📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Oliveira soma os primeiros pontos numa masterclass de Marquez

- Advertisement -

Depois de uma previsão meteorológica instável para o fim-de-semana em Termas de Río Hondo, chegado o dia da corrida, a sorte esteve do lado dos pilotos que acabariam por rodar em piso seco.

O vencedor da prova anterior, Andrea Dovizioso, sabia que não teria a vida facilitada no traçado argentino. Sabendo que a Honda é superior neste circuito, o seu grande objetivo era arrecadar o máximo de pontos possível para não perder terreno no campeonato. Apesar das dificuldades, o italiano da Ducati conseguiu garantir um lugar na primeira linha da grelha. Ao seu lado, em segundo, partiu Maverick Viñales (Monster Energy Yamaha MotoGP) e na frente, Marc Marquez (Repsol Honda Team).

O espanhol manteve uma performance consistente durante todo o fim-de-semana e era esperado que assim permanecesse na corrida. Depois de um mau arranque de Viñales e um arranque perfeito de Marquez, o piloto da Honda aproveitou para tentar escapar. Dovizioso também arrancou bem e iniciou a perseguição, seguido de perto por Valentino Rossi (Monster Energy Yamaha MotoGP). Enquanto os dois lutavam pelo segundo lugar, Marquez aproveitou para ganhar vantagem. Poucas voltas depois, a vantagem era já de três segundos. O gap entre Marquez e os restantes pilotos foi aumentando mas a luta pelo pódio continuava acesa entre Andrea Dovizioso, Jack Miller (Pramac Racing), Valentino Rossi e Franco Morbidelli (Petronas Yamaha SRT).

A 13 voltas do final, Marquez já tinha mais de oito segundos de vantagem e parecia nem ter baixado o ritmo. A disputa pelos restantes lugares do pódio continuou até ao final numa das corridas mais dominantes da história do MotoGP.

Na última volta, Morbidelli e Viñales acabaram por se envolver numa queda e Rossi acabaria por ultrapassar Dovizioso (que terminaria em terceiro), segurando o segundo lugar até ao final da corrida. Marquez garantiu a vitória, os 25 pontos e a liderança do campeonato com mais de 12 segundos de vantagem.

Oliveira soma e segue na segunda ronda do MotoGP
Fonte: RedBull KTM Tech 3

É de ressalvar o trabalho de dois pilotos que tiveram uma prestação brilhante durante toda a corrida: Alex Rins e Miguel Oliveira.

Alex Rins (Suzuki Ecstar Team) tinha-se mostrado confiante na conferência de imprensa mas acabou por não conseguir cumprir os seus objetivos para a qualificação, acabando por sair do 16º lugar da grelha de partida. O espanhol batalhou durante toda a corrida e terminou num honroso quinto lugar. O seu objetivo inicial era, claramente, o pódio, mas, devido aos obstáculos que foram surgindo acabou por não o conseguir cumprir.

Quem também se mostrou à altura foi Miguel Oliveira (RedBull KTM Tech 3). O piloto português partiu para o traçado argentino com um objetivo bem definido: terminar dentro dos pontos. Oliveira foi evoluindo ao longo do fim-de-semana e acabaria por ficar às portas da Q2. Conseguiu qualificar-se em 14.º lugar, garantindo assim um lugar na quinta linha da grelha de partida. Depois de conseguir fazer um bom arranque, manteve-se concentrado durante toda a prova disputando algumas posições com outros pilotos. Acabaria por terminar em 11.º lugar e cumprir o seu principal objetivo ao somar com cinco pontos. Um trabalho notável do português na sua segunda corrida na classe rainha do MotoGP.

O piloto mais azarado desta corrida terá de ser Cal Crutchlow (LCR Honda Castrol). O britânico, vencedor do ano passado no traçado argentino sofreu uma penalização pouco depois do início da prova. Segundo a direção de corrida, Crutchlow ter-se-á precipitado no arranque e avançado antes de as luzes se apagarem. Este erro custou-lhe a luta pelo pódio pois, teve de passar pelo pit lane, perdendo tempo precioso. Apesar de tudo consegui terminar dentro dos pontos, em 13.º.

A próxima corrida terá lugar em Austin, Texas nos dias 12, 13 e 14 de abril. No circuito das Américas, Marc Marquez é o piloto com mais vitórias e mais pole positions, somando seis de cada. Resta saber se o espanhol da Honda irá fazer justiça às suas capacidades na terceira ronda ou se deixará escapar a liderança do campeonato.

Foto de Capa: MotoGP

Ana Rita Nunes
Ana Rita Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Acompanhante assídua de MotoGP e fã incondicional do piloto Miguel Oliveira. A paixão pelo desporto motorizado começou aos 16 anos no meu primeiro trabalho, no mundial de Superbikes, no Autódromo Internacional do Algarve. Foram apenas 3 dias mas foi o suficiente para deixar o fascínio pelo mundo das duas rodas.                                                                                                                                                 A Ana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Claude Puel volta ao ativo e rende Franck Haise no comando técnico do Nice

Claude Puel é o novo treinador do Nice. O experiente técnico de 64 anos foi o escolhido para suceder a Franck Haise no comando da equipa da Ligue 1.

Rafa Silva está «infeliz» no Besiktas e motivo pode estar relacionado com Kokçu: «Eu sei por que está infeliz»

Tayfur Bingol, ex-jogador do Besiktas, diz saber o porquê de Rafa Silva estar descontente no respetivo clube turco.

FC Porto chega a acordo com São Paulo para manter jogador

João Moreira vai continuar no FC Porto. Dragões chegaram a acordo com o São Paulo para um novo empréstimo.

Goleador do Moreirense pode deixar a equipa no mercado de janeiro

Guilherme Schettine pode vir a deixar o Moreirense no mercado de janeiro. O avançado brasileiro é pretendido por equipas da Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitinha escolhe as suas duas referências no Futebol e aponta os objetivos de Portugal no Mundial 2026: «Somos um dos candidatos»

Vitinha deu uma grande entrevista ao jornal Marca a falar sobre a sua última época e carreira e os objetivos para a fase final do Campeonato do Mundo de 2026.

Santa Clara fecha saída de jogador e está de olho na contratação de avançado do Farense

O Santa Clara está de olho na contratação de André Candeias. O avançado português de 22 anos está a cumprir a última época de contrato com o Farense. Já Matheus Pereira foi transferido para o Toronto FC.

Novidades sobre Rúben Neves: Al Hilal não desiste e vai oferecer renovação ao médio português

Afinal, o Al Hilal ainda não desistiu de Rúben Neves. O clube da Arábia Saudita acredita na renovação e quer contar com o médio português por mais duas temporadas.