Quem é Ivan Domingues? | Desportos Motorizados

modalidades cabeçalho

Ivan Domingues é, neste momento, o nome português mais falado no automobilismo, a nível mundial. No passado sábado, o piloto de 19 anos venceu pela primeira vez na Fórmula 3, onde só começou a participar nesta temporada. O último português a vencer uma corrida nesta categoria foi António Félix da Costa em 2013.

A correr pela Van Amersfoort Racing (VAR), Ivan Domingues fez um “triplete” na Sprint Race do GP de Espanha, ao conquistar os primeiros pontos na Fórmula 3, a primeira vitória na competição e, consequentemente, o primeiro pódio.

Natural de Leiria, Ivan Domingues começou a sua carreira no automobilismo aos oito anos no karting, inspirado pelo pai e pelo irmão. Conquistou diversos troféus, entre eles a Taça de Portugal de Karting e o vice-campeonato nacional de 2017, 2018 e 2019.

Com apenas 14 anos, Domingues foi estudar para Itália, o que lhe possibilitou a entrada nas Fórmula 4. A sua estreia em monolugares foi no Campeonato dos Emirados Árabes Unidos de Fórmula 4, no início de 2022. Ao correr pela Xcel Motorsport, o português pontuou pela primeira vez na segunda etapa em Dubai, e fez a sua primeira pole position na quarta corrida. No final do campeonato, terminou na 16.ª posição.

Depois da aventura nos Emirados Árabes Unidos, participou no Campeonato Italiano de F4 pela porta da Iron Lynx. Domingues, na corrida inaugural, fez a pole numa qualificação à chuva. Acabou o campeonato em 15.º, com 21 pontos.

Em 2023, voltou a participar na F4 Italiana, mas desta vez como piloto da Van Amersfoort Racing. Subiu só por uma vez ao pódio, na terceira corrida, em Ímola e foi 14.º na classificação, com 56 pontos, uma grande melhoria, em comparação com o ano anterior.

No mesmo ano, participou em duas de três corridas do Campeonato Euro 4 pela VAR, onde o seu melhor resultado foi um quarto lugar na corrida de Mugello. Ainda chegou a disputar as etapas finais da Fórmula Regional Europeia by Alpine (FRECA), com a Van Amersfoort Racing como piloto convidado.

Domingues, em 2024, voltou a disputar a FRECA, desta vez como piloto integral na VAR. O piloto português subiu por duas vezes ao pódio e foi o melhor dos rookies em três corridas.

Este ano, deu o salto para uma das principais antecâmaras da Fórmula 1, o Campeonato FIA de Fórmula 3, tornando-se o primeiro português em 12 anos a ingressar na categoria.

É um admirador confesso de Ayrton Senna e de Max Verstappen e, certamente, foi ao inspirar-se nestas referências do automobilismo que fez uma exibição inesquecível no circuito de Catalunha. Saiu da sexta posição e assumiu a liderança logo na primeira volta, de onde nunca mais saiu para conquistar a sua primeira vitória na Fórmula 3.

Atualmente, é o 14.º classificado no Campeonato Mundial de Pilotos com 18 pontos, todos conquistados no passado fim de semana, no GP de Espanha.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Fim da novela: Jonathan David define futuro e vai jogar na Serie A

A Juventus garantiu a contratação de Jonathan David. O avançado internacional canadiano vai assinar a custo zero.

Jogo entre Borussia Dortmund e Monterrey do Mundial de Clubes esteve em risco de suspensão devido a cânticos homofóbicos

O encontro entre o Borussia Dortmund e o Monterrey esteve em risco de ser suspenso devido a cânticos homofóbicos proferidos pelos adeptos nas bancadas.

Real Madrid x Borussia Dortmund não vai ter duelo entre os irmãos Bellingham

O Real Madrid x Borussia Dortmund dos quartos de final do Mundial de Clubes tem uma baixa de peso: Jobe Bellingham.

Está definido o quadro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

O Real Madrid e o Borussia Dortmund foram as últimas equipas a garantirem a qualificação para os quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Fábio Vieira deixa mensagem de despedida para o FC Porto: «Época extremamente difícil»

Fábio Vieira publicou uma mensagem de despedida para o FC Porto. O médio português voltou ao Arsenal, após o empréstimo.

Imprensa internacional aponta médio francês ao FC Porto

A imprensa francesa apontou Ludovic Blas ao FC Porto. O médio de 27 anos está ao serviço do Rennes.

Famalicão próximo de fechar contratação de jogador do Flamengo

O Famalicão está no mercado para reforçar o meio-campo e trabalha para fechar a contratação de Victor Hugo. Médio de saída do Flamengo.