MotoGP: 5 factos sobre o GP de Portugal

1.

O 1.º GP de Portugal… em Espanha e o 1.º em solo português – Não seria um verdadeiro Grande Prémio português se não houvesse algo fora do normal, certo? Portugal “entrou” para o mundial de MotoGP em 1987 e porquê em aspas? Pois o circuito do Estoril era o destinado a receber a corrida, contudo, foi o circuito de Jamara, em Madrid, que foi usado nesse GP. De português só teve mesmo o nome, porque de resto… mais nada.

Por isso, vamos ter de avançar 13 anos para realmente ser o verdadeiro Grande Prémio de Portugal e o primeiro, claro está. Na categoria máxima, 500cc, venceu o australiano Garry McCoy numa Yamaha e o restante pódio foi constituído por Kenny Roberts Jr. (Suzuki) e por Valentino Rossi (Honda). O jovem piloto italiano já tinha deixado o aviso que poderia reinar nas pistas do Estoril, visto que já tinha deixado a sua marca com a volta mais rápida: 1:42.200.

Nas categorias inferiores, venceram o japonês Daijiro Kato (Honda) nas 250cc e o espanhol Emilio Alzamora (Honda) nas 125cc. De destacar ainda a presença de dois pilotos portugueses nestas duas categorias também: Felisberto Teixeira (Yamaha) nas 250cc e José Leite (Honda) nas 125cc.

O ano de 2000 foi o início de 12 anos consecutivos de MotoGP em Portugal e no traçado do Estoril. Agora, e 20 anos depois, Estoril é trocado para se viajar um pouco mais a sul do país para Portimão receber pela primeira vez o Mundial, tal como já tinha também acontecido com a Fórmula 1.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Welcome to Portuguese League | Estrela da Amadora x Alverca

Não foi preciso esperar muito tempo para, no mesmo palco, ver a representação extremada do surrealismo que por vezes a Primeira Liga nos presenteia. O Estrela da Amadora x Alverca teve de tudo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quero jogadores capazes de jogar futebol»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. Custódio Castro analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

José Faria responde ao Bola na Rede: «Pretendemos ter mobilidade e tirar referências individuais ao adversário»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. José Faria analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Sporting insiste em Yeremay Hernández e prepara terceira proposta

O Sporting está interessado em garantir a contratação de Yeremay Hernández neste mercado de transferências de verão. O jogador pertence aos quadros do Deportivo de La Coruña.

PUB

Mais Artigos Populares

Getafe derrota Sevilha para a La Liga

O Getafe foi à Andaluzia vencer o Sevilha por duas bolas a uma, em jogo da segunda jornada da La Liga, realizado durante a noite desta segunda-feira.

Empate entre o Estrela da Amadora e o Alverca teve menu completo com expulsões, penáltis falhados, substituição de árbitros e muitos golos

O Estrela da Amadora e o Alverca encerraram - por agora - a terceira jornada da Primeira Liga. Empate a duas bolas na Reboleira num jogo com momentos para todos os gostos.

Atenção, Benfica: eis a razão pela qual Carlos Álvarez tem somado poucos minutos em 2025/26

Carlos Álvarez é o mais recente alvo do Benfica neste mercado de transferências. O jogador representa o Levante. O espanhol esteve lesionado nas últimas semanas.