonso correu o Ligier #23
Fonte: Daytona International Speedway

Na categoria GTD, a vitória sorriu ao Lamborghini número onze. A uma hora do final, a vitória nesta categoria ainda estava muito renhida, mas uma falha na estratégia do carro número trinta e três, fê-lo parar nas pit para reabastecer, deixando a liderança ao carro onze. A equipa austríaca, Grasser Racing, levou o seu carro à primeira vitória da marca italiana em corridas de vinte e quatro horas. De denotar que o carro número onze era o último classificado na grelha de partida.

Novos recordes foram quebrados: o recorde de distância percorrida pelos protótipos -4 629.24583 quilómetros ou 2876.48 milhas. Este recorde perdurou durante trinta e seis anos. O recorde de voltas também foi quebrado, passando agora a ser de oitocentas e oito voltas. A próxima etapa deste campeonato acontece de catorze a dezassete de março, na Flórida na pista de Sebring (12horas de Sebring).

Foto de Capa: Filipe Albuquerque

Subscreve!

Artigos Populares

Xabi Alonso fala de dois regressos no Real Madrid e dos golos de Kylian Mbappé: «É uma questão que envolve toda a equipa»

Xabi Alonso fez a antevisão do Elche x Real Madrid, deste domingo. O técnico falou de Kylian Mbappé, Trent Alexander-Arnold e de Antonio Rudiger.

Antevisão GP Las Vegas: Lando Norris dominador em pista molhada

Lando Norris continua o seu bom momento de forma e conquistou a terceira pole position consecutiva, desta vez em Las Vegas.

Massimiliano Allegri destaca desenvolvimento de Rafael Leão: «Está a começar a entender»

Massimiliano Allegri comentou o crescimento de Rafael Leão, na antevisão ao dérbi de Milão. O atleta português está a desempenhar uma nova função.

Dodi Lukebakio quebra o silêncio após ser operado ao serviço do Benfica

Dodi Lukebakio deixou uma mensagem após ser operado. O avançado internacional belga deve ficar ausente dos relvados durante cerca de três meses.

PUB

Mais Artigos Populares

Manuel Tulipa volta a ganhar e segue invicto na liderança da Liga da Arménia

O Ararat-Armenia bateu o rival Ararat Yereven por 2-1. Hugo Oliveira, antigo jogador do Vizela, fez o golo decisivo para a equipa de Manuel Tulipa.

Treino aberto, viagem em charter e conferência de imprensa: eis o plano do Benfica para a deslocação ao terreno do Ajax

O Benfica já tem o foco colocado no duelo contra o Ajax da Champions League. Águias divulgaram planos para a véspera do jogo.

Foi treinado por Paulo Fonseca e Sérgio Conceição no AC Milan e lamenta: «Falava-se mais de mim do que do Cristiano Ronaldo»

Emerson Royal falou do momento vivido no AC Milan. Lateral contestou exigência e negatividade nas críticas e avaliações.