📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Oliveira soma os primeiros pontos numa masterclass de Marquez

- Advertisement -

Depois de uma previsão meteorológica instável para o fim-de-semana em Termas de Río Hondo, chegado o dia da corrida, a sorte esteve do lado dos pilotos que acabariam por rodar em piso seco.

O vencedor da prova anterior, Andrea Dovizioso, sabia que não teria a vida facilitada no traçado argentino. Sabendo que a Honda é superior neste circuito, o seu grande objetivo era arrecadar o máximo de pontos possível para não perder terreno no campeonato. Apesar das dificuldades, o italiano da Ducati conseguiu garantir um lugar na primeira linha da grelha. Ao seu lado, em segundo, partiu Maverick Viñales (Monster Energy Yamaha MotoGP) e na frente, Marc Marquez (Repsol Honda Team).

O espanhol manteve uma performance consistente durante todo o fim-de-semana e era esperado que assim permanecesse na corrida. Depois de um mau arranque de Viñales e um arranque perfeito de Marquez, o piloto da Honda aproveitou para tentar escapar. Dovizioso também arrancou bem e iniciou a perseguição, seguido de perto por Valentino Rossi (Monster Energy Yamaha MotoGP). Enquanto os dois lutavam pelo segundo lugar, Marquez aproveitou para ganhar vantagem. Poucas voltas depois, a vantagem era já de três segundos. O gap entre Marquez e os restantes pilotos foi aumentando mas a luta pelo pódio continuava acesa entre Andrea Dovizioso, Jack Miller (Pramac Racing), Valentino Rossi e Franco Morbidelli (Petronas Yamaha SRT).

A 13 voltas do final, Marquez já tinha mais de oito segundos de vantagem e parecia nem ter baixado o ritmo. A disputa pelos restantes lugares do pódio continuou até ao final numa das corridas mais dominantes da história do MotoGP.

Na última volta, Morbidelli e Viñales acabaram por se envolver numa queda e Rossi acabaria por ultrapassar Dovizioso (que terminaria em terceiro), segurando o segundo lugar até ao final da corrida. Marquez garantiu a vitória, os 25 pontos e a liderança do campeonato com mais de 12 segundos de vantagem.

Oliveira soma e segue na segunda ronda do MotoGP
Fonte: RedBull KTM Tech 3

É de ressalvar o trabalho de dois pilotos que tiveram uma prestação brilhante durante toda a corrida: Alex Rins e Miguel Oliveira.

Alex Rins (Suzuki Ecstar Team) tinha-se mostrado confiante na conferência de imprensa mas acabou por não conseguir cumprir os seus objetivos para a qualificação, acabando por sair do 16º lugar da grelha de partida. O espanhol batalhou durante toda a corrida e terminou num honroso quinto lugar. O seu objetivo inicial era, claramente, o pódio, mas, devido aos obstáculos que foram surgindo acabou por não o conseguir cumprir.

Quem também se mostrou à altura foi Miguel Oliveira (RedBull KTM Tech 3). O piloto português partiu para o traçado argentino com um objetivo bem definido: terminar dentro dos pontos. Oliveira foi evoluindo ao longo do fim-de-semana e acabaria por ficar às portas da Q2. Conseguiu qualificar-se em 14.º lugar, garantindo assim um lugar na quinta linha da grelha de partida. Depois de conseguir fazer um bom arranque, manteve-se concentrado durante toda a prova disputando algumas posições com outros pilotos. Acabaria por terminar em 11.º lugar e cumprir o seu principal objetivo ao somar com cinco pontos. Um trabalho notável do português na sua segunda corrida na classe rainha do MotoGP.

O piloto mais azarado desta corrida terá de ser Cal Crutchlow (LCR Honda Castrol). O britânico, vencedor do ano passado no traçado argentino sofreu uma penalização pouco depois do início da prova. Segundo a direção de corrida, Crutchlow ter-se-á precipitado no arranque e avançado antes de as luzes se apagarem. Este erro custou-lhe a luta pelo pódio pois, teve de passar pelo pit lane, perdendo tempo precioso. Apesar de tudo consegui terminar dentro dos pontos, em 13.º.

A próxima corrida terá lugar em Austin, Texas nos dias 12, 13 e 14 de abril. No circuito das Américas, Marc Marquez é o piloto com mais vitórias e mais pole positions, somando seis de cada. Resta saber se o espanhol da Honda irá fazer justiça às suas capacidades na terceira ronda ou se deixará escapar a liderança do campeonato.

Foto de Capa: MotoGP

Ana Rita Nunes
Ana Rita Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Acompanhante assídua de MotoGP e fã incondicional do piloto Miguel Oliveira. A paixão pelo desporto motorizado começou aos 16 anos no meu primeiro trabalho, no mundial de Superbikes, no Autódromo Internacional do Algarve. Foram apenas 3 dias mas foi o suficiente para deixar o fascínio pelo mundo das duas rodas.                                                                                                                                                 A Ana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Utrecht tenta ganhar jogo contra o Lyon de Paulo Fonseca da Europa League na secretaria

A utilização de Rachid Ghezzal no Lyon x Utrecht levanta dúvidas aos neerlandeses. Queixa na UEFA levantada pode mudar resultado.

Luís Filipe Vieira ao ataque contra João Noronha Lopes: «O Benfica não pode cair nas mãos de radicais nem de um líder fraco que...

Luís Filipe Vieira deixou duras críticas a João Noronha Lopes. Candidato às eleições do Benfica esteve num jantar com cerca de 500 apoiantes em Lisboa.

Luís Filipe Vieira ataca Rui Costa: «O seu legado é o bicampeonato do Sporting»

Luís Filipe Vieira visou Rui Costa no seu discurso. Candidato às eleições do Benfica esteve num jantar com cerca de 500 apoiantes em Lisboa.

José Mourinho pede reforços para 4 posições a Rui Costa já em janeiro e prepara ajustes no plantel do Benfica

José Mourinho quer ver mudanças no plantel do Benfica. Técnico pretende ver aumentar a profundidade e as opções às suas ordens.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa francesa arrasa Emerson Palmieri depois de expulsão contra o Sporting: «Passou de herói a zero num instante»

Emerson Palmieri foi expulso durante a partida entre o Marselha e o Sporting e está a ser alvo de críticas da imprensa francesa.

Jogo desta quinta-feira da Europa League antecipado devido a alerta de tempestade

O jogo entre o Feyenoord e o Panathinaikos, da terceira jornada da fase de liga da Europa League foi antecipado. A partida tinha hora prevista para as 17h45, mas vai começar às 15h30.

Luís Figo dá o mote para o Real Madrid x Barcelona: «Penso que o Real Madrid vai ganhar por 3-1»

Luís Figo falou sobre o encontro entre o Real Madrid e o Barcelona. O antigo internacional português acredita que os merengues vão vencer o jogo.