📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Henry Cejudo: número 1 ou número 4?

- Advertisement -

No passado dia 9 Henry Cejudo tornou-se no quarto duplo campeão do UFC. O americano, que já era campeão de peso-pena, venceu Marlon Moraes e conquistou o título mundial de peso-galo. No final do combate afirmou que roubou o lugar como o número 1 no ranking pound for pound, o que significa que considera ser o melhor lutador do UFC neste momento. Estes rankings são a lista dos 15 melhores lutadores do UFC, que estejam em atividade, de qualquer categoria de peso. 

A verdade é que Henry Cejudo saltou para o número 4 deste ranking, atrás de apenas Khabib Nurmagomedov, Jon Jones e Daniel Cormier. Classificação justa, ou será que é mesmo o melhor lutador do UFC? Vamos analisá-lo.

Henry Cejudo é duplo campeão no UFC
Fonte: UFC

Cejudo tem um recorde profissional de 15 vitórias e duas derrotas. Chegou ao UFC em 2014 e, depois de quatro vitórias seguidas, perdeu um combate de título contra Demetrious Johnson. Perdeu uns meses depois novamente, desta vez frente a Joseph Benavidez. Desde então que somou cinco vitórias consecutivas. 

Tornou-se campeão mundial de peso-mosca ao derrotar Demetrious Johnson na desforra. Cejudo não era favorito neste combate porque Johnson vinha de 11 defesas de título consecutivas. Mesmo assim, Cejudo conseguiu vencê-lo por decisão unânime e chocar o mundo. 

Defendeu o seu título pela primeira vez contra TJ Dillashaw. Não era novamente favorito, muita gente considerava que Dillhashaw ia ter uma noite fácil pois era, na altura, o campeão de peso-galo e vinha de quatro vitórias dominantes. No entanto, Cejudo nocauteou-o em 32 segundos.

Decidiu então subir uma categoria de peso e enfrentar Marlon Moraes pelo título de peso-galo, que estava livre. Com um tornozelo torcido, e depois de um primeiro round avassalador de Moraes, Cejudo conseguiu recuperar e vencer por KO técnico no terceiro round. 

Resumidamente, para além de ser duplo campeão Cejudo já derrotou alguns dos melhores lutadores da atualidade e fê-lo de forma dominante. Mas será que isto é suficiente para ser considerado o melhor lutador pound for pound do UFC? Vou analisar a competição.

No terceiro lugar do ranking está o atual campeão de peso-leve Khabib Nurmagomedov. Com um recorde de 27-0, o russo é considerado dos lutadores mais dominantes da história. Especialista na arte marcial sambo, é conhecido por ou levar os adversários ao chão e pressioná-los imenso com o seu ground and pound ou procurar a submissão. O grande defeito que colocam a Khabib é não ter um strike muito bom. No entanto, já derrotou grandes strikers como Michael Johnson, Edson Barboza e Conor McGregor. Pela forma como dominou todos os adversários, como nunca perdeu nenhuma ronda, e por estar invicto na carreira profissional, considero que Khabib é o terceiro melhor lutador do UFC.

Khabib Nurmagomedov está atualmente invicto
Fonte: MMA Fighting

No segundo lugar vem Jon Jones, campeão mundial de peso-meio pesado. Nem é preciso dizer muito sobre Jones, pois não? Com um recorde de 24-1 apenas perdeu por desqualificação, quando deu uma cotovelada ilegal a Matt Hamill (que estava a ser dominado por Jones).

Eduardo Pedrosa Costa
Eduardo Pedrosa Costahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança que os desportos de combate o fascinam. Antigo praticante de boxe, é fã de UFC, Conor McGregor e Mike Tyson. É estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona do Porto, e é na análise desportiva que se revê.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.