Floyd Mayweather vs Manny Pacquiao: E ainda invicto…

- Advertisement -

cabeçalho desportos de combate

Escrevo este artigo momentos depois do fim do apelidado “Combate do Século”. E, de facto, apesar de todas as críticas que se possam apontar a determinados momentos e fases deste, o apelido é bem dado. Foi a celebração de duas das mais brilhantes carreiras do Boxe mundial, e, apesar de a nível oficial existir um vencedor e um perdedor, considero que ambos saíram vencedores.

Mayweather venceu por decisão unânime, conforme era expectável e havia sido previsto por muitos analistas da modalidade. O combate poucas vezes esteve a favor de Pacquiao, não porque este não tivesse trabalhado o suficiente, mas porque a estratégia de Mayweather estava predestinada a ser bem-sucedida. As críticas já se amontoam, é verdade, mas “Money” é, sem dúvida, um dos melhores, senão o melhor, boxers defensivos da história da modalidade, e isso verificou-se. Pacquiao é alguém que gosta de lutar em distâncias curtas, ir ao encontro do adversário. Mayweather aproveitou-se bem dessa característica, arrastando sempre o seu adversário, levando-o a arriscar atacar, para depois se desviar e, cirurgicamente, contra-atacar. Deu a entender que Mayweather só se esquivava e fugia de Pacquiao, segundo muitos, mas é impossível não lhe reconhecer o sucesso da estratégia.

Apesar de tudo, Pacquiao ainda fez danos, com destaque para uma esquerda, na quarta ronda, que levou Mayweather a encostar às redes e simplesmente defender até que o filipino terminasse o descarregar de socos. Esta foi a única ronda que Pacquiao claramente venceu. Nas restantes, Pacquiao ainda conseguiu acertar algumas sequências, mas Mayweather nunca pareceu em perigo. Dois dos juízes atribuíram ainda a “Pac” a 6.ª, 9.ª e 10.ª rondas, mas estas ficaram tão em aberto que seria justo para qualquer um dos lados.

Posto isto, porque é que se pode considerar que Pacquiao não perdeu, realmente? Porque os fãs assim o entendem. O apupar de Mayweather por parte do público no final da luta diz tudo: Manny continua a ser o favorito. O público acha que o filipino deveria ter ganho. E isso pode vir a ter mais valor do que a vitória oficial. O próprio considera que Mayweather pouco mais fez do que esquivar-se. Não saberemos se desencadeará uma desforra, mas uma coisa é certa: Pacquiao acha que consegue vencer e o público também. É algo que está nas mãos de Mayweather.

O americano é, agora, o campeão unificado (WBA, WBC, WBO, The Ring) da categoria de Peso Médio e leva 48 vitórias, 0 derrotas. Disse, em entrevista pós-luta, que voltaria a lutar em Setembro. Mesmo que vença, não deve terminar a carreira por aí. Certamente caminhará para o número redondo (50) de vitórias e só aí irá terminar aquela que tem sido uma das mais belas carreiras da história do boxe, juntamente com a de Manny Pacquiao. Será ainda mais bela se a sua quinquagésima vitória for contra este mesmo. Apenas futuro dirá se vai terminar com mais um “E ainda invicto…”.

Foto de Capa: Mark J. Rebilas, USA TODAY Sports

Gonçalo Caseiro
Gonçalo Caseirohttp://www.bolanarede.pt
Entusiasta de MMA e futebol, o Gonçalo apoia fervorosamente o Benfica e a ideia de que desportos de combate não são apenas socos e pontapés.                                                                                                                                                 O Gonçalo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A muralha que resistiu ao jogo, o canto que a derrubou | Casa Pia 1-4 FC Porto

Análise tática ao Casa Pia x FC Porto, com destaque para o 5-4-1 dos gansos, para as combinações nos corredores dos dragões e para o peso crescente dos lances de bola parada.

Filipe Coelho responde ao Bola na Rede: «O objetivo era parar o ímpeto que os médios interiores do FC Porto têm»

Filipe Coelho respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Isto exigiu de nós algum tempo para mudar a abordagem, a adaptação e a preparação do jogo»

Francesco Farioli respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Benfica arranca campeonato com goleada sobre o Venda Nova: eis os resultados do dia no Futsal português

O Benfica arrancou a Primeira Liga de Futsal com uma vitória. No Seixal, vitória por 4-1 diante do Venda Nova.

PUB

Mais Artigos Populares

Académico de Viseu marca nos descontos e derrota Vitória SC em jogo emocionante na Primeira Liga

O Académico de Viseu garantiu a primeira vitória no Fontelo esta época, a segunda consecutiva. Desta vez, triunfo sobre o Vitória SC.

Benfica e Sporting arrancam Primeira Liga Feminina com vitórias e balizas a zeros: eis os resultados do dia no arranque da prova

O Benfica venceu o Racing Power e o Sporting ganhou ao Vitória SC. Jogos da primeira jornada da Primeira Liga Feminina.

Cagliari surpreende Atalanta e ultrapassa AC Milan de Ruben Amorim para chegar ao top-4: eis os resultados do dia na Serie A

O Cagliari venceu a Atalanta e somou a terceira vitória consecutiva na temporada. Clube entra diretamente no top-4 da tabela.