O regresso dos coreanos

cab desportos motorizados

A Hyundai está de regresso ao WRC, 11 anos depois. O modelo do carro vai ser o i2O, nesta que será uma temporada principalmente de testes, visto que, para a de 2015, o carro vai ser totalmente reformulado com a nova geração deste modelo.

O Accent WRC correu entre 2000 e 2003 sem grande sucesso http://allracingcars.com
O Accent WRC correu entre 2000 e 2003 sem grande sucesso
Fonte: allracingcars.com

Aponta-se em cerca de 80 milhões de euros por cada temporada o valor que a marca coreana está disposta a gastar neste seu regresso, com o objetivo de ser campeã do Mundo dentro de quatro anos. Para atingir este objetivo, a Hyundai foi buscar à M-Sport Thierry Neuville, vice campeão em 2013. Acaba por ser possível fazer uma comparação entre o belga e Ogier. Neuville vai ter uma época mais focada em testes e afinação do carro, em 2014, para que, no ano seguinte, a aposta seja totalmente a obtenção de vitórias e do tão almejado campeonato. O mesmo aconteceu com o francês em 2012, ano em que correu com o Fabia S2000, enquanto testava o Polo WRC. Apesar das semelhanças, Neuville acaba por estar melhor montado neste seu ano sabático, pois vai estar a desenvolver o carro em competição.

Para fazer equipa com Neuville, a Hyndai contratou mais três pilotos: Dani Sordo, para fazer as provas de asfalto e talvez Portugal e Argentina em terra, Juho Hänninen, para as provas de terra, e ainda Chris Atkinson, para o rali do seu país, a Austrália. Estes dois últimos pilotos foram dois dos três que desenvolveram o carro (juntamente com Brian Bouffier) e, portanto, acabam por ter um grande conhecimento do mesmo, apesar de menos experiência ao volante de WRC.

Os pilotos com os seus copilotos ao lado do i20 WRC  http://www.motorauthority.com
Os pilotos com os seus copilotos ao lado do i20 WRC
Fonte: motorauthority.com

Michel Nandan, na apresentação da equipa, disse que o objetivo é conseguir terminar os ralis com os dois carros, de forma a ganhar experiência para o futuro, considerando ainda que, se tudo correr bem, poderão conseguir alguns pódios já nesta temporada que se aproxima. Na minha opinião, e vendo o que se passou na última época e olhando para os pilotos que cada equipa tem para este ano, acredito que os pódios vão ser algo recorrente, podendo até lutar por algumas vitórias, se o carro for fiável.

Está a ser um projeto muito ambicioso por parte da marca coreana, que espero que dê os seus frutos, pois nem a Citroën, nem a M-Sport (Ford) parecem ter capacidade para competir com a Volkswagen. Para campeonatos com vencedor anunciado já bastou os tempos de domínio de Loeb e da construtora gaulesa.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Neto prefere Mundial de Clubes 2025 a estar na praia: «Temos de estar gratos»

Pedro Neto falou sobre o Mundial de Clubes 2025 depois da derrota do Chelsea sobre o Flamengo. Português mencionou gratidão.

Espanyol anuncia sucessor de Joan García após saída para o Barcelona

Marko Dmitrovic deixou o Leganés e assinou com o Espanyol até 2028. O guarda-redes sérvio é o substituto de Joan García.

Arsenal quer contratar um dos carrascos de Portugal no Euro Sub-21

O Arsenal quer fechar a contratação de Jorrel Hato. O defesa central pertence ao Ajax e está com os Países Baixos no Euro Sub-21.

Há mais um clube interessado em José Fonte além do Estoril Praia

O Alverca é o mais recente interessado em José Fonte. O clube ribatejano está a tentar desviar o defesa do Estoril Praia.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC interessado em contratar defesa-central croata

O Vitória SC está de olho na contratação de Luka Jelenic. O defesa-central croata está ao serviço do Osijek.

João Diogo Manteigas pede debates entre candidatos à presidência do Benfica e voto eletrónico para residentes fora de Portugal Continental

João Diogo Manteigas enviou uma carta ao presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica. Vários pedidos.

Rui Borges já tomou decisão quanto ao sistema tático do Sporting na próxima temporada

Rui Borges está a pensar 2025/26 para continuar a jogar em 3-4-3. Só o mercado poderá fazer o treinador do Sporting repensar.