📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Roma E-Prix 1: Estratégia perfeita dá a vitória a Vergne

- Advertisement -

Nas ruas da cidade dos gladiadores, o francês Jean Éric Vergne (DS Techeetah), venceu o E-Prix de Roma, numa corrida marcada por várias desistências e problemas dos homens do top 10. O pódio foi fechado pela dupla da Jaguar, Sam Bird e Mitch Evans.

A vitória para Vergne requereu um trabalho estratégico notável, sendo que o francês e a equipa dourada temporizaram na perfeição as idas ao Attack Mode, de forma a não perder demasiados lugares, numa corrida onde nunca houve muito distanciamento entre os competidores, parecendo a certo ponto um comboio de carros elétricos.

Para o conseguir, Vergne lutou durante a grande maioria da corrida com Lucas di Grassi (Audi), que se tinha colocado na liderança, após os três homens que partiram à sua frente no arranque, chocarem (Andre Lotterer e Stoffel Vandoorne) ou serem penalizados (Oliver Rowland). O piloto brasileiro fez o que pôde para segurar a liderança, no entanto, já próximo do final, perde teve problemas técnicos, acabando por se retirar.

Enquanto tudo isto acontecia, a dupla da Jaguar fazia uma demonstração notável de corrida. Sam Bird e Mitch Evans tinham começado em 10º e 12º respetivamente, mas durante toda a prova mostraram um ritmo fabuloso, que lhes permitiu subir vários lugares, travar muitas batalhas, mas acima de tudo, sem agressividade em demasia, o que lhes permitiu manter-se longe do caos que afetava a maioria dos homens da frente.

Mais no fundo da tabela, as coisas mantinham-se relativamente calmas em comparação, no entanto, há a destacar a corrida difícil do campeão em título, o português António Félix da Costa (DS Techeetah). Após um choque na qualificação, o António começou em 18º, no entanto, confiante de uma boa recuperação durante a corrida. Esta tarefa não foi assim tão simples, em particular porque havia um grande equilíbrio entre quase todos os carros, o que dificultou ultrapassagens. A certo ponto, o português colocou-se dentro do Top 10, mas ainda tinha uma ida ao Attack Mode, e um furo já perto do final da prova, eliminou qualquer possibilidade de lutar por pontos.

Também mesmo no final da corrida, o líder Lucas di Grassi perdeu subitamente velocidade, por problemas técnicos no carro. Esta desaceleração do carro da Audi, naquela que é a zona mais rápida do circuito, deu origem ao caos que acabou por obrigar a corrida a terminar atrás do Safety Car. Stoffel Vandoorne (Mercedes), o homem da pole position, que caiu para longe da liderança após um choque de Andre Lotterer (Porsche), tenta desviar-se do problemático Audi de Lucas di Grassi, e acaba a perder o controlo numa lomba, o que deixa o seu colega de equipa Nyck De Vries sem opção que não chocar contra o piloto belga.

Isto marcou uma corrida desastrosa para Vandoorne, que após a excelente qualificação, onde conseguiu a pole position, vê a sua liderança arruinada pela aparente impaciência de Lotterer, e após recuperar para dentro do top 5, acaba a perder o controlo do carro e colocar assim fim à sua corrida (e o consequente Safety Car colocou fim à dos outros).

O resto do top 10, vê Robin Frijns (Virgin) em quarto, com a sensação de que poderia ter conseguido um pouco mais, mas não conseguiu travar os Jaguar. A quinta posição ficou para Sebastien Buemi (Nissan), com o suíço a aproveitar as desistências à sua frente para subir na tabela, mas em sexto temos um dos destaques da corrida, a quem quase ninguém prestou atenção, que foi René Rast (Audi), que começou em vigésimo. Pascal Wehrlein (Porsche), Alex Lynn (Mahindra), Max Gunther (BMW) e Nick Cassidy (Virgin), fecham o top 10, com destaque para Cassidy que começou em 22º.

Nas contas do campeonato, Bird passa para a primeira posição, seguido pelo ex-colega de equipa Robin Frijns e Nyck de Vries, ocupando a Jaguar o topo da tabela de equipas.

Foto de Capa: Fórmula E

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Definidas equipas promovidas ao Brasileirão

Já estão definidas as quatro equipas que foram promovidas da Série B e que vão disputar o Brasileirão em 2026.

Já há data para o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal: onde ver?

Está completa a lista de emblemas que vão participar nos oitavos de final da Taça de Portugal. O sorteio realiza-se na terça-feira.

Real Madrid surpreendido pelo Elche na La Liga

O Real Madrid e o Elche empataram a duas bolas durante este domingo, em jogo da 13.ª jornada da La Liga.

Lille vence Paris FC em jogo com 6 golos e sobe ao quarto lugar: Eis os resultados do dia na Ligue 1

O Lille ganhou por 4-2 ao Paris FC, em jogo da décima jornada da Ligue 1. Com o triunfo, a equipa de Félix Correia e Tiago Santos sobe ao quarto lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola garante que Real Madrid tomou decisão definitiva em relação a Vinícius Júnior

O Real Madrid quer continuar a contar com Vinícius Júnior no seu plantel e já existe um acordo para a renovação de contrato.

Kika Nazareth dá espetáculo ao serviço do Barcelona

Kika Nazareth foi decisiva na vitória do Barcelona contra o Levante por 4-0, em jogo da 12.ª jornada da La Liga Feminina.

Cristiano Ronaldo reage nas redes sociais ao seu golo de bicicleta

Cristiano Ronaldo já reagiu nas redes sociais ao golo que marcou na vitória do Al Nassr sobre o Al Khaleej, para a Liga Saudita.