📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Henry Cejudo: número 1 ou número 4?

- Advertisement -

No passado dia 9 Henry Cejudo tornou-se no quarto duplo campeão do UFC. O americano, que já era campeão de peso-pena, venceu Marlon Moraes e conquistou o título mundial de peso-galo. No final do combate afirmou que roubou o lugar como o número 1 no ranking pound for pound, o que significa que considera ser o melhor lutador do UFC neste momento. Estes rankings são a lista dos 15 melhores lutadores do UFC, que estejam em atividade, de qualquer categoria de peso. 

A verdade é que Henry Cejudo saltou para o número 4 deste ranking, atrás de apenas Khabib Nurmagomedov, Jon Jones e Daniel Cormier. Classificação justa, ou será que é mesmo o melhor lutador do UFC? Vamos analisá-lo.

Henry Cejudo é duplo campeão no UFC
Fonte: UFC

Cejudo tem um recorde profissional de 15 vitórias e duas derrotas. Chegou ao UFC em 2014 e, depois de quatro vitórias seguidas, perdeu um combate de título contra Demetrious Johnson. Perdeu uns meses depois novamente, desta vez frente a Joseph Benavidez. Desde então que somou cinco vitórias consecutivas. 

Tornou-se campeão mundial de peso-mosca ao derrotar Demetrious Johnson na desforra. Cejudo não era favorito neste combate porque Johnson vinha de 11 defesas de título consecutivas. Mesmo assim, Cejudo conseguiu vencê-lo por decisão unânime e chocar o mundo. 

Defendeu o seu título pela primeira vez contra TJ Dillashaw. Não era novamente favorito, muita gente considerava que Dillhashaw ia ter uma noite fácil pois era, na altura, o campeão de peso-galo e vinha de quatro vitórias dominantes. No entanto, Cejudo nocauteou-o em 32 segundos.

Decidiu então subir uma categoria de peso e enfrentar Marlon Moraes pelo título de peso-galo, que estava livre. Com um tornozelo torcido, e depois de um primeiro round avassalador de Moraes, Cejudo conseguiu recuperar e vencer por KO técnico no terceiro round. 

Resumidamente, para além de ser duplo campeão Cejudo já derrotou alguns dos melhores lutadores da atualidade e fê-lo de forma dominante. Mas será que isto é suficiente para ser considerado o melhor lutador pound for pound do UFC? Vou analisar a competição.

No terceiro lugar do ranking está o atual campeão de peso-leve Khabib Nurmagomedov. Com um recorde de 27-0, o russo é considerado dos lutadores mais dominantes da história. Especialista na arte marcial sambo, é conhecido por ou levar os adversários ao chão e pressioná-los imenso com o seu ground and pound ou procurar a submissão. O grande defeito que colocam a Khabib é não ter um strike muito bom. No entanto, já derrotou grandes strikers como Michael Johnson, Edson Barboza e Conor McGregor. Pela forma como dominou todos os adversários, como nunca perdeu nenhuma ronda, e por estar invicto na carreira profissional, considero que Khabib é o terceiro melhor lutador do UFC.

Khabib Nurmagomedov está atualmente invicto
Fonte: MMA Fighting

No segundo lugar vem Jon Jones, campeão mundial de peso-meio pesado. Nem é preciso dizer muito sobre Jones, pois não? Com um recorde de 24-1 apenas perdeu por desqualificação, quando deu uma cotovelada ilegal a Matt Hamill (que estava a ser dominado por Jones).

Eduardo Pedrosa Costa
Eduardo Pedrosa Costahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança que os desportos de combate o fascinam. Antigo praticante de boxe, é fã de UFC, Conor McGregor e Mike Tyson. É estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona do Porto, e é na análise desportiva que se revê.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Os 5 melhores Benfica x Sporting deste século

Costuma-se dizer que um duelo entre o Benfica e o Sporting ultrapassa Lisboa e ultrapassa o país.

Nuno Espírito Santo após empate com o Manchester United: «Estamos orgulhosos de termos conseguido algo»

O West Ham empatou 1-1 com o Manchester United em Old Trafford. Nuno Espírito Santo destacou a prestação da sua equipa.

Farioli e uma eventual greve dos árbitros: «É uma boa oportunidade para eu estudar o livro das regras, que é reescrito todas as semanas...

Francesco Farioli falou sobre vários temas em conferência de imprensa, após a eliminação do FC Porto na Taça da Liga.

Farioli comenta grave lesão de Luuk de Jong: «Ninguém estava à espera deste tipo de resultado nos exames»

Francesco Farioli falou sobre vários temas em conferência de imprensa, após a eliminação do FC Porto na Taça da Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Nova vitória dos Boston Celtics: Neemias Queta perto de bater o seu recorde de pontos na NBA

Os Boston Celtic venceram esta madrugada os Washington Wizards por 146-101. Neemias Queta esteve perto de bater o seu recorde de pontos.

Roy Keane insatisfeito: «Sempre que vejo o Manchester United, fico desapontado»

Roy Keane, figura histórica do Manchester United, voltou a deixar críticas. Agora depois do empate frente ao West Ham na Premier League.

Diogo Dalot e o empate do Manchester United: «Estamos desapontados. Não podemos ficar tão ansiosos como ficámos após o golo»

O Manchester United empatou 1-1 com o West Ham na Premier League. Diogo Dalot marcou e deu a sua opinião sobre o jogo.