MotoGP: 5 factos sobre o GP de Portugal

1.

- Advertisement -

O 1.º GP de Portugal… em Espanha e o 1.º em solo português – Não seria um verdadeiro Grande Prémio português se não houvesse algo fora do normal, certo? Portugal “entrou” para o mundial de MotoGP em 1987 e porquê em aspas? Pois o circuito do Estoril era o destinado a receber a corrida, contudo, foi o circuito de Jamara, em Madrid, que foi usado nesse GP. De português só teve mesmo o nome, porque de resto… mais nada.

Por isso, vamos ter de avançar 13 anos para realmente ser o verdadeiro Grande Prémio de Portugal e o primeiro, claro está. Na categoria máxima, 500cc, venceu o australiano Garry McCoy numa Yamaha e o restante pódio foi constituído por Kenny Roberts Jr. (Suzuki) e por Valentino Rossi (Honda). O jovem piloto italiano já tinha deixado o aviso que poderia reinar nas pistas do Estoril, visto que já tinha deixado a sua marca com a volta mais rápida: 1:42.200.

Nas categorias inferiores, venceram o japonês Daijiro Kato (Honda) nas 250cc e o espanhol Emilio Alzamora (Honda) nas 125cc. De destacar ainda a presença de dois pilotos portugueses nestas duas categorias também: Felisberto Teixeira (Yamaha) nas 250cc e José Leite (Honda) nas 125cc.

O ano de 2000 foi o início de 12 anos consecutivos de MotoGP em Portugal e no traçado do Estoril. Agora, e 20 anos depois, Estoril é trocado para se viajar um pouco mais a sul do país para Portimão receber pela primeira vez o Mundial, tal como já tinha também acontecido com a Fórmula 1.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona assegura continuidade na Fórmula 1 com novo modelo de rotação

O circuito de Barcelona assegurou a continuidade no Mundial de Fórmula 1, mas passará a receber a prova apenas em anos pares a partir de 2026.

Frederico Varandas responde ao FC Porto: «Quem escreve este comunicado sabe que está a mentir»

Frederico Varandas reagiu ao comunicado do FC Porto. Dirigente leonino falou com os jornalistas em Alcochete e tomou posição pelo Sporting.

Antonio Cassano sai em defesa de Alessandro Bastoni após simulação frente à Juventus: «Quem ataca deveria ter vergonha»

Este sábado a Inter Milão venceu o Juventus por 3-2 num jogo ficou marcado pela expulsão de Kalulu, após uma falta inexistente em Alessandro Bastoni. Antonio Cassano saiu em defesa do internacional italiano.

Filipe Luís sai em defesa do ex-Gil Vicente, Andrew: «Vejo a qualidade dele no dia a dia»

Filipe Luís saiu em defesa de Andrew após o clássico frente ao Botafogo. O antigo guarda-redes do Gil Vicente foi alvo de fortes vaias sempre que tocava na bola.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Vizela Samuel Essende oficializado como reforço do Young Boys

Samuel Essende foi confirmado como reforço do Young Boys. O antigo avançado do Vizela assinou um vínculo com os suíços até 2029.

Fran Escribá é o novo treinador do Real Valladolid

Fran Escribá está de volta ao segundo escalão do futebol espanhol para treinar o Valladoid. O treinador estava sem clube e sucede a Luis Tevenet no comando técnico dos espanhóis.

Rodrigo Zalazar e o futuro: «Sei que há equipas interessadas»

Rodrigo Zalazar concedeu uma entrevista ao Diario AS com o Benfica x Real Madrid como pano de fundo. Médio falou do futuro.