📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GP França: Chuva abençoa vitória caseira de Zarco

- Advertisement -

A CORRIDA: FRANCÊS VENCE DE FORMA INESPERADA, MARC MÁRQUEZ GANHA PONTOS AOS RIVAIS

Ainda não tínhamos tido uma corrida como esta em França este ano. Marc Márquez, Álex Márquez e Pecco Bagnaia têm sido os pilotos que ocuparam o pódio mais vezes em 2025, mas as condições deste domingo, com a chuva a cair, abriam portas a um resultado surpreendente. E foi precisamente isso que aconteceu, com Johann Zarco a vencer em casa, no circuito de Le Mans.

Tudo começou na volta de formação, com os pilotos a entrarem todos na box para trocarem para a moto de chuva, o que levou à bandeira vermelha neste GP de França. Na segunda volta de instalação, a maioria dos pilotos voltou a entrar na box para voltar à moto de piso seco. Alguns ficaram na grelha e quem não o fez foi penalizado com dupla volta longa.

Marc Márquez, Álex Márquez, Viñales, Quartararo, Morbidelli, Bastianini, Binder, Mir, Acosta, Di Giannantonio, Ogura, Fernández e Aldeguer foram todos penalizados. Na primeira volta, Zarco até saiu prejudicado, num incidente que levou às quedas de Bastianini, Bagnaia e Mir, com o homem da KTM a provocar a queda do piloto da Ducati.

Mas o facto de Zarco estar com os pneus certos deu-lhe vantagem para o resto da corrida, com a maioria dos restantes pilotos a ter de cumprir duas voltas longas e a acabar eventualmente por trocar de moto. Lorenzo Savadori era o primeiro dos não-penalizados, mas não tinha ritmo para se manter na frente, seguido de Jack Miller, que acabou por cair.

Depois vinha Zarco, com Miguel Oliveira virtualmente no segundo lugar da corrida em França. O português seria provavelmente candidato à vitória se estivesse a 100% fisicamente nestas condições. Contudo, vindo de lesão, foi ultrapassado por pilotos mais rápidos e acabaria mesmo por cair ao longo da corrida.

O piloto francês da LCR acabou por vencer com uma vantagem enorme para Marc Márquez, que, aproveitando todo o caos, acabou mesmo por ficar em segundo. Fermín Aldeguer teve o seu melhor fim de semana na categoria principal, com terceiro lugar em ambas as corridas, tendo ultrapassado Pedro Acosta nesta corrida longa. O homem da KTM foi quarto classificado, à frente de Maverick Viñales.

Takaaki Nakagami, a competir no GP de França deste fim de semana como wild-card da Honda, conseguiu um brilhante sexto lugar, à frente de Raúl Fernández, que obteve o melhor resultado da época. Fabio Di Giannantonio, Lorenzo Savadori e Ai Ogura completaram o top-10. Luca Marini, Álex Rins, Enea Bastianini, Marco Bezzecchi e Franco Morbidelli completaram os lugares pontuáveis, com Pecco Bagnaia a terminar em 16.º e último.

PILOTO DO DIA

Johann Zarco (LCR) – É sempre especial ver uma vitória de um piloto que compete em casa, mais ainda quando esse piloto não é de todo favorito a vencer. Esta vitória baseou-se na estratégia certa, com o francês a manter-se com a moto com pneus de chuva e a tirar partido disso.

DESILUSÃO DO DIA

Álex Márquez (Gresini) – As condições estavam difíceis para todos, mas Álex Márquez, apesar de ter sido um dos pilotos penalizados, estava a fazer uma corrida que lhe permitiria terminar no pódio. Contudo, duas quedas estragaram-lhe os planos que tinha para este GP de França, com a segunda a forçá-lo a abandonar.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfo sobre a Tunísia coloca Nigéria na liderança do Grupo C da CAN

A Nigéria derrotou a Tunísia por 3-2, em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos da CAN. Confere os resultados do dia da competição.

Estoril Praia goleia Alverca e sobe ao 9.º lugar da Primeira Liga

O Estoril Praia recebeu e goleou o Alverca por 4-1, no encontro a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.

Juventus vence no terreno do Pisa e assume 3.º lugar da Serie A à condição

A Juventus deslocou-se até ao terreno do Pisa e venceu por 2-0, em jogo da 17.ª jornada da Serie A. Confere os resultados do dia da competição.

FC Porto multado após denúncia de Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga

O FC Porto foi multado em 12.750 euros na sequência do processo instaurado após o jogo entre FC Porto e Braga e que envolveu Fábio Veríssimo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Real Madrid confessa: «Cristiano Ronaldo é o maior jogador da história do Real Madrid»

Lucas Vásquez falou sobre algumas das figuras que passaram pelo Real Madrid e destacou Cristiano Ronaldo como o melhor jogador da história do clube.

José Mourinho nunca perdeu frente ao Braga mas não ganhou o jogo que disputou pelo Benfica frente aos minhotos em 2000

José Mourinho prepara-se para fazer o seu décimo jogo oficial frente ao Braga. O técnico nunca perdeu frente aos minhotos, mas não venceu o jogo que disputou ao serviço do Benfica.

Geny Catamo confessa: «Desde criança tinha o sonho de jogar com a camisola 10»

Geny Catamo herdou a camisola 10 no início da temporada no Sporting e assumiu o mesmo número na seleção de Moçambique para a CAN.