Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google
O UFC 242 decorreu este sábado no Abu Dhabi. Khabib Nurmagomedov defendeu o título de peso-leve ao finalizar Dustin Poirier no terceiro round. Edson Barboza e Paul Felder protagonizaram um grande combate, e Islam Makhachev continuou a sua série de vitórias.
Khabib Nurmagomedov vs Dustin Poirier
Depois de vencer Anthony Pettis, Justin Gaethje, Eddie Alvarez e Max Holloway (pelo título interino), Dustin Poirier era o claro candidato ao título de peso-leve. O americano é bastante completo: tem um strike muito preciso e forte, tem um bom jogo de chão e o seu wrestling é bastante competente.
Mas Khabib é uma máquina. Com um recorde de 27 vitórias e zero derrotas, atingiu o nível de super-estrela ao vencer Conor McGregor no UFC 229. O russo tem uma base de fãs enorme, mas é pelo seu estilo de luta que se destaca. Procura sempre a projeção, mas no chão faz uma pressão enorme nos adversários e vai batendo até parar o combate.
Ambos entraram hesistantes no combate, a estudarem-se. Khabib acabou por conseguir a projeção e foi muito forte no chão. Aplicou muita pressão, lançou vários golpes e procurou muitas vezes a submissão.
No segundo round, Khabib ainda enfrentou algumas dificuldades no início. Poirier lançou bons golpes que acertaram em cheio no campeão. Mas o russo conseguiu trabalhar em seguida no corpo e controlou o restante do round.
No terceiro round, Poirier consegue defender uma projeção ao agarrar o pescoço de Khabib em género de guilhotina. Não conseguiu a submissão, e na tentativa de se levantar Khabib ganhou-lhe as costas. Depois de algum trabalho conseguiu aplicar um mata-leão e finalizou dessa forma o combate.

Fonte: UFC
É assim a segunda defesa de título de Nurmagomedov. Ambos atletas mostraram, no final do combate, aquilo que o MMA representa (ou devia): desportivismo e amizade. Ambos trocaram de camisola, com Khabib a anunciar que vai vender a de Poirier de forma a recolher dinheiro para caridade.
Edson Barboza vs Paul Felder
Depois de consegui três vitórias consecutivas, Edson Barboza nunca mais recuperou o ritmo. Perdeu contra Khabib e Kevin Lee, e depois de vencer Dan Hooker, perdeu contra Justin Gaethje.
Paul Felder venceu quatro dos seus últimos cinco combates, e procurava com uma possível vitória entrar no top-10 da divisão de peso-leve.
O primeiro round foi bastante equilibrado. Ambos lançaram golpes certeiros, mas vimos Barboza a circular mais para o lado enquanto Felder ia em frente em direção ao adversário, algo valorizado pelos juízes.
No segundo round, Barboza entra a acertar vários pontapés e mãos fortes. Conseguiu uma projeção, mas Felder brilhou no chão. Acertou vários cotovelos e deixou a cara de Barboza em sangue. Felder terminou a ronda bastante agressivo.
No terceiro round, Barboza jogou mais na expectativa, talvez por pensar que estava a ganhar. Felder foi lançando golpes fortes e a continuar em ir em frente, e Barboza demonstrava algum cansaço, mas a lançar no contra-ataque.
No final os juízes tiveram uma decisão dividida, mas deram a vitória a Paul Felder (30-27, 29-28; 27-30).

Fonte: UFC
Islam Makhachev vs Davi Ramos
Numa sequência de quatro vitórias (três finalizações) consecutivas, Davi Ramos estava a começar a ganhar nome na divisão de peso-leve.
Já Islam Makhachev, parceiro de treino de Khabib, estava numa sequência de cinco vitórias consecutivas.
O primeiro round não teve muita ação. Islam estava a gerir bem a distância, e acertar sempre que lançava. Ramos procurava explodir e ser agressivo quando lançava golpes, mas mais expectante.
Ramos entrou no segundo round bastante agressivo, a lançar golpes muito fortes e a procurar ir para cima do adversário. Islam conseguiu defender bem, e esteve muito bem no controlo do espaço e a acertar à distância.
No terceiro round, Ramos entra forte, mas tropeça e Islam fica por cima dele no chão. Ainda acertou muitos golpes no ground and pound e trabalhou o resto do round na guarda de Ramos.
No final do combate, não havia dúvidas: Islam Makhachev saiu vencedor por decisão unânime (29-27, 30-26 x2).

Fonte: UFC
Curtis Blaydes vs Shamil Abdurakhimov
Curtis Blaydes estava numa sequência de cinco vitórias até ser nocauteado por Francis Ngannou em apenas 45 segundos. O americano estava em boa forma e venceu Justin Willis em março.
Já Shamil Abdurakhimov vinha de três vitórias consecutivas, sendo que as últimas duas foram a Andrei Arlovski e Marcin Tybura.
O primeiro round baseou-se em trabalho de chão. Blaydes controlou completamente Shamil, variou posições e aplicou muita pressão. No fim do round ainda conseguiu a montada e lançou fortes cotovelos.
No segundo round, Blaydes consegue levar novamente o combate para o chão. Acerta uma cotovelada no nariz de Shamil que levou imediatamente a mão ao nariz, indicativo de não conseguir continuar a lutar, o que levou ao árbitro a terminar o combate.
Mairbek Taisumov vs Diego Ferreira
Ambos atletas estavam em boas sequências de vitórias e a ganhar reconhecimento na divisão de peso-leve. Taisumov já não perdia desde 2014, e estava com seis vitórias seguidas. Diego Ferreira já não perdia desde 2015, e estava com quatro vitórias consecutivas.
No primeiro round, embora Taisumov estivesse a lutar a recuar, lançou bastantes golpes e até abanou Ferreira. O brasileiro estava mais hesitante.
No segundo round, Taisumov parecia um pouco mais cansado, isto porque Ferreira entrou muito agressivo a aplicar muita pressão. Não acertou golpes fortes, mas pontuou bastante.
No terceiro round o domínio de Ferreira manteve-se. Continuou a pressionar muito, e a anular os movimentos do adversário.
No final, a decisão dos juízes foi unânime: Diego Ferreira venceu (29-28, 29-27 x2).
Foto de Capa: UFC
artigo revisto por: Ana Ferreira














