Maria Germano Neto quebra barreira e prova que o automobilismo também é para mulheres

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Maria Germano Neto é a miúda que está a dar que falar no mundo do automobilismo. Com apenas 14 anos, a Maria já alcançou bastantes troféus e reconhecimentos, nomeadamente a Taça de Portugal em 2016, no seu ano de estreia, ficou em 3.º lugar no campeonato e foi nomeada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting para o prémio de jovem promessa do desporto nacional. Aos 9 anos, tornou-se a piloto mais jovem a competir na final mundial de Le Mans. Um feito que chamou a atenção dos “olheiros” de equipas como a FA Karting, fundada pelo bicampeão do mundo de Fórmula 1, Fernando Alonso, e que lançou Maria Germano Neto para os circuitos internacionais.

Em 2020, a jovem participou numa competição de talentos femininos chamada ‘Girls on Track – Rising Stars’. Das 71 concorrentes, Maria foi a grande vencedora da competição, o que lhe garantiu um contrato com a prestigiada Ferrari Driver Academy, que a apoia até dezembro deste ano. 

E as conquistas não param por aí. Em 2024, Maria Germano Neto foi considerada pela FIA a melhor piloto feminina de karting do mundo. A Forbes Portugal também já a reconheceu como uma das 40 mulheres mais influentes do desporto, consolidando o seu lugar como um dos maiores talentos do automobilismo atual.

Tudo começou quando, aos 5 anos, se sentou pela primeira vez num kart na pista de Rilhadas, em Fafe. O talento era tão evidente que, apenas 15 dias depois, já estava numa prova oficial. Desde então, Maria tem somando conquistas atrás de conquistas, que muitos sonham em alcançar.

Os bons resultados da piloto não se limitam às pistas. Na escola, Maria mantém o mesmo nível de excelência. A pauta é corrida a cincos, com apenas um quatro em Educação Musical – um feito impressionante para quem passa tanto tempo entre viagens, treinos e competições.

E o que torna a Maria ainda mais especial é o facto de ser uma jovem promessa num desporto dominado por homens. A vimaranense está a mostrar que o talento não tem género e que, com trabalho e dedicação, as mulheres podem não só competir, mas também destacar-se e liderar neste desporto tão exigente.

O impacto de Maria Germano Neto vai muito além das pistas. Ela representa uma nova era, onde as mulheres não apenas participam, mas também lideram e inspiram. É impossível não imaginar o que o futuro lhe reserva, sendo mesmo impossível não nos questionarmos se será ela a próxima grande piloto portuguesa de Fórmula 1. 

Num desporto onde a palavra “impossível” não deveria existir, Maria Germano Neto tem vindo a provar que tudo é alcançável com talento, dedicação e coragem. Ela já está a fazer história, e nós estamos apenas a assistir ao início de uma carreira promissora. 

Lembrem-se deste nome: Maria Germano Neto. Não só porque ela é uma promessa do automobilismo, mas porque é uma promessa de que os sonhos não têm limites.

Cindy Tomé
Cindy Tomé
Nasceu em França, onde viveu grande parte da sua vida. Mas as suas raízes levaram-na a regressar a Portugal aos 18 anos. Formou-se no Porto, onde prosseguiu estudos em jornalismo. Eterna fascinada com a "caixa mágica", cresceu a querer ser apresentadora. Foi justamente esse amor pela televisão que a levou a prosseguir os estudos e, atualmente, é mestre em TV e Entretenimento. O pai foi quem lhe passou a paixão pelo Futebol e sendo também ele e a sua melhor amiga os grandes culpados por se interessar pela F1. Atualmente, caminha para se tornar repórter de TV nestes dois mundos desportivos.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga: minhotos com abordagem de equipa da Premier League orientada por português

Bright Arrey-Mbi pode vir a ser contratado por parte do West Ham United. O defesa central atua no Braga.

As aparências iludem? | FC Porto x Benfica

O FC Porto x Benfica reúne todas as condições para ir além do primeiro confronto no Dragão, esta temporada, que terminou num empate.

Atenção, Sporting: Athletic precisou de prolongamento para vencer a Cultural Leonesa

O Athletic foi ao terreno da Cultural Leonesa vencer por quatro bolas a três, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

Goleada das antigas: Marselha dá 9 na Taça de França

O Marselha bateu o Bayeux por nove bolas a zero durante esta terça-feira, num encontro válido pelos 16avos da Taça de França.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado: imprensa sul americana aponta central do Peñarol ao Benfica por 6,8 milhões de euros

Nahuel Herrera é o mais recente nome a ser apontado ao Benfica. O defesa central representa atualmente o Peñarol.

Antoine Semenyo volta a marcar e Manchester City vence primeira mão da meia-final

O Manchester City bateu o Newcastle por duas bolas a zero na primeira mão da meia-final da Taça da Liga Inglesa. O novo reforço voltou a marcar.

Álvaro Arbeloa apenas até ao verão? Já há mais um treinador apontado ao Real Madrid depois de Jurgen Klopp

O Real Madrid demitiu recentemente Xabi Alonso do posto de treinador, colocando Álvaro Arbeloa no seu lugar.