Antevisão GP Portugal: O que esperar?

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A época de 2023 de Moto GP começa a todo o gás em Portimão. Este facto só reforça a importância que a prova no Autódromo Internacional do Algarve que tem na competição que não tinha o seu início na Europa desde 2006.

Esta temporada tem uma grande novidade que pode trazer aliciantes ao Moto GP. Há corridas de sprint na prova rainha em todos os circuitos que distribuem pontos a juntar aos Grandes Prémios. O percurso será metade do circuito da ronda principal e as penalizações da qualificação não passam para o sprint, ao contrário do Grande Prémio.

Os nove primeiros no sprint são os premiados com pontuação, ficando com 12 pontos o vencedor. Trata-se de mais uma oportunidade de os motociclistas amealharem pontos, sem a mesma preocupação do desgaste dos pneus. A grelha de partida do sprint será a mesma do Grande Prémio, determinada pela qualificação que será no mesmo dia da prova mais curta.

Nas 21 etapas do calendário Moto GP, destaque para o regresso do circuito de Silverstone, desde 2012, e de duas possíveis estreias, Cazaquistão e Índia, ainda que sem retificação oficial.

Nas equipas, destaque para a saída da marca Suzuki da Moto GP, campeã em 2021, aparentemente por motivos económicos, e para a entrada de uma equipa de um novo fabricante, a francesa GasGas Factory Tech3. A equipa estreante usa motos idênticas às de KTM RC16. A nova formação tem precisamente o único piloto rookie desta época. Augusto Fernandez, campeão de Moto GP 2, debuta ao lado do compatriota Pol Espargaró que veio de uma passagem discreta da Repsol Honda e a estreia, esta temporada, acabou por não ser a mais desejada. O motociclista despistou-se, nos treinos livres, e teve de receber assistência hospitalar.

A Ducati Lenovo Team parece ser a equipa com maior favoritismo. Com o campeão no ano anterior, Pecco Bagnaia, e Enea Bastianini, a formação parece ter a dupla mais forte para enfrentar a necessária regularidade de resultados que a maior competição de motos exige. Bagnaia mostrou nos treinos livres, em Portimão, que está forte neste início da temporada ao conseguir o melhor tempo.

Por outro lado, Fábio Quartararo, da Escuadaria Yamaha e campeão em 2021, o regresso que se prevê em pleno do experiente e vitorioso Marc Marquez, e Jack Milner, que substituiu Miguel Oliveira na KTM, parecem ser os mais fortes candidatos a quebrar a pole position da Ducati. De referir que o fabricante italiano tem quatro equipas no Moto GP 1, o que dá uma flexibilidade maior, em relação aos outros fabricantes, face a má prestação da sua dupla principal.

Quanto a Miguel Oliveira, o português mudou-se da KTM para a Aprilia e precisa de mostrar maior regularidade nos lugares de pódios para dar um passo em frente. Em 2022, Oliveira chegou apenas duas vezes ao pódio, precisamente nas duas vitórias que teve, na Indonésia e na Tailândia. Ao todo, o motociclista tem apenas cinco vitórias e mais dois pódios, desde que se estreou em 2020.

SPRINT E QUALIFICAÇÃO

Na qualificação, Marc Marquez mostrou que está de volta em grande estilo ao garantir a pole position com Pacco Bagnaia a ficar a pouco mais de três centésimas de segundo. O colega da Ducati, Jorge Martin, da equipa satélite Pramac da Ducati, completa o pódio, mas já a uma distância superior a duas décimas de segundo.

Já Miguel Oliveira, apesar não ter boas prestações nos treinos, muito abaixo dos dez mais rápidos, tendo até sofrido uma queda, o piloto acabou por corrigir a situação. Mesmo sem o acesso direto à segunda fase de qualificação. No entanto, Oliveira corrigiu e conseguiu o quarto tempo mais rápido e partirá da quarta posição no Grande Prémio.

Por outro lado, o sprint realizado posteriormente foi uma boa amostra do que se poderá passar no Grande Prémio. O campeão de Moto GP em título conseguiu o primeiro lugar ao aproveitar um erro de Jorge Martin na última volta. O piloto da Premac acabou a segundo à frente de Marc Marquez.

Quem também errou na última volta foi Miguel Oliveira. O motociclista nacional até tinha conseguido chegar ao terceiro posto, mas uma decisão errada, também durante a última volta, acabou por levar Oliveira até à sétima posição. Mesmo assim, o piloto da Aprilia amealhou três pontos.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Clayton Silva oficializado como reforço do Olympiacos de Evangelos Marinakis

Clayton Silva foi apresentado como novo jogador do Olympiacos. Avançado deixa Rio Ave e junta-se ao clube grego de Evangelos Marinakis.

Fabrizio Romano: «Bernardo Silva vai deixar o Manchester City no verão»

Bernardo Silva prepara-se para encerrar o ciclo do Manchester City. Médio de 31 anos deixa clube no final da temporada.

Wolverhampton apresenta 2 reforços no último dia do mercado

O Wolverhampton oficializou dois reforços no último dia do mercado. Angel Gomes e Adam Armstrong juntam-se aos wolves.

Sporting: Boas notícias para Rui Borges relacionado com Fotis Ioannidis

Fotis Ioannidis deverá voltar esta quinta-feira no Sporting x AVS SAD. Avançado grego está a recuperar de lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe explica o que aconteceu com os negócios de Kanté e En-Nesyri

Negócios de N'Golo Kanté e Youssef En-Nesyri colapsaram neste fim de mercado. Fenerbahçe emite comunicado oficial.

Benfica: Já é conhecida a duração do novo contrato de João Rego

João Rego vai renovar contrato com o Benfica até 2030. Jovem de 20 anos contou com o interesse de alguns clubes.

Paolo Zanetti é despedido do Hellas Verona após duas derrotas consecutivas

O Hellas Verona anunciou o despedimento de Paolo Zanetti, depois de duas derrotas seguidas frente à Udinese e ao Cagliari.