📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GP França: Chuva abençoa vitória caseira de Zarco

- Advertisement -

A CORRIDA: FRANCÊS VENCE DE FORMA INESPERADA, MARC MÁRQUEZ GANHA PONTOS AOS RIVAIS

Ainda não tínhamos tido uma corrida como esta em França este ano. Marc Márquez, Álex Márquez e Pecco Bagnaia têm sido os pilotos que ocuparam o pódio mais vezes em 2025, mas as condições deste domingo, com a chuva a cair, abriam portas a um resultado surpreendente. E foi precisamente isso que aconteceu, com Johann Zarco a vencer em casa, no circuito de Le Mans.

Tudo começou na volta de formação, com os pilotos a entrarem todos na box para trocarem para a moto de chuva, o que levou à bandeira vermelha neste GP de França. Na segunda volta de instalação, a maioria dos pilotos voltou a entrar na box para voltar à moto de piso seco. Alguns ficaram na grelha e quem não o fez foi penalizado com dupla volta longa.

Marc Márquez, Álex Márquez, Viñales, Quartararo, Morbidelli, Bastianini, Binder, Mir, Acosta, Di Giannantonio, Ogura, Fernández e Aldeguer foram todos penalizados. Na primeira volta, Zarco até saiu prejudicado, num incidente que levou às quedas de Bastianini, Bagnaia e Mir, com o homem da KTM a provocar a queda do piloto da Ducati.

Mas o facto de Zarco estar com os pneus certos deu-lhe vantagem para o resto da corrida, com a maioria dos restantes pilotos a ter de cumprir duas voltas longas e a acabar eventualmente por trocar de moto. Lorenzo Savadori era o primeiro dos não-penalizados, mas não tinha ritmo para se manter na frente, seguido de Jack Miller, que acabou por cair.

Depois vinha Zarco, com Miguel Oliveira virtualmente no segundo lugar da corrida em França. O português seria provavelmente candidato à vitória se estivesse a 100% fisicamente nestas condições. Contudo, vindo de lesão, foi ultrapassado por pilotos mais rápidos e acabaria mesmo por cair ao longo da corrida.

O piloto francês da LCR acabou por vencer com uma vantagem enorme para Marc Márquez, que, aproveitando todo o caos, acabou mesmo por ficar em segundo. Fermín Aldeguer teve o seu melhor fim de semana na categoria principal, com terceiro lugar em ambas as corridas, tendo ultrapassado Pedro Acosta nesta corrida longa. O homem da KTM foi quarto classificado, à frente de Maverick Viñales.

Takaaki Nakagami, a competir no GP de França deste fim de semana como wild-card da Honda, conseguiu um brilhante sexto lugar, à frente de Raúl Fernández, que obteve o melhor resultado da época. Fabio Di Giannantonio, Lorenzo Savadori e Ai Ogura completaram o top-10. Luca Marini, Álex Rins, Enea Bastianini, Marco Bezzecchi e Franco Morbidelli completaram os lugares pontuáveis, com Pecco Bagnaia a terminar em 16.º e último.

PILOTO DO DIA

Johann Zarco (LCR) – É sempre especial ver uma vitória de um piloto que compete em casa, mais ainda quando esse piloto não é de todo favorito a vencer. Esta vitória baseou-se na estratégia certa, com o francês a manter-se com a moto com pneus de chuva e a tirar partido disso.

DESILUSÃO DO DIA

Álex Márquez (Gresini) – As condições estavam difíceis para todos, mas Álex Márquez, apesar de ter sido um dos pilotos penalizados, estava a fazer uma corrida que lhe permitiria terminar no pódio. Contudo, duas quedas estragaram-lhe os planos que tinha para este GP de França, com a segunda a forçá-lo a abandonar.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Thomas Tuchel deixa recado para Jude Bellingham: «Podes ficar zangado com o treinador…»

Thomas Tuchel, selecionador inglês, explicou a decisão de não lançar Jude Bellingham frente à Sérvia e sublinhou a importância da união da equipa.

Moisés Conceição é oficialmente reforço do Amarante da Liga 3

Moisés Conceição, avançado de 24 anos, deixa o CD Cinfães e volta à Liga 3, onde já atuou na época passada.

Allen Flanigan está de saída do FC Porto menos de um mês depois de ser apresentado

Allen Flanigan, extremo norte-americano de 24 anos, está de saída do FC Porto. O jogador tinha chegado em outubro.

Mauro Jerónimo assume comando do bicampeão do Vietname até 2027

Mauro Jerónimo, treinador açoriano, vai treinar o Thep Xanh Nam Dinh, clube que tem presença garantida na Champions League Asiática 2.

PUB

Mais Artigos Populares

Reforço de Pep Guardiola desmente críticas: «Fui retratado como um jogador difícil de treinar»

Rayan Cherki rejeitou a imagem polémica que ligavam o jogador a uma personalidade rebelde. O atleta chegou ao Manchester City no verão.

Karim Adeyemi acusado por uso e posse ilegal de armas

Karim Adeyemi foi acusado de uso e posse ilegal de armas. O avançado do Borussia Dortmund terá de pagar uma multa milionária.

Gerard Moreno pensou em terminar a carreira: «Cheguei a casa e disse ‘Basta, vou desistir’»

Gerard Moreno pensou em terminar a carreira devido às lesões. O atleta do Villarreal falou sobre os seus problemas físicos ao jornal AS, e destacou o apoio da família.