O que esperar da aventura de 2024 no Campeonato de Portugal de Ralis

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O que podemos esperar do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) que está mesmo ao virar da esquina?

Falta pouco para o começo de mais um Campeonato de Portugal de Ralis, que promete trazer novos desafios e manter a competitividade que lhe tem sido característica. Ainda assim, e fruto da dificuldade em conseguir verbas para fazer parte desta competição, já foi anunciada uma baixa de peso para a temporada de 2024.

Miguel Correia foi a primeira baixa para a nova época e perde-se, em 2024, um piloto que foi capaz de lutar pelo título de campeão em 2023, tendo-se ficado, no entanto, pelo vice-campeonato. O piloto da ARC Sport, que se tem demonstrado extremamente competitivo, não conseguiu, do ponto de vista económico, apoios para marcar presença na competição. A par dele, existem rumores, para muitos inesperados, de que Bernardo Sousa também não reuniu verbas para fazer parte do CPR 2024.

O Team Hyundai Portugal já apresentou a dupla de pilotos para 2024 e manteve Ricardo Teodósio e Kris Meeke. Conseguiram ter um grande ano desportivamente com 10 pódios, seis vitórias e o título de campeões nacionais com Ricardo Teodósio e José Teixeira, apesar do revés que ultrapassaram com a morte prematura do piloto Craig Breen.

Armindo Araújo, terceiro classificado em 2023, é sempre um nome a ter em conta para cada temporada. Apresentou-se com um novo Skoda Fabia RS Rally 2 da The Racing Factory para um novo campeonato e promete estar determinado para tentar conquistar o seu oitavo título absoluto no CPR.

José Pedro Fontes mantém-se fiel ao Citroën C3 Rally2 e pode ser um forte candidato ao primeiro lugar, ele que terminou 2023 na quarta posição.

Outras confirmações são Pedro Almeida, Paulo Neto e Ricardo Filipe com o Skoda Fabia Rally2. Lucas Simões regressa com o Ford Fiesta Rally2, tal como João Barros com o VW Polo GTI R5 e a Racing 4 you. Ernesto Cunha é uma novidade desta temporada, depois de ascender à categoria Rally2, com um Citroën C3 Rally2. Paulo Caldeira e Pedro Meireles devem também vir a ser confirmados nesta nova temporada.

O Campeonato de Ralis 2RM volta a prometer espetáculo com um uma previsão bastante positiva quanto à lista de pilotos a participar. Existem já alguns nomes garantidos como Rafael Cardeira, Daniel Nunes, Guilherme Meireles, Miguel Abrantes, Kevin Saraiva, Luis Morais, Diogo Marújo, Paulo Roque e Jorge Carvalho. Para além destes nomes, é ainda esperada a confirmação da presença de Ricardo Sousa, Pedro Silva, João Andrade e do vice-campeão Hugo Lopes.

A temporada de 2024 começa, como é tradição, com o Rali Serras de Fafe, Boticas e Cabeceiras de Bastos, já no próximo dia 23/24 de fevereiro. Seguem-se as últimas três provas em piso de terra: Algarve, Aboboreira e o Rali de Portugal. O asfalto começa em Castelo Branco, seguindo viagem para o Rali Vinho da Madeira. A reta final instala-se em Trás-os-Montes e culmina com o Rali Vidreiro, nos dias 11 e 12 de outubro.

Outro dado bastante favorável ao CPR foi o valor histórico de 164,7 milhões de impacto na economia, em 2023. A edição de 2023 do WRC Vodafone Rally de Portugal, com este valor histórico, demonstrou um crescimento de 7,1% face a 2022, relativamente ao retorno económico. São indicadores muito positivos, na medida em que refletem os gastos de adeptos, quer sejam residentes ou visitantes, e das equipas e organizações.

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, organizadora do CPR, fez um acordo para a época de 2024 – na categoria Rally2 – para a utilização obrigatória de gasolinas 100% renováveis, livres de combustíveis fósseis e com uma percentagem alta de redução das emissões de CO2. Assim, estarão em conformidade com as diretrizes da ONU e da FIA relativamente à neutralidade carbónica, na tentativa de modalidades mais sustentáveis.

Para 2024, é esperada mais uma edição bastante competitiva e repleta de pilotos com ambição para lutar pelo título. Tal como se passou na temporada anterior, é muito difícil fazermos previsões sobre qual poderá ser o próximo campeão nacional, até porque é provável que volte a existir duelos renhidos que apenas sejam decididos nas últimas provas. Irá Ricardo Teodósio revalidar o título ou dará a vez a um dos seus adversários?

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes oficiais do Sporting x Famalicão na Primeira Liga

O Sporting recebe o Famalicão na 22.ª jornada da Primeira Liga. Leões encerram domingo de jogos na prova e já há onzes oficiais.

Imprensa espanhola sobre as chegadas de Luis Suárez e Richard Ríos: «Portugal continua a ser a porta de entrada ideal para o talento colombiano...

O jornal Marca fez uma peça a abordar alguns jogadores da Colômbia e os nomes de Luis Suárez e Richard Ríos marcaram presença.

Besiktas vence ao cair do pano com o contributo de Orkun Kokcu

Orkun Kokcu marcou um dos golos da vitória suada do Besiktas no encontro da 22.ª jornada da Liga Turca, diante do Basaksehir.

Valência derrota Levante de Luís Castro e Carlos Corberán respira melhor

O Valência foi ao terreno do Levante vencer por duas bolas a zero, num encontro a contar para a 24.ª jornada da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Youssef Chermiti em destaque: esta já é a melhor temporada do luso como sénior

Youssef Chermiti chegou ao Rangers no último verão e esta é a sua melhor temporada enquanto futebolista sénior.

Mafra derrota Varzim nos minutos finais e soma primeira vitória na fase de promoção da Liga 3

O Mafra recebeu e venceu o Varzim por 1-0 durante a tarde deste domingo, num encontro da segunda jornada da fase de promoção da Liga 3.

RB Leipzig marca perto do final e empata a dois golos frente ao Wolfsburgo: Eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 22.ª jornada da Bundesliga, o RB Leipzig esteve a perder em duas ocasiões mas acabou por empatar por 2-2 na receção ao Wolfsburgo.