Jon Jones: Não é Rúben mas pode ser Maradona

- Advertisement -

O futebol deixou há muitos anos de ser a minha especialidade. Por isso, não esperem que eu arrisque abordar temas sensíveis como as composições tácticas de equipas oriundas da antiga Jugoslávia, jogo pelos flancos ou basculações. Venho, como já é hábito, falar de UFC e de uma das suas maiores figuras de sempre: Jon “Bones” Jones.

Imaginem alguém que está no auge da sua carreira. Sucesso, dinheiro e fama. Jon Jones personifica tudo isso, ou pelo menos personificou.

Estamos a falar de alguém que foi, deixou de ser, voltou a ser e a deixar de ser campeão da divisão Light Havyweight. Jones, que nunca perdeu um combate por decisão, knockout ou submissão (as suas duas derrotas foram obtidas por desclassificação. A primeira por um golpe ilegal frente a Matt Hamill e a segunda por ter falhado um teste anti doping após o segundo duelo com Cormier), está agora à beira do fim. Mas não se pense que Jones sai de cena como Ronda Rousey (vinda de duas derrotas brutais consecutivas) ou Dan Henderson (com uma carreira de décadas). Jones não sai porque foi inferior no ringue. Jones sai porque errou e agora a saída é feita pela porta pequena e pela luz dos holofotes do mediatismo e da ânsia pela queda abrupta.

O segundo duelo Jones vs Cormier
Fonte: bloodyelbow.com

Jones nunca foi Rúben. Ao contrário do antigo defesa central do Sporting, nunca houve dúvidas quanto ás capacidades do antigo campeão da divisão Light Havyweight. Mas Jones pode ser Maradona. À semelhança do antigo craque argentino, Jones conheceu a glória e as amarguras do mundo de excessos e ao que parece o doping também os une.
No dia 27 de Fevereiro, o antigo campeão conheceu a sua sentença. A California State Athletic Comission (CSAC) condenou-o a pagar uma multa de 250 mil dólares e retirou-lhe a licença que lhe permitia competir.

Jon Jones em tribunal
Fonte: MMA Fighting

Para um fã de UFC é um misto de sensações. Por um lado, perde-se um dos melhores lutadores de todos os tempos, longe, bem longe da sua fase decadente. Por outro, é uma questão de justiça. E se o doping de Maradona “só” poderia colocar em risco a verdade desportiva e a integridade das redes adversárias, no caso de Jones, pela natureza do desporto que pratica ou praticava, estamos a falar de muito mais do que isso. O diferencial físico reflete-se na potência de um golpe, sendo que isso é o suficiente para causar danos físicos num adversário.

Vamos ter saudades dos cotovelos de Jones, do seu jogo de striking surpreendente, das suas batalhas épicas com Gustafsson e Cormier. Mas eu prefiro um campeão verdadeiro. Cormier é isso, Cormier não é Maradona.

E vejam só como este artigo apresenta contradições, talvez Jones até possa ser Rúben. Jones também perdeu o seu rumo. Deixou levar-se pelo mundo das drogas, das festas e por uma ética desportiva duvidosa. Ele que depois da sua primeira suspensão afirmava estar de volta, são e uma pessoa e um desportista melhor.

Para já não há Jones. Para já, acabou a saga com Cormier. Mas a vida continua. O futebol também não acabou com Maradona.

Foto de Capa: MMA Fighting

João Pedro Chitas
João Pedro Chitashttp://www.bolanarede.pt
Amante, praticante e obcecado por Artes-Marciais. Acredita que a UFC foi a melhor coisa que aconteceu no desporto depois do ouro de Carlos Lopes.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Bragança de saída do Sporting: Torino quer contar com o médio

O Torino está interessado em garantir a contratação de Daniel Bragança, médio que pertence aos quadros do Sporting.

Mercado: FC Porto já conhece o ‘inimigo’ na luta por médio

O FC Porto está na luta pela contratação de Quinten Timber, médio que pertence aos quadros do Marselha. O Crystal Palace também está interessado.

Ranking UEFA com nova atualização depois das vitórias do Benfica e do Braga

Já é conhecida a mais recente atualização do Ranking UEFA, depois das vitórias do Benfica e do Braga nas provas europeias.

Marco Silva: «Foram 30 segundos de uma parte de grande nível que não pode beliscar o que foi feito»

Marco Silva reagiu ao desfecho do Benfica x AGF Aarhus. Águias ganharam por 3-1 na primeira mão do playoff da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do Benfica x AGF Aarhus para o playoff da Europa League

O Benfica venceu o AGF Aarhus por 3-1 na primeira mão do playoff da Europa League. Fica com os principais destaques.

Benfica vence AGF Aarhus na Luz e está mais perto da fase de liga da Europa League

O Benfica venceu o AGF Aarhus por 3-1 na primeira mão do playoff da Europa League. Águias em vantagem na eliminatória.

Eis os 4 destaques da vitória do Braga frente ao Austria Viena na Conference League

Na primeira mão da pré-eliminatória da Conference League, o Braga venceu por 2-0 frente ao Austria Viena. Fica com os 4 destaques da partida.