📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Casey Stoner: O campeão do mundo que foi derrotado pela saúde

- Advertisement -

Há umas semanas, falei-vos aqui do abandono de Jorge Lorenzo e de como a motivação, ou a falta dela, pode destruir a carreira de um piloto. Isso claro, aliado a uma mota que não corresponde às metas traçadas.

Hoje, falo-vos de Casey Stoner: a lenda da Ducati que decidiu parar de competir aos 26 anos quando tinha um futuro tão promissor aos comandos da Ducati. Aliás, desde a sua retirada, mais nenhum piloto conseguiu alcançar um título mundial com a marca italiana. Arrisco-me a dizer que só Casey Stoner tinha mãos para conduzir a Ducati.

O piloto australiano confessou, recentemente, numa entrevista ao podcast “Rusty’s Garage”, que sofre de síndrome de fatiga crónica – uma doença que o impede de praticar qualquer atividade física, quer seja o motociclismo ou tiro ao arco. “Não ando de kart há mais de um ano. Já não tenho energia para o fazer. Não tenho energia para pilotar, e se quiser fazê-lo, depois tenho de passar uma semana inteira no sofá”.

Casey Stoner anunciou a sua retirada no final da temporada de 2012 e, na altura, indicou motivos semelhantes aos de Jorge Lorenzo: as corridas já não eram tão desafiantes, já não sentia alegria ao pilotar a Ducati ou outra moto qualquer, bem como o cansaço com as políticas do mundial de motociclismo. E diga-se: Stoner não era o mais amado dos adeptos das duas rodas, tal como Lorenzo.

A última vez que Stoner pilotou foi em janeiro de 2018 nos testes da Ducati, em Sepang
Fonte: MotoGP

Com as mais recentes declarações do piloto australiano percebemos que os motivos da sua retirada poderão não ter sido aqueles que anunciou ao mundo em 2012. Stoner, um campeão do mundo, foi derrotado pela sua saúde. E percebeu isso antes das quedas começarem a ser mais do que as vitórias, o que levou à decisão algo surpreendente para quem tinha uma postura tão arrogante e tão fria.

O piloto australiano chegou à categoria rainha em 2006 pelas mãos da Honda, depois de ter sido campeão na antiga categoria de 250cc. Um ano depois, em 2007, trocou a marca japonesa pela Ducati e sagrou-se campeão do mundo com mais de 100 pontos de avanço para Dani Pedrosa.

Nos três anos seguintes, perdeu os títulos mundiais para Jorge Lorenzo e Valentino Rossi, mas um ano antes de anunciar a sua retirada, Casey Stoner subiu ao lugar mais alto do mundial de motociclismo e voltou a sagrar-se campeão do mundo.

Casey Stoner correu ao lado de Dani Pedrosa – que também já abandonou o mundial de motociclismo
Fonte: MotoGP

Apesar da carreira curta na categoria rainha do mundial de motociclismo, Casey Stoner deixou um legado que mais nenhum piloto conseguiu quebrar até agora: o de ser campeão do mundo aos comandos da Ducati.

E isso torna-o num dos melhores pilotos de sempre e merece também ser considerado uma lenda.

Foto de Capa: MotoGP

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniele De Rossi perto de voltar ao ativo para assumir equipa da Serie A

O Genoa está em vias de confirmar Daniele De Rossi como novo treinador. O técnico italiano está sem clube desde que deixou a AS Roma no início da época passada.

Exclusivo: Sérgio Vieira e José Faria são os dois alvos em cima da mesa para assumir o Leixões

O Leixões já trabalha na sucessão de João Nuno Fonseca. O Bola na Rede sabe que Sérgio Vieira e José Faria são alvos em cima da mesa para o clube de Matosinhos.

Leixões anuncia saída de João Nuno Fonseca do comando da equipa

João Nuno Fonseca já não é treinador do Leixões. O jovem técnico de 36 anos vai ser substituído, de forma interina, por Fernando Valente.

Rui Vitória também está a ser avaliado pelo Wolverhampton

Rui Vitória também é opção para assumir o Wolverhampton. O técnico português está sem clube desde que foi despedido do Panathinaikos.

PUB

Mais Artigos Populares

Mário Branco elogia José Mourinho e admite: «Havia uma opção B e uma C»

Mário Branco falou sobre a escolha de José Mourinho para o posto de treinador do Benfica. O diretor admitiu que havia outras opções.

Sporting atingiu marca negativa no embate frente à Juventus

O Sporting não foi além de um empate frente à Juventus, num encontro válido pela quarta jornada da Champions League.

Zeki Amdouni ‘culpa’ Bruno Lage e mostra-se desiludido com o Benfica: «Não me deram a oportunidade que eu merecia»

Zeki Amdouni passou pelo Benfica na última temporada, mas não ficou em definitivo, regressando ao Burnley.