📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Henry Cejudo: número 1 ou número 4?

- Advertisement -

No passado dia 9 Henry Cejudo tornou-se no quarto duplo campeão do UFC. O americano, que já era campeão de peso-pena, venceu Marlon Moraes e conquistou o título mundial de peso-galo. No final do combate afirmou que roubou o lugar como o número 1 no ranking pound for pound, o que significa que considera ser o melhor lutador do UFC neste momento. Estes rankings são a lista dos 15 melhores lutadores do UFC, que estejam em atividade, de qualquer categoria de peso. 

A verdade é que Henry Cejudo saltou para o número 4 deste ranking, atrás de apenas Khabib Nurmagomedov, Jon Jones e Daniel Cormier. Classificação justa, ou será que é mesmo o melhor lutador do UFC? Vamos analisá-lo.

Henry Cejudo é duplo campeão no UFC
Fonte: UFC

Cejudo tem um recorde profissional de 15 vitórias e duas derrotas. Chegou ao UFC em 2014 e, depois de quatro vitórias seguidas, perdeu um combate de título contra Demetrious Johnson. Perdeu uns meses depois novamente, desta vez frente a Joseph Benavidez. Desde então que somou cinco vitórias consecutivas. 

Tornou-se campeão mundial de peso-mosca ao derrotar Demetrious Johnson na desforra. Cejudo não era favorito neste combate porque Johnson vinha de 11 defesas de título consecutivas. Mesmo assim, Cejudo conseguiu vencê-lo por decisão unânime e chocar o mundo. 

Defendeu o seu título pela primeira vez contra TJ Dillashaw. Não era novamente favorito, muita gente considerava que Dillhashaw ia ter uma noite fácil pois era, na altura, o campeão de peso-galo e vinha de quatro vitórias dominantes. No entanto, Cejudo nocauteou-o em 32 segundos.

Decidiu então subir uma categoria de peso e enfrentar Marlon Moraes pelo título de peso-galo, que estava livre. Com um tornozelo torcido, e depois de um primeiro round avassalador de Moraes, Cejudo conseguiu recuperar e vencer por KO técnico no terceiro round. 

Resumidamente, para além de ser duplo campeão Cejudo já derrotou alguns dos melhores lutadores da atualidade e fê-lo de forma dominante. Mas será que isto é suficiente para ser considerado o melhor lutador pound for pound do UFC? Vou analisar a competição.

No terceiro lugar do ranking está o atual campeão de peso-leve Khabib Nurmagomedov. Com um recorde de 27-0, o russo é considerado dos lutadores mais dominantes da história. Especialista na arte marcial sambo, é conhecido por ou levar os adversários ao chão e pressioná-los imenso com o seu ground and pound ou procurar a submissão. O grande defeito que colocam a Khabib é não ter um strike muito bom. No entanto, já derrotou grandes strikers como Michael Johnson, Edson Barboza e Conor McGregor. Pela forma como dominou todos os adversários, como nunca perdeu nenhuma ronda, e por estar invicto na carreira profissional, considero que Khabib é o terceiro melhor lutador do UFC.

Khabib Nurmagomedov está atualmente invicto
Fonte: MMA Fighting

No segundo lugar vem Jon Jones, campeão mundial de peso-meio pesado. Nem é preciso dizer muito sobre Jones, pois não? Com um recorde de 24-1 apenas perdeu por desqualificação, quando deu uma cotovelada ilegal a Matt Hamill (que estava a ser dominado por Jones).

Eduardo Pedrosa Costa
Eduardo Pedrosa Costahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança que os desportos de combate o fascinam. Antigo praticante de boxe, é fã de UFC, Conor McGregor e Mike Tyson. É estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona do Porto, e é na análise desportiva que se revê.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «É difícil para os adversários partirem-nos»

O Benfica venceu o Famalicão por 1-0 no Estádio da Luz. José Mourinho respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mario Balotelli tem novo interessado e pode regressar em breve aos relvados

Mario Balotelli pode estar de regresso aos relvados. O Al Ittifaq, clube dos Emirados Árabes Unidos, está interessado no avançado italiano.

Miguel Ribeiro e a grande penalidade no Benfica x Famalicão: «Hoje é um caso a ser estudado pelo IPMA, uma réplica do ciclone dos...

Miguel Ribeiro marcou presença na sala de imprensa do Estádio da Luz, depois da derrota do Famalicão frente ao Benfica.

Hugo Oliveira: «Quem definiu melhor o jogo, definiu o resultado»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni: «As pessoas do Benfica que fiquem descansados, vou sempre dar 200%»

Gianluca Prestianni analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Gil Dias: «O jogo ficou decidido por um penálti»

Gil Dias analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica contra o Famalicão na Primeira Liga

O Benfica derrotou por 1-0 Famalicão na 15ª jornada Primeira Liga. Eis os cinco destaques da vitória encarnada.