📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A chama Olímpica já só arde para alguns russos

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 estiveram longe de ser perfeitos e uma das várias polémicas deu-se com a exclusão da participação de atletas russos no atletismo e no levantamento de pesos. Tudo começou em julho do mesmo ano com a apresentação da Primeira Parte do Relatório McLaren, um documento da autoria do jurista Richard McLares, contratado pela Agência Mundial Anti-Dopagem (WADA) para investigar alegações de doping sistemático e organizado estatalmente pela Rússia. Em resposta, o Comité Olímpico Internacional (COI) ameaçou excluir a Federação Russa das Olimpíadas como um todo, mas acabou por deixar a decisão nas mãos das entidades reguladoras de cada modalidade.

Este foi o primeiro erro na forma como todo este caso tem sido conduzido pelo COI, já que o mais sensato seria assumir os resultados do relatório e decidir um castigo em concordância ou esperar pela Segunda Parte do mesmo para tomar uma decisão final sobre qual era a punição adequada. Ao invés, o COI enveredou por um caminho de se desresponsabilizar e deixar a batata quente nas mãos de outros, acabando permitir injustiças e tratamentos desiguais dos atletas. Atitude bem diferente foi a do Comité Paralímpico Internacional que tomou uma posição firme e baniu a Rússia dos seus Jogos em 2016.

Em julho do mesmo ano, seria publicada a Segunda Parte do Relatório McLaren que se debruçava sobre a forma como o Estado russo tinha controlado o sistema de testes anti-dopagem no período dos Jogos Olímpicos de Inverno que decorreram no seu país, em Sochi 2014, confirmando a influência estatal nos mecanismos de fraude desportiva a que os atletas recorriam.

O relatório McLaren forçou o COI a tomar medidas contra a Federação Russa Fonte: Comité Olímpico Internacional
O relatório McLaren forçou o COI a tomar medidas contra a Federação Russa
Fonte: Comité Olímpico Internacional

Ora, entretanto, o COI pediu às Federações das modalidades que procurassem alternativas à Rússia para os eventos internacionais a realizar nesta. Também aqui se viu a relevância que diferentes modalidades dão ao combate ao doping. Se, por um lado, a Federação Internacional de Ski suspendeu vários atletas e retirou ao país dos czares a organização de alguns eventos, por outro, a FIFA nem sequer considerou a hipótese de realocar a Taça das Confederações de 2017 ou o Mundial de Futebol de 2018.

Em seguida, foi a vez da Comissão Disciplinar do COI se inteirar da situação e se debruçar a fundo sobre as várias acusações enfrentadas pela Rússia. Assim surgiu o Relatório Schmid, liderado pelo antigo Presidente da Suíça Samuel Schmid e que confirmou as descobertas do Relatório McLaren, nomeadamente que havia sido desenvolvido um sistema que permitia a um laboratório moscovita alterar constantemente resultados positivos para negativos em controlos anti-doping e que este sistema era financiado estatalmente.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Vizela empata com Feirense na Segunda Liga: eis os resultados do dia

O Vizela recebeu e empatou 1-1 com o Feirense na jornada 12 da Segunda Liga. Leandro Antunes e Ítalo fizeram os golos do jogo.

Leonardo Jardim não acredita em Portugal favorito a ganhar o Mundial 2026 mas diz: «Essa ambição ninguém nos pode tirar»

Leonardo Jardim falou sobre as expetativas de Portugal no Mundial 2026. Eis o que disse o técnico português do Cruzeiro.

Seguro: Casa Pia confia totalmente em Gonçalo Brandão

Gonçalo Brandão está seguro no Casa Pia. Direção dos Gansos têm total confiança no treinador que substituiu João Pereira.

Ruben Amorim recebe boas notícias no Manchester United

Matheus Cunha já está de regresso aos treinos do Manchester United. Avançado brasileiro publicou uma fotografia nas redes sociais.

PUB

Mais Artigos Populares

Enzo Fernández revela conversa com Rui Costa antes de deixar Benfica: «Se eu não tivesse falado com ele, penso que o negócio não teria...

Enzo Fernández recordou a transferência do Benfica para o Chelsea. Médio argentino contou conversa com o presidente Rui Costa.

A astúcia do Estoril Praia e as dificuldades criadas ao FC Porto: as nuances táticas apresentadas por Ian Cathro no Estádio do Dragão

As nuances táticas introduzidas por Ian Cathro no jogo do Estoril Praia frente ao FC Porto foram determinantes para a qualidade exibicional apresentada.

Leonardo Jardim garante acerca do futuro: «Presidente sabe muito bem o que quero para a minha vida»

Leonardo Jardim prestou declarações à CNN Brasil, onde falou sobre vários temas. Entre eles, o futuro no Cruzeiro.