GP Las Vegas: Verstappen sobrevive à roleta e faz o pleno nos EUA

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A CORRIDA: VERSTAPPEN COMPLICOU A TAREFA NO INÍCIO, MAS RECUPEROU E VENCEU, À FRENTE DE LECLERC E PÉREZ

Até nem foi mau, pois não? A primeira corrida neste circuito de Las Vegas foi animada do princípio ao fim, apesar de o vencedor ser aquele que mais se esperava. Max Verstappen alcançou a sua 18.ª vitória da temporada, mas teve de trabalhar bastante para a conseguir, acabando por conseguir bater Charles Leclerc e Sergio Pérez.

Com temperaturas frias, o arranque não foi fácil para ninguém, com algumas escaramuças e toques entre vários pilotos, com destaque para os dois primeiros. Leclerc não arrancou tão bem da pole e chegou à primeira curva lado a lado com Verstappen, mas este exagerou na travagem e não deixou espaço ao monegasco, ficando com a primeira posição. Os comissários decidiram penalizar o campeão do mundo com cinco segundos, e, à medida que o primeiro stint avançava, Max ia sofrendo maior granulação com os seus pneus, com Leclerc a voltar para a frente e Verstappen a parar mais cedo do que queria, cumprindo a penalização e caindo para o meio do pelotão.

A corrida foi animada, também porque as escaramuças iniciais provocaram estratégias diferentes. Fernando Alonso tentou travar o mais tarde que pôde na primeira curva, mas não conseguiu evitar um pião que também prejudicou Valtteri Bottas, com Sergio Pérez a terem também toques no arranque, parando todos na primeira volta, tal como Lance Stroll, por estratégia. Tudo isso levou a que a ordem fosse baralhada, com alguns pilotos fora da posição natural.

Voltando à luta pela vitória, as coisas pareciam que estavam a ir de forma favorável a Leclerc e à Ferrari, até que houve novo safety car, após um incidente entre George Russell e Max Verstappen, pelo qual o britânico da Mercedes foi penalizado por virar contra o adversário antes de chegarem à curva. Aí, Pérez que tinha conseguido chegar à liderança do Grande Prémio, aproveitou para parar, tal como Max Verstappen e outros, mas Leclerc permaneceu em pista, voltando à liderança, mas ficando em desvantagem para a restante prova. Terá sido esse o grande erro da Ferrari neste Grande Prémio.

Ainda assim, o monegasco manteve-se sempre junto aos Red Bull até ao final, mas ficará a lamentar-se de um erro que cometeu que lhe custou a posição para Pérez, já depois de ter sido ultrapassado por Verstappen. Ainda assim, o monegasco voltou à carga e conseguiu ultrapassar o mexicano na última volta para terminar num merecido pódio.

Atrás do top-3, destaque para as boas corridas de Esteban Ocon e de Lance Stroll, que saíam bastante atrás na grelha, mas aproveitando o caos inicial, a estratégia e o bom ritmo que tinham, conseguiram terminar em quarto e em quinto, respetivamente. Carlos Sainz, bastante chateado por ter de sair do 12.º posto e que também se viu envolvido nos toques da volta inicial, também fez uma boa recuperação, terminando à frente dos dois Mercedes, de Hamilton e Russell, com o mais jovem dos britânicos a ter cinco segundos adicionados ao seu tempo de corrida, uma vez que não cumpriu a penalização na box.

Isto faz com que a Ferrari parta para a última prova da temporada a apenas quatro pontos da Mercedes. Alonso e Piastri também tiveram corridas problemáticas, mas fecharam os lugares pontuáveis.

PILOTO DO DIA

Charles Leclerc (Ferrari) – Numa das provas em que a Ferrari se apresentou mais competitiva este ano, o monegasco estava frustrado no final por não ter conseguido ganhar. Seja como for, Leclerc pode estar orgulhoso da prova que fez, com a estratégia da equipa a deixá-lo numa posição complicada. O piloto do Mónaco cometeu um erro que abriu a porta à ultrapassagem de Pérez, talvez também devido ao estado dos seus pneus, mas conseguiu recuperar a posição na última oportunidade.

DESILUSÃO DO DIA

George Russell (Mercedes) – A Mercedes em si voltou a não fazer uma prova nada animadora, mas Russell partia de terceiro e o seu ritmo não era mau de todo, tendo possibilidades de pódio se fizesse bem as coisas. Contudo, o britânico apanhou uma penalização que ele próprio admite que foi merecida num incidente com Verstappen e acabou classificado no oitavo lugar, com a Ferrari a apenas quatro pontos da Mercedes antes da última prova.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

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