GP Américas: Marc Márquez também erra

A CORRIDA: MARC MÁRQUEZ CAI QUANDO LIDERAVA NUM DOS SEUS CIRCUITOS FAVORITOS, FRANCESCO BAGNAIA APROVEITOU E GANHOU

Terceira corrida de MotoGP do ano, primeira vez que Marc Márquez não vence. O Grande Prémio das Américas foi o palco da primeira vitória de Francesco Bagnaia em 2025, com o italiano a aproveitar um erro do seu colega de equipa para passar para a frente e dominar a prova.

O caos chegou mesmo antes do início da corrida, com os pilotos preparados para arrancarem com pneus de chuva, até que deixou de chover, o que levou a uma correria desenfreada da maioria dos pilotos, com a direção de corrida a adiar o arranque, motivando alguma discórdia de adeptos e de chefes de equipa que já teriam pilotos a arrancar com pneus de piso seco.

Quando a corrida arrancou finalmente, Marc Márquez arrancou bem, seguido do seu irmão Álex e de Pecco Bagnaia, que saía de sexto, mas saltou logo para terceiro. A diferença para as provas anteriores é que Bagnaia parecia estar mais rápido do que o piloto da Gresini, conseguindo mesmo ultrapassá-lo para subir a segundo.

Apesar disso, Marc Márquez parecia ter a coisa controlada na frente, aumentando lentamente a sua vantagem, até que cometeu um erro, subindo um corretor e caindo sozinho, deixando Bagnaia na frente da prova. A partir daí, o italiano dominou tranquilamente, deixando Álex Márquez a 2.089 segundos, com Fabio Di Giannantonio também a fazer uma boa prova e a completar o pódio, a 3.594 segundos do vencedor.

Os restantes classificados terminaram muito mais atrás, com Franco Morbidelli em quarto, a mais de sete segundos do colega de equipa e à frente de Jack Miller, que fez uma boa prova e foi o melhor não-Ducati. O australiano bateu Marco Bezzecchi, que também fez uma boa recuperação, Enea Bastianini, Luca Marini, Ai Ogura e Fabio Quartararo, que completou o top-10.

Álex Rins, Raúl Fernández, Augusto Fernández, Maverick Viñales (que teve de começar do pitlane devido a um problema na sua moto antes do arranque) e Lorenzo Savadori completaram os pilotos nos lugares pontuáveis, à frente de Somkiat Chantra e de Johann Zarco, que caiu, mas ainda terminou a corrida. Para além de Marc Márquez (que perde a liderança do Mundial para o irmão Álex), não terminaram Fermín Aldeguer, Joan Mir e Pedro Acosta (todos devido a quedas) e Brad Binder (com problemas na moto).

PILOTO DO DIA

Francesco Bagnaia (Ducati) – Se, por um lado, a vitória lhe caiu um pouco no colo devido à queda do companheiro de equipa, é justo reforçar, por outro lado, que o italiano esteve melhor do que nos outros Grandes Prémios, sendo mais rápido do que Álex Márquez e estando em posição para ganhar quando Marc caiu.

DESILUSÃO DO DIA

Marc Márquez (Ducati) – Parecia que ia ser mais um passeio de domingo para o mais velho dos irmãos Márquez, mas um erro não-forçado retirou-o da corrida e também a liderança do Mundial. Não é esperado que o espanhol dê muitas mais borlas deste género, mas desta vez cometeu um erro que lhe custou caro.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal define prioridade: renovar com 2 estrelas da equipa

O Arsenal prepara a renovação de duas peças fundamentais do plantel. William Saliba e Gabriel Martinelli perto de renovar contrato com os gunners.

Portugal bate a França na última jornada mas está fora das meias-finais da Superfinal da Liga Europeia de Futebol de Praia

Portugal bateu a França por 4-2, na última jornada da Superfinal da Liga Europeia. A equipa das quinas acabou eliminada na fase de grupos.

México chama por Chimy Ávila e avançado pode deixar o Real Bétis

O Pumas do México procura acordo por empréstimo com opção de compra junto do Real Bétis por Chimy Ávila. Avançado tem nacionalidade argentina.

Nova vida no Manchester City para Kalvin Phillips?

Kalvin Phillips deverá ser incluído na lista de inscritos da equipa de Pep Guardiola. Médio continua no Manchester City e pode mesmo voltar a jogar pelo clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador do Manchester United avisa Ruben Amorim sobre Benjamin Sesko: «Só espero que não estejam a cometer o mesmo erro»

Nicky Butt, antigo jogador do Manchester United, falou sobre a integração de Benjamin Sesko nos red devils e deixou aviso a Ruben Amorim.

Chelsea garante contratação de Emmanuel Emegha para 2026

Emmanuel Emegha é a mais recente contratação do Chelsea. O avançado neerlandês de 22 anos vai juntar-se ao clube londrino em 2026.

Roy Keane sem pena de Nuno Espírito Santo: «Já era um morto a deambular»

Nuno Espírito Santo foi despedido do Nottingham Forest. Roy Keane comentou a saída e deixou uma mensagem forte aos treinadores da Premier League.