O GP da Catalunha em MotoGP

- Advertisement -

cab desportos motorizados O circuito de Montmeló, em Barcelona, recebe este fim-de-semana o Mundial de motociclismo, depois dos grandes prémios de Le Mans, em França, e Mugello, em Itália. E com uma grande reviravolta a nível de pontuação na tabela classificativa. Se, à chegada a Le Mans, Valentino Rossi era líder isolado do campeonato, o italiano chega ao circuito catalão com apenas seis pontos de vantagem para o rival, e companheiro de equipa, Jorge Lorenzo.

O piloto espanhol venceu os dois últimos Grandes Prémios, enquanto Rossi somou um segundo lugar (Le Mans) e um terceiro lugar (Mugello.) Já Marc Marquez continua a não conseguir atingir os resultados da época passada. No circuito francês, não foi além de um quarto lugar e, em Mugello, caiu e não somou qualquer ponto.

A pista de Montmeló tem um enorme significado para a maioria dos pilotos espanhóis. Não só a maior parte corre em «casa», porque vive relativamente perto de Barcelona, como este é um circuito completamente dominado pelos espanhóis desde que a classe rainha se rege a motores de quatro tempos. Aliás, o último piloto não espanhol a ganhar no circuito catalão foi Andrea Iannonne na classe de moto2. Na Catalunha, também domina a equipa Yamaha, com sete grandes prémios vencidos, enquanto a Honda registou quatro vitórias e a Ducati duas.

Nos últimos quatro anos, os pilotos da Honda conseguiram alcançar a pole position, mas ficaram-se por aí: partiram do primeiro lugar da grelha de partida mas não conseguiram alcançar a vitória. O primeiro lugar do pódio ficou, sempre, para os pilotos da Yamaha. O grande prémio da Catalunha deste ano tem algumas semelhanças com o Grande Orémio de 2009, onde se assistiu a uma das melhores e maiores batalhas do mundo do motociclismo. Aliás, Jorge Lorenzo dizia ontem, na conferência de imprensa, que “Valentino Rossi deveria escrever um livro sobre o que se passou em Montmeló em 2009.”

uma das maiores e mais emocionantes batalha do mundial de motociclismo, em 2009 Fonte: MotoGP.com
Uma das maiores e mais emocionantes batalhas do Mundial de motociclismo, em 2009
Fonte: MotoGP.com

Os protagonistas de 2015 são os mesmos de 2009. Partem, no domingo, com uma diferença de seis pontos. Há seis anos, partiram com cinco pontos de diferença. Contudo, as semelhanças não residem, apenas, na tabela classificativa mas sim na determinação e na moto que possuem. Jorge Lorenzo não parece o mesmo da época passada.

Soltou o “martillo” e tem acabado com a concorrência directa em pista. Um claro exemplo disso foi a vitória em Mugello, num circuito rodeado de «rossistas». Por outro lado, Valentino Rossi tem vindo a mostrar que a idade não lhe pesa e que vencer o campeonato é o seu principal objectivo para esta temporada. Em 2009, a adrenalina dominou por completo todo o fim-de-semana e viram-se manobras de deixar os espectadores com pele de galinha.

O grande duelo entre Valentino Rossi e Jorge Lorenzo terá lugar no próximo domingo, às 13 horas de Lisboa. Espera-se emoção igual. Nota final: Miguel Oliveira, piloto português na classe de Moto3, chega a Montmeló depois da primeira vitória na categoria no último grande prémio em Mugello. Foi, também, a primeira vitória portuguesa no motociclismo. O português começa, finalmente, a demonstrar o talento que tem.

Foto de Capa: MotoGP.com

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid: José Mourinho aponta justificação para o insucesso e tem apoio da estrutura

José Mourinho acredita que um dos fatores que está a levar ao Real Madrid a produzir menos resultados é a falta de um médio criativo.

Fabián Ruiz e a Bola de Ouro: «Fui o jogador que mais títulos ganhei»

Fabián Ruiz não descarta uma conquista da Bola de Ouro. O médio é um dos destaques do PSG nas últimas épocas.

Beto responde ao Bola na Rede: «O Samuel Soares tem muita margem de crescimento»

Beto falou com o Bola na Rede e abordou a primeira convocatória de Jorge Jesus. Declarações durante o Portugal Football Summit.

André Villas-Boas ao ataque: «Vencemos o adversário e respondemos à arrogância de quem passou semanas a tentar diminuir o FC Porto, os seus adeptos...

André Villas-Boas deixou uma mensagem forte relacionada com a vitória do FC Porto contra o Benfica para a Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Carlos com elogios para internacional português: «É muito bom. Ele pode ser melhor do que eu, isso é mais claro que água»

Roberto Carlos, antigo internacional brasileiro, deixou elogios a Nuno Mendes. Declarações durante o Portugal Football Summit.

Roberto Carlos revela abraço a Jorge Jesus e fala sobre Cristiano Ronaldo: «Ele vai continuar a bater recordes e quando ele quiser parar, ele...

Declarações durante o Portugal Football Summit. Roberto Carlos falou sobre Jorge Jesus, Cristiano Ronaldo e Nuno Mendes.

David Alaba tem oficialmente novo clube após vários anos no Real Madrid

A Udinese oficializou esta quinta-feira a contratação de David Alaba. Defesa de 34 anos tem novo clube após o Real Madrid.