📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Floyd Mayweather vs Manny Pacquiao: E ainda invicto…

- Advertisement -

cabeçalho desportos de combate

Escrevo este artigo momentos depois do fim do apelidado “Combate do Século”. E, de facto, apesar de todas as críticas que se possam apontar a determinados momentos e fases deste, o apelido é bem dado. Foi a celebração de duas das mais brilhantes carreiras do Boxe mundial, e, apesar de a nível oficial existir um vencedor e um perdedor, considero que ambos saíram vencedores.

Mayweather venceu por decisão unânime, conforme era expectável e havia sido previsto por muitos analistas da modalidade. O combate poucas vezes esteve a favor de Pacquiao, não porque este não tivesse trabalhado o suficiente, mas porque a estratégia de Mayweather estava predestinada a ser bem-sucedida. As críticas já se amontoam, é verdade, mas “Money” é, sem dúvida, um dos melhores, senão o melhor, boxers defensivos da história da modalidade, e isso verificou-se. Pacquiao é alguém que gosta de lutar em distâncias curtas, ir ao encontro do adversário. Mayweather aproveitou-se bem dessa característica, arrastando sempre o seu adversário, levando-o a arriscar atacar, para depois se desviar e, cirurgicamente, contra-atacar. Deu a entender que Mayweather só se esquivava e fugia de Pacquiao, segundo muitos, mas é impossível não lhe reconhecer o sucesso da estratégia.

Apesar de tudo, Pacquiao ainda fez danos, com destaque para uma esquerda, na quarta ronda, que levou Mayweather a encostar às redes e simplesmente defender até que o filipino terminasse o descarregar de socos. Esta foi a única ronda que Pacquiao claramente venceu. Nas restantes, Pacquiao ainda conseguiu acertar algumas sequências, mas Mayweather nunca pareceu em perigo. Dois dos juízes atribuíram ainda a “Pac” a 6.ª, 9.ª e 10.ª rondas, mas estas ficaram tão em aberto que seria justo para qualquer um dos lados.

Posto isto, porque é que se pode considerar que Pacquiao não perdeu, realmente? Porque os fãs assim o entendem. O apupar de Mayweather por parte do público no final da luta diz tudo: Manny continua a ser o favorito. O público acha que o filipino deveria ter ganho. E isso pode vir a ter mais valor do que a vitória oficial. O próprio considera que Mayweather pouco mais fez do que esquivar-se. Não saberemos se desencadeará uma desforra, mas uma coisa é certa: Pacquiao acha que consegue vencer e o público também. É algo que está nas mãos de Mayweather.

O americano é, agora, o campeão unificado (WBA, WBC, WBO, The Ring) da categoria de Peso Médio e leva 48 vitórias, 0 derrotas. Disse, em entrevista pós-luta, que voltaria a lutar em Setembro. Mesmo que vença, não deve terminar a carreira por aí. Certamente caminhará para o número redondo (50) de vitórias e só aí irá terminar aquela que tem sido uma das mais belas carreiras da história do boxe, juntamente com a de Manny Pacquiao. Será ainda mais bela se a sua quinquagésima vitória for contra este mesmo. Apenas futuro dirá se vai terminar com mais um “E ainda invicto…”.

Foto de Capa: Mark J. Rebilas, USA TODAY Sports

Gonçalo Caseiro
Gonçalo Caseirohttp://www.bolanarede.pt
Entusiasta de MMA e futebol, o Gonçalo apoia fervorosamente o Benfica e a ideia de que desportos de combate não são apenas socos e pontapés.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.