Última horaJosé Juan Romero: do Real Bétis a Ceuta, dos milagres dentro de campo ao futebol em segundo plano
Publicidade

Antevisão GP Valência: O adeus a Jorge Lorenzo

David Pacheco · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O Grande Prémio de Valência marca o fim da temporada de MotoGP. A grande surpresa do fim de semana foi o anúncio da retirada de Jorge Lorenzo. O espanhol, campeão do mundo em 2010, 2012 e 2015, com a Yamaha, retira-se após um ano marcado por lesões e exibições pouco conseguidas a bordo da Honda oficial, equipa que tem o campeão Marc Márquez e que é a campeã de construtores.

Mas vamos ao circuito de Valência. O último Grande Prémio viu Fabio Quartararo liderar o TL1, TL2 e TL3, para no TL4 Marc Márquez, apesar de uma queda, ser o mais rápido. Ou seja, chegados à qualificação, Fabio Quartararo era o grande favorito, mas ainda havia uma palavra a dizer de Márquez e também de Maverick Vinales, que nas últimas duas corridas tem estado muito bem.

Mas foi o francês que conseguiu a pole position com um tempo de 1:29.978s. Quartararo foi seguido por Márquez, que ficou a 0.032s do homem da Yamaha Petronas. Já na terceira posição, Jack Miller colocou a PRAMAC Ducati lá, com um tempo de 1:30.086s.

Será que Quartararo vence pela primeira vez no MotoGP?
Fonte: Petronas SRT

Maverick Vinales desta vez parte da segunda fila da grelha de partida com o quarto lugar na qualificação.

Para amanhã as apostas vão para Márquez, mas será que é desta que Quartararo finalmente vence? Já são seis pole position para o piloto da Yamaha, mas nenhuma vitória, neste que é o seu ano de estreia no MotoGP.

O homem que vai para “a reforma”, Jorge Lorenzo, parte apenas do 16.º lugar, num último Grande Prémio onde a sua posição não faz justiça ao grande piloto que é. Gostaria de o ver nos dez primeiros, mas é uma tarefa muito difícil para o piloto da Honda.

Nas Ducati de fábrica, Andrea Dovizioso sai de sexto, enquanto, na minha opinião, Danillo Petrucci não foi a escolha acertada para esta moto. O italiano sai de décimo para a última corrida do ano, nunca tendo-se destacado na moto vermelha.

Uma temporada muito aquém das expetativas para Danilo Petrucci.
Fonte: MotoGP

Miguel Oliveira não participa e foi substituído pelo seu colega na equipa Tech3 em 2020, Iker Lecuona, que sai do 19.º lugar.

Fonte: MotoGP

Foto de Capa: HRC – Honda Racing Corporation

Artigo revisto por Diogo Teixeira

David Pacheco

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

José Juan Romero: do Real Bétis a Ceuta, dos milagres dentro de campo ao futebol em segundo plano

SEVILHA, ANDALUZIA- Espanha não tem sido notícia apenas por boas razões nos últimos meses, bem pelo contrário. A queda do governo de Pedro Sánchez está na ordem do dia e tal ‘crise’ justifica-se com vários pontos: alianças políticas que já não estavam a funcionar, aumento do descontentamento da população, salários que não acompanham o custo de vida, crise habitacional que levou a manifestações por todo o território… No entanto, a memória é traiçoeira. Faz-nos pensar que certos acontecimentos já ocorreram há bastante tempo, quando não é bem assim. Quantos se recordam do dia 30 de julho de 2026? Foi nessa data que ocorreu o começo da crise migratória de Ceuta e as consequências da mesma ainda se fazem sentir hoje em dia. 70 mil pessoas oriundas de Marrocos entraram no território a partir do mar durante as 48 horas, provocando uma crise migratória totalmente inesperada. As razões que estiveram na origem desta entrada em massa não são o foco desta análise. A maioria das pessoas teria uma boa índole, procurando o melhor para si e para os seus. Histórias de vida diferentes umas das outras, mas o objetivo comum de atingir a felicidade. No entanto, também existiu o outro lado da moeda: quem procurou o conflito e a criação de um ambiente tóxico.

Ricardo João Lopes · 5 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Quem é o rei da Andaluzia? É o Real Bétis. Ah, bem me parecia!

SEVILHA, ESPANHA- As últimas temporadas permitiram confirmar um novo paradigma no futebol espanhol. A Andaluzia, recheada de históricos por todas as suas províncias, acabou por ver o Real Bétis transformar-se na instituição mais forte da região. O designado de número 1. Há poucas missões mais difíceis que esta. Uma Comunidade Autónoma larga, com cidades com um espólio enorme, não é fácil de dominar. Para isso, os béticos lograram montar um projeto com vários prazos e uma figura central, beneficiando também do mau momento vivido por outras instituições. Ao pensarmos no futebol na Andaluzia, sem dúvida alguma que o Real Bétis é um dos primeiros emblemas que nos vêm à cabeça. No entanto, o Sevilha já foi o Rei da Europa League e é lembrado em primeiro lugar por muitos. Málaga, Granada, Cádiz, Almería, Real Jaén… as preferências dividem-se, como em tudo. Porém, o domínio estabelecido pela instituição do Benito Villamarín é inegável. Vivemos tempos em que o verde e brancos está na moda no sul de Espanha.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.