E que tal um E-Prix à portuguesa?

- Advertisement -

A Fórmula E decide a cada época passar em algumas das mais famosas cidades do mundo. De Riade a Nova Iorque, o espetáculo citadino é animado, e variado, tradicional e moderno, porém, há um país na Europa que ainda não foi visitado pela Fórmula E, que por mero acaso é o país de origem de um dos seus melhores pilotos. Falo claro, de Portugal e o nosso António Félix da Costa, piloto da DS Techeetah.

Há algum tempo, o português, numa entrevista à Autosport, revelou que a Câmara Municipal de Lisboa se tinha reunido com a Fórmula E, e acreditava que um E-Prix pelas ruas da capital estaria para breve.

Isto seria algo bom para os dois lados. Para a Fórmula E, teria uma corrida num dos países mais reconhecidos a nível mundial graças ao nosso turismo, e um mercado em ascensão no que toca a veículos elétricos, sem esquecer que somos um dos melhores países do mundo no que toca a energias renováveis. Para Portugal, era mais uma forma de promover o turismo, mostrar uma imagem de sustentabilidade, e, acima de tudo, continuar a relação amorosa do povo português com os desportos motorizados.

Em tempos tínhamos um pouco de tudo, desde MotoGP, Dakar e Fórmula 1, mas hoje, em termos de campeonatos mundiais temos o Rally de Portugal, e a nível europeu a European Le Mans Series (ELMS). Para um povo tão apaixonado pela adrenalina das corridas, sabe a pouco, e meus amigos, eu, pessoalmente, não me acredito num GP de Portugal durante os próximos anos, apesar dos rumores que circulam. Os valores investidos para atrair a Fórmula 1 são estratosféricos, e dificilmente se encontrará investimento grande o suficiente para tal em Portugal, porém, a Fórmula E fica bem mais barato, e tem o benefício de ser um desporto motorizado com foco no futuro elétrico, o que poderá ser uma boa aposta de marketing para o país, e claro está, as corridas são fantásticas.

Apesar do foco estar colocado em Lisboa, há vários locais onde esta corrida se poderia realizar. Rapidamente somos obrigados a eliminar os circuitos de raiz, como o Estoril e Portimão, a Fórmula E apenas utiliza pistas citadinas, por isso, temos de olhar para as nossas cidades. Vila Real era fantástico (e pessoalmente adorava porque é já aqui ao lado), mas aquele circuito é bom para WTCR, mas não funcionava na Formula E. Ficamos com os dois gigantes turísticos, Lisboa e Porto.

Pelo que o António Félix da Costa revelou, o que está em cima da mesa, é o E-Prix de Lisboa, mas a cidade do Porto tem um ás na manga, um circuito pronto a utilizar, com raízes bem assentes nos altares da história do desporto motorizado em Portugal, o Circuito da Boavista.

Eu juro que não é por ser nortenho, mas quando revejo as corridas de WTCC que lá duraram até 2013, tirando algumas alterações que teriam de ser feitas para acomodar a Fórmula E, não deixo de pensar como seria excelente uma corrida nas ruas do Porto. Dito isto, não havendo sequer uma ideia de onde seria realizado um E-Prix de Lisboa, para mim é difícil tomar essa decisão, porque não conheço a capital como conheço o norte, e por isso mesmo, deixo a batata quente do vosso lado: Onde fariam um E-Prix em Lisboa?

Foto de Capa: Fórmula E

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.