As duas rodas na América

- Advertisement -

cab desportos motorizados

Passadas duas semanas do início do campeonato, no Qatar, a classe rainha do motociclismo ruma, este fim-de-semana, às terras do Tio Sam, ou seja, aos EUA. O circuito das Américas, situado em Austin, faz parte do calendário desde 2013 e, segundo as estatísticas, é território de Marc Marquez

Mas antes de esmiuçar o Grande Prémio deste fim-de-semana, recordam-se alguns acontecimentos da corrida do Qatar, até porque pode influenciar o que se passará em Austin.

A Honda, aos comandos de Marc Marquez e Dani Pedrosa, não confirmou o favoritismo, tendo o bicampeão Marquez alcançado, apenas, o quinto lugar na corrida de domingo. Esta posição deveu-se a dois factores: ao erro cometido pelo espanhol logo na primeira volta, que o levou a ter de recuperar algumas posições, e também ao excepcional rendimento da Yamaha, com Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, e da Ducati aos comandos de Andrea Dovizioso.

Aliás, o piloto italiano da Yamaha foi o grande vencedor, contrariando deste modo todas as previsões. O próprio disse que a corrida do Qatar tinha sido das melhores da sua carreira. E a verdade é que foi. E foi também a confirmação da vitalidade do «Il Doctore».

1
Em 2014, Marc Marquez dominou no circuito das Américas.
Fonte: redbull.com

A corrida do Qatar já é passado para Marc Marquez e para os outros pilotos, e é hora de rumar ao outro lado do mundo para um circuito onde o espanhol é o claro favorito. Contudo, as condições atmosféricas – e convenhamos que são um factor importante -, mostram-se algo diferentes: a chuva parece querer aparecer e tramar o favoritismo de Marc Marquez, que venceu sempre em Austin… mas em piso seco.

Em 2014, o espanhol dominou durante todo o fim-de-semana: fez o melhor tempo em todas as sessões de treino, conseguiu a pole position, terminou a corrida a mais de quatro segundos de distância para o segundo lugar e estabeleceu o recorde do circuito. Uma autêntica máquina.

Apesar do favoritismo de Marquez, tanto os pilotos da Yamaha como da Ducati estão optimistas, considerando que a superioridade da Honda não será, este ano, tão grande como em 2014. No circuito das Américas, a velocidade será um factor importante, e as máquinas da Yamaha e da Ducati já mostraram que são mais fortes que a HRC no que toca à aceleração em recta.

A verdade é que cada Grande Prémio é um mistério. E nem sempre o favoritismo e as estatísticas se confirmam. Não podemos, porém, esquecer-nos de que o facto de a Yamaha e a Ducati terem voltado a ser competitivas só torna o Mundial mais apelativo e mais emocionante para quem segue as duas rodas. E quiçá para conquistar novos adeptos.

A corrida das Américas começa às 20h00 de Lisboa.

Foto de capa: Página de Facebook de MotoGP

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Académico de Viseu rescinde contrato com Dominik Steczyk

Dominik Steczyk deixou o Académico de Viseu. O ponta de lança, de 27 anos, rescindiu contrato com os viriatos.

Anderlecht de Vítor Bruno contrata Oleg Reacbiuk e Ilias Koutsoupias

O Anderlecht oficializou as contratações de Oleg Reabciuk e Ilias Koutsoupias. O lateral chega a custo zero e o médio por 600 mil euros.

Benfica: verão marcado por saída de vários jogadores da formação

O mercado de verão do Benfica ficou marcado por várias saídas de jogadores que realizaram a sua formação de águia ao peito.

Tunde Akinsola é reforço do Cercle Brugge

Tunde Akinsola foi anunciado no Cercle Brugge. O extremo chega da AVS SAD por 1,5 milhões de euros e assina por quatro temporadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Rúben Neves e Francisco Trincão marcam pelos seus clubes: eis os resultados do dia da Liga Saudita

O Al Hilal venceu o Al Shabab por 2-0 para a quinta jornada da Liga da Arábia Saudita. Rúben Neves fechou o resultado.

Vitória SC oficializa regresso de defesa-central por empréstimo do Samsunspor

Toni Borevković regressa ao Vitória SC por empréstimo do Samsunspor para reforçar a defesa às ordens de Tiago Margarido.

Sporting: particular cancelado e já se conhece o motivo

O jogo particular entre o Sporting e o Racing Power marcado para o dia 5 de setembro foi cancelado por motivos logísticos.