📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GP Las Vegas: Verstappen sobrevive à roleta e faz o pleno nos EUA

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A CORRIDA: VERSTAPPEN COMPLICOU A TAREFA NO INÍCIO, MAS RECUPEROU E VENCEU, À FRENTE DE LECLERC E PÉREZ

Até nem foi mau, pois não? A primeira corrida neste circuito de Las Vegas foi animada do princípio ao fim, apesar de o vencedor ser aquele que mais se esperava. Max Verstappen alcançou a sua 18.ª vitória da temporada, mas teve de trabalhar bastante para a conseguir, acabando por conseguir bater Charles Leclerc e Sergio Pérez.

Com temperaturas frias, o arranque não foi fácil para ninguém, com algumas escaramuças e toques entre vários pilotos, com destaque para os dois primeiros. Leclerc não arrancou tão bem da pole e chegou à primeira curva lado a lado com Verstappen, mas este exagerou na travagem e não deixou espaço ao monegasco, ficando com a primeira posição. Os comissários decidiram penalizar o campeão do mundo com cinco segundos, e, à medida que o primeiro stint avançava, Max ia sofrendo maior granulação com os seus pneus, com Leclerc a voltar para a frente e Verstappen a parar mais cedo do que queria, cumprindo a penalização e caindo para o meio do pelotão.

A corrida foi animada, também porque as escaramuças iniciais provocaram estratégias diferentes. Fernando Alonso tentou travar o mais tarde que pôde na primeira curva, mas não conseguiu evitar um pião que também prejudicou Valtteri Bottas, com Sergio Pérez a terem também toques no arranque, parando todos na primeira volta, tal como Lance Stroll, por estratégia. Tudo isso levou a que a ordem fosse baralhada, com alguns pilotos fora da posição natural.

Voltando à luta pela vitória, as coisas pareciam que estavam a ir de forma favorável a Leclerc e à Ferrari, até que houve novo safety car, após um incidente entre George Russell e Max Verstappen, pelo qual o britânico da Mercedes foi penalizado por virar contra o adversário antes de chegarem à curva. Aí, Pérez que tinha conseguido chegar à liderança do Grande Prémio, aproveitou para parar, tal como Max Verstappen e outros, mas Leclerc permaneceu em pista, voltando à liderança, mas ficando em desvantagem para a restante prova. Terá sido esse o grande erro da Ferrari neste Grande Prémio.

Ainda assim, o monegasco manteve-se sempre junto aos Red Bull até ao final, mas ficará a lamentar-se de um erro que cometeu que lhe custou a posição para Pérez, já depois de ter sido ultrapassado por Verstappen. Ainda assim, o monegasco voltou à carga e conseguiu ultrapassar o mexicano na última volta para terminar num merecido pódio.

Atrás do top-3, destaque para as boas corridas de Esteban Ocon e de Lance Stroll, que saíam bastante atrás na grelha, mas aproveitando o caos inicial, a estratégia e o bom ritmo que tinham, conseguiram terminar em quarto e em quinto, respetivamente. Carlos Sainz, bastante chateado por ter de sair do 12.º posto e que também se viu envolvido nos toques da volta inicial, também fez uma boa recuperação, terminando à frente dos dois Mercedes, de Hamilton e Russell, com o mais jovem dos britânicos a ter cinco segundos adicionados ao seu tempo de corrida, uma vez que não cumpriu a penalização na box.

Isto faz com que a Ferrari parta para a última prova da temporada a apenas quatro pontos da Mercedes. Alonso e Piastri também tiveram corridas problemáticas, mas fecharam os lugares pontuáveis.

PILOTO DO DIA

Charles Leclerc (Ferrari) – Numa das provas em que a Ferrari se apresentou mais competitiva este ano, o monegasco estava frustrado no final por não ter conseguido ganhar. Seja como for, Leclerc pode estar orgulhoso da prova que fez, com a estratégia da equipa a deixá-lo numa posição complicada. O piloto do Mónaco cometeu um erro que abriu a porta à ultrapassagem de Pérez, talvez também devido ao estado dos seus pneus, mas conseguiu recuperar a posição na última oportunidade.

DESILUSÃO DO DIA

George Russell (Mercedes) – A Mercedes em si voltou a não fazer uma prova nada animadora, mas Russell partia de terceiro e o seu ritmo não era mau de todo, tendo possibilidades de pódio se fizesse bem as coisas. Contudo, o britânico apanhou uma penalização que ele próprio admite que foi merecida num incidente com Verstappen e acabou classificado no oitavo lugar, com a Ferrari a apenas quatro pontos da Mercedes antes da última prova.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Golos extraordinários e um duelo que ferveu até ao fim | Marco 09 1-1 Fafe

Há jogos que se analisam. E há jogos que se sentem. O Marco 09 x AD Fafe foi um misto dos dois.

Técnico do Lens elogia treinadores portugueses: «Dou muito crédito ao que fazem»

Pierre Sage elogiou os treinadores portugueses. O técnico do Lens, que lidera a Ligue 1, formou-se em Portugal, no Porto.

Raphinha desmente rumores de saída para a Arábia Saudita: «São notícias falsas»

Raphinha voltou a negar rumores que o ligam à saída do Barcelona, para a Arábia Saudita. O atleta disse que as noticias nao passavam de disparates.

Rui Borges chama jovens: quem são as 2 grandes novidades que estiveram no treino do Sporting desta segunda-feira?

O Sporting treinou durante esta segunda-feira, tendo em vista o encontro frente ao Bayern Munique, para a Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Alarmes ligados em Alvalade: Geovany Quenda arrisca paragem

Geovany Quenda encontra-se lesionado num pé e prepara-se para ser submetido a mais exames, que podem dar más notícias ao Sporting.

Nuno Costa deixa mensagem contra opositores de Rui Costa: «Não mandam os que se lembram do Benfica, ou mesmo do seu benfiquismo, apenas em...

Nuno Costa, chefe de gabinete de Rui Costa, deixou uma mensagem relacionada com as eleições do Benfica.

Arne Slot toma decisão importante relacionada com Mohamed Salah

Arne Slot deixou Mohamed Salah fora dos convocados da partida entre o Liverpool e o Inter Milão, para a Champions League.