Moto GP: Uma volta rápida à temporada de 2016

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesDepois do mundial escaldante de 2015, o de 2016 prometia muita animação e adrenalina. Foi uma temporada como há muito não se assistia, onde o equilíbrio entre os pilotos foi um dos pontos fortes deste ano. Mas apesar de tudo isso, Marc Márquez chegou e arrasou com a concorrência.

Se em 2015 assistimos a um Marc Márquez descontrolado, imaturo e pouco ciente dos riscos que corria, o mesmo não aconteceu em 2016. Aliás, o piloto espanhol não podia correr o risco de voltar a perder o título mundial por culpa própria. E é, talvez, aqui que Marc Márquez se destacou de tudo o resto. Tanto ele como a equipa da Honda Repsol perceberam que era necessário mudar de estratégia e que a mentalidade de Marc Márquez precisava de uma mudança quase brusca.

Com o objectivo de conquistar o título, o piloto e a equipa fizeram uma espécie de acordo onde cada parte tinha tarefas bem específicas. Marc Márquez tinha de controlar a sua imaturidade e perceber que conquistar só 10 pontos numa corrida era melhor do que acabar a prova sem qualquer pontuação; enquanto a equipa tentava colocar a Honda mais competitiva. E foi isso que aconteceu: criaram uma estrutura forte em torno de Marc Márquez e o próprio piloto alterou a sua forma de encarar cada corrida. O sucesso e o título de campeão deve-se, essencialmente, à estrutura e à mudança.

Fonte: Marc Marquez
Marc Márquez já conta com cinco títulos mundiais, três deles na categoria rainha do mundial de motociclismo
Fonte: Marc Marquez

De salientar que este foi o terceiro título conquistado por Márquez na categoria rainha, o que faz dele a referência do motociclismo actualmente.

Apesar do domínio do piloto espanhol, o mundial de 2016 foi o mais equilibrado dos últimos anos. Assistimos à quebra da hegemonia “Márquez, Rossi e Lorenzo” como os únicos capazes de chegar ao lugar mais alto do pódio, e foram nove os pilotos diferentes que conseguiram alcançar a vitória.

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ula de José Peseiro goleia Jeddah e reforça a sua candidatura à promoção ao primeiro escalão do futebol saudita

AlUla de José Peseiro goleou o Jeddah por 4-0. A equipa liderada pelo português reforça o 3.º lugar que garante o acesso ao play off de subida.

Oskar Pietuszewski alcança marca histórica no Benfica x FC Porto deste domingo

Oskar Pietuszewski tornou-se o 2.º jogador mais jovem de sempre a marcar num clássico entre Benfica x FC Porto.

Leonardo Jardim vence título na estreia pelo Flamengo

O Flamengo venceu o Fluminense em penáltis e conquistou o Campeonato Carioca. Foi a estreia de Leonardo Jardim no comando da equipa.

Boston Celtics vencem em Cleveland Cavaliers com Neemias Queta em destaque

Neemias Queta foi destaque na vitória dos Boston Celtics sobre os Cleveland Cavaliers. O português apesar de não ter estado tão eficaz ao nível dos pontos, somou 11 ressaltos.

PUB

Mais Artigos Populares

Os 9 jogos que faltam a FC Porto, Sporting e Benfica até ao final da Primeira Liga

Após a jornada 25 da Primeira Liga, ficaram por jogar-se nove encontros até ao final. O FC Porto segue líder, com 66 pontos, mais quatro do que o Sporting e mais sete do que o Benfica.

Santa Clara surpreende com triunfo caseiro frente ao Vitória SC e escapa dos lugares de despromoção

No último jogo deste domingo, o Santa Clara derrotou o Vitória SC por duas bolas a zero num encontro da 25.ª jornada da Primeira Liga.

Kika Nazareth analisou o Benfica x FC Porto e reafirmou desejo: «A minha vontade é regressar um dia caso me queiram e me abram...

Kika Nazareth esteve no Estádio da Luz a assistir ao Benfica x FC Porto. A avançada falou do Clássico e assumiu que quer voltar ao clube da Luz.