📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Corridas, geralmente são ao fim de semana

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesQual o significado deste título? Significa toda uma preparação para um fanático como eu! Ainda mais, quando se corre durante vinte e quatro horas seguidas. Significa ir comprar muita água, para hidratação, e comida para ir petiscando.

Bandeira verde às duas da tarde em Daytona Beach, Flórida, sete da noite em Lisboa. E lá começou o campeonato americano de endurance (IMSA). Partiram cinquenta carros… e o vencedor desta maratona motorizada? O carro número cinco da Mustang Sampling Racing (Cadillac Daytona Prototype International), conduzido por João Barbosa, Filipe Albuquerque e Christian Fittipaldi. Esta foi a terceira vitória para João Barbosa e a primeira à geral para Filipe Albuquerque. O trio luso-brasileiro, que partiu de terceiro na largada, completou oitocentas e oito voltas ao circuito. Filipe Albuquerque foi o primeiro a entrar no carro e logo na largada saltou para segundo da geral. Mais atrás António Félix da Costa, que também também correu na categoria dos protótipos, acabou em quinto.

Já Álvaro Parente, levou o Acura NSX da Michael Shank Racing, que dividiu com Katherine Legge, Trent Hindman e A.J. Allmendinger, ao segundo da classe GTD. Esteve sempre na luta pela vitória, e não foi uma saída de pista por parte de Katherine Legge, que fez desistir da corrida. Nota altíssima para Parente. O piloto português foi pela primeira vez ao traçado americano e desde logo conseguiu excelentes performances com um carro que ainda está uns furos abaixo da concorrência (Acura NSX GT3). Para Pedro Lamy a corrida foi menos boa. Apesar de partir da pole da classe, com o Ferrari número 51 da Spirit of Race, não terminou, devido ao acidente do seu colega Paul Dalla Lana, na volta quinhentos e setenta e um. A participação portuguesa foi extremamente positiva com uma vitória, um pódio e um quinto lugar.

Fonte: Álvaro Patente
Álvaro Parente chegou ao pódio com o Acura NSX GT3
Fonte: Álvaro Patente

Em termos gerais a corrida teve poucos intervalos. Albuquerque saltou para primeiro após a primeira ronda de pit stops. Daí nunca mais saiu, apesar de nas últimas voltas o carro número cinco ter tido problemas de sobreaquecimento do motor, e de até rodar em tempos equivalentes às classes inferiores. À noite, chegou a chuva, e aí quem dominou foram os Acura número seis e número sete, mas acabaram com problemas e afastados da luta pela vitória. A Mazda teve uma desastrosa corrida. Os protótipos da marca nipónica tiveram muitos problemas. O número cinquenta e cinco acabou a pegar fogo a cerca de cinco horas do fim. Azar este que se acabou por estender aos Nissan da ESM, que tiveram imensos problemas mecânicos. Em relação a Fernando Alonso, que fazia a sua estreia nesta mítica prova, o seu carro (Ligier JS P127) acabou em trigésimo oitavo, a noventa e uma voltas do líder

Na categoria GTLM, a história foi mais simples. Os Ford GT dominaram por completo. Os dois carros da Ford Chip Ganassi Racing acabaram em primeiro e segundo (número sessenta e sete e o número sessenta e seis, respetivamente). No terceiro lugar seguiu-se o Chevrolet Corvette C7.R número três.

Fonte: Daytona International Speedway
Fernando Alonso correu o Ligier #23
Fonte: Daytona International Speedway

Na categoria GTD, a vitória sorriu ao Lamborghini número onze. A uma hora do final, a vitória nesta categoria ainda estava muito renhida, mas uma falha na estratégia do carro número trinta e três, fê-lo parar nas pit para reabastecer, deixando a liderança ao carro onze. A equipa austríaca, Grasser Racing, levou o seu carro à primeira vitória da marca italiana em corridas de vinte e quatro horas. De denotar que o carro número onze era o último classificado na grelha de partida.

Novos recordes foram quebrados: o recorde de distância percorrida pelos protótipos -4 629.24583 quilómetros ou 2876.48 milhas. Este recorde perdurou durante trinta e seis anos. O recorde de voltas também foi quebrado, passando agora a ser de oitocentas e oito voltas. A próxima etapa deste campeonato acontece de catorze a dezassete de março, na Flórida na pista de Sebring (12horas de Sebring).

Foto de Capa: Filipe Albuquerque

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfo sobre a Tunísia coloca Nigéria na liderança do Grupo C da CAN

A Nigéria derrotou a Tunísia por 3-2, em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos da CAN. Confere os resultados do dia da competição.

Estoril Praia goleia Alverca e sobe ao 9.º lugar da Primeira Liga

O Estoril Praia recebeu e goleou o Alverca por 4-1, no encontro a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.

Juventus vence no terreno do Pisa e assume 3.º lugar da Serie A à condição

A Juventus deslocou-se até ao terreno do Pisa e venceu por 2-0, em jogo da 17.ª jornada da Serie A. Confere os resultados do dia da competição.

FC Porto multado após denúncia de Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga

O FC Porto foi multado em 12.750 euros na sequência do processo instaurado após o jogo entre FC Porto e Braga e que envolveu Fábio Veríssimo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Real Madrid confessa: «Cristiano Ronaldo é o maior jogador da história do Real Madrid»

Lucas Vásquez falou sobre algumas das figuras que passaram pelo Real Madrid e destacou Cristiano Ronaldo como o melhor jogador da história do clube.

José Mourinho nunca perdeu frente ao Braga mas não ganhou o jogo que disputou pelo Benfica frente aos minhotos em 2000

José Mourinho prepara-se para fazer o seu décimo jogo oficial frente ao Braga. O técnico nunca perdeu frente aos minhotos, mas não venceu o jogo que disputou ao serviço do Benfica.

Geny Catamo confessa: «Desde criança tinha o sonho de jogar com a camisola 10»

Geny Catamo herdou a camisola 10 no início da temporada no Sporting e assumiu o mesmo número na seleção de Moçambique para a CAN.