Moto GP: Uma volta rápida à temporada de 2016

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesDepois do mundial escaldante de 2015, o de 2016 prometia muita animação e adrenalina. Foi uma temporada como há muito não se assistia, onde o equilíbrio entre os pilotos foi um dos pontos fortes deste ano. Mas apesar de tudo isso, Marc Márquez chegou e arrasou com a concorrência.

Se em 2015 assistimos a um Marc Márquez descontrolado, imaturo e pouco ciente dos riscos que corria, o mesmo não aconteceu em 2016. Aliás, o piloto espanhol não podia correr o risco de voltar a perder o título mundial por culpa própria. E é, talvez, aqui que Marc Márquez se destacou de tudo o resto. Tanto ele como a equipa da Honda Repsol perceberam que era necessário mudar de estratégia e que a mentalidade de Marc Márquez precisava de uma mudança quase brusca.

Com o objectivo de conquistar o título, o piloto e a equipa fizeram uma espécie de acordo onde cada parte tinha tarefas bem específicas. Marc Márquez tinha de controlar a sua imaturidade e perceber que conquistar só 10 pontos numa corrida era melhor do que acabar a prova sem qualquer pontuação; enquanto a equipa tentava colocar a Honda mais competitiva. E foi isso que aconteceu: criaram uma estrutura forte em torno de Marc Márquez e o próprio piloto alterou a sua forma de encarar cada corrida. O sucesso e o título de campeão deve-se, essencialmente, à estrutura e à mudança.

Fonte: Marc Marquez
Marc Márquez já conta com cinco títulos mundiais, três deles na categoria rainha do mundial de motociclismo
Fonte: Marc Marquez

De salientar que este foi o terceiro título conquistado por Márquez na categoria rainha, o que faz dele a referência do motociclismo actualmente.

Apesar do domínio do piloto espanhol, o mundial de 2016 foi o mais equilibrado dos últimos anos. Assistimos à quebra da hegemonia “Márquez, Rossi e Lorenzo” como os únicos capazes de chegar ao lugar mais alto do pódio, e foram nove os pilotos diferentes que conseguiram alcançar a vitória.

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Andebol: Jogo entre AA Avanca e Benfica interrompido aos cinco minutos devido às más condições do piso

O AA Avanca x Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal foi interrompido devido à condições do piso e será retomado numa data ainda por definir.

Athletic e Real Sociedad apuram-se para as meias-finais da Taça do Rei

O Athletic bateu o Valencia por 2-1 com um golo nos descontos e a Real Sociedad visitou e venceu o Alavés por 3-2, nos quartos-de-final da Taça do Rei.

Fafe e Torreense empatam e decidem finalista da Taça de Portugal na segunda-mão

O Fafe e o Torreense empataram a uma bola durante a noite desta quarta-feira, num encontro válido pela meia-final da Taça de Portugal.

Lyon de Paulo Fonseca vence 11.º jogo consecutivo e Nice completa reviravolta histórica: Eis os resultados do dia na Taça de França

Nos 16-avos de final da Taça de França, o Lyon venceu por 2-0 frente ao Laval e o Nice completou uma enorme reviravolta e bateu o Montpellier por 3-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez com muito para pensar: a situação dos pontas de lança candidatos a serem chamados por Portugal

Portugal deverá levar três pontas de lança para o Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão incluídos.

Estugarda bate equipa da segunda divisão e garante o lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha

O Estugarda marcou o seu lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha, esta terça-feira, com a vitória por 3-0 no terreno do Holstein Kiel.

Renato Nhaga deixa os cofres do Casa Pia cheios: venda do médio e a maior da história dos gansos

Renato Nhaga foi vendido ao Galatasaray, rendendo ao Casa Pia uma verba fixa de seis milhões e meio de euros.