MotoGP: 5 factos sobre o GP de Portugal

1.

- Advertisement -

O 1.º GP de Portugal… em Espanha e o 1.º em solo português – Não seria um verdadeiro Grande Prémio português se não houvesse algo fora do normal, certo? Portugal “entrou” para o mundial de MotoGP em 1987 e porquê em aspas? Pois o circuito do Estoril era o destinado a receber a corrida, contudo, foi o circuito de Jamara, em Madrid, que foi usado nesse GP. De português só teve mesmo o nome, porque de resto… mais nada.

Por isso, vamos ter de avançar 13 anos para realmente ser o verdadeiro Grande Prémio de Portugal e o primeiro, claro está. Na categoria máxima, 500cc, venceu o australiano Garry McCoy numa Yamaha e o restante pódio foi constituído por Kenny Roberts Jr. (Suzuki) e por Valentino Rossi (Honda). O jovem piloto italiano já tinha deixado o aviso que poderia reinar nas pistas do Estoril, visto que já tinha deixado a sua marca com a volta mais rápida: 1:42.200.

Nas categorias inferiores, venceram o japonês Daijiro Kato (Honda) nas 250cc e o espanhol Emilio Alzamora (Honda) nas 125cc. De destacar ainda a presença de dois pilotos portugueses nestas duas categorias também: Felisberto Teixeira (Yamaha) nas 250cc e José Leite (Honda) nas 125cc.

O ano de 2000 foi o início de 12 anos consecutivos de MotoGP em Portugal e no traçado do Estoril. Agora, e 20 anos depois, Estoril é trocado para se viajar um pouco mais a sul do país para Portimão receber pela primeira vez o Mundial, tal como já tinha também acontecido com a Fórmula 1.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

André Vidigal é reforço do Wycombe Wanderers

André Vidigal deixa o Stoke City e ruma ao Wycombe Wanderers, onde inicia um novo desafio na sua carreira após ter sido anunciado como reforço no último dia do mercado de transferências.

Matías Lacava está de regresso ao Vizela

O Vizela oficializou o regresso de Matías Lacava, que assina contrato válido até junho de 2027. O avançado venezuelano reforça o plantel para a próxima temporada e meia.

Luis Guilherme estreia-se a marcar pelo Sporting: fim de seca e afirmação no futebol europeu

Luis Guilherme estreou-se a marcar pelo Sporting na partida contra o AVS SAD, encontro dos quartos de final da Taça de Portugal.

Álvaro Fidalgo reforça o Real Bétis e assina até 2030

O Real Bétis anunciou a contratação de Álvaro Fidalgo. Após chegar a acordo com o Club de Futebol América, o clube de Sevilha fechou o médio espanhol até 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

Gustavo Varela quer suceder a Pablo Felipe… e Benfica está atento

Gustavo Varela está emprestado ao Gil Vicente por parte do Benfica. O conjunto de Barcelos vendeu recentemente Pablo Felipe ao West Ham United.

Frederico Varandas volta a ser absolvido num processo por palavras contra Pinto da Costa

Frederico Varandas foi absolvido pelo Tribunal da Relação de Lisboa no processo por chamar 'corruptor ativo' a Pinto da Costa.

Eis o calendário de Portugal no Mundial de Rugby 2027 na Austrália

Portugal vai abrir as contas do Mundial 2027 num embate com a Irlanda no dia 4 de outubro e terminará a fase de grupos a 7 de outubro no encontro com a Escócia.