- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesA falta de condições que levou ao cancelamento de todas as provas masculinas em Lake Louise (Canadá) e em Beaver Creek (Estados Unidos da América) no passado fim de semana foi rapidamente esquecida pela fantástica neve e pelo ótimo ambiente que se viveu durante os últimos três dias em Val d’Isère. Os franceses corriam em casa e, por isso, a par do austríaco Hirscher, eram os favoritos.

A primeira manga da prova de slalom gigante, aberta por Ted Ligety, não começou da melhor forma, contando com descidas um pouco abaixo das expectativas deste norte-americano e também do alemão Felix Neureuther que, até à data, se afigurava como uma surpresa agradável neste tipo de modalidade. Contudo, logo de seguida a prova havia de aquecer… Alexis Pinturault, “o colete vermelho”, protagonizou uma prova irrepreensível e a seguir mais irrepreensíveis foram Mathieu Faivre e Thomas Fanara, levando França a obter três grandes tempos. Mas Hirscher, “o suspeito do costume”, veio estragar a festa aos franceses, superando por um centésimo de segundo o tempo de Faivre. Ficava tudo em aberto para a segunda manga, o que se deveu à espetacularidade desta primeira manga, a qual foi a melhor desta época.

As expectativas eram altíssimas para esta segunda parte da prova mas, possivelmente, o cansaço acumulado em três provas diferentes neste fim de semana não permitiu que fosse dada a melhor continuidade ao trabalho feito na primeira manga. Desta forma, os três franceses e o hexacampeão mundial de ski alpino, Marcel Hirscher, assumiam o favoritismo para o título em Val d’Isère.

O pódio foi dominado pelos franceses Fonte: Mathieu Faivre
O pódio foi dominado pelos franceses
Fonte: Mathieu Faivre

O primeiro entre os quatro foi Fanara, mas piorando quase 2.5 segundos da primeira para a segunda manga as suas hipóteses de acabar na frente da corrida ficavam extremamente reduzidas. De seguida vieram Pinturault e Faivre que assinaram os dois melhores tempos da segunda manga (2º e 1º, respetivamente) e vieram colocar uma pressão enorme sobre Hirscher, que descia logo a seguir. O austríaco não foi capaz de corresponder à expectativa (sempre enorme) que recaía sobre ele e, apesar de ter realizado uma boa prova (1.13.88 segundos), não conseguiu fazer o suficiente para levar o título para casa, ficando-se “apenas” pelo 2º lugar. Assim, foi Faivre quem desta vez surpreendeu tudo e todos, acumulando 100 pontos importantes para a sua classificação.

Destaque nesta prova para a equipa francesa que colocou quatro esquiadores entre os cinco primeiros. Será que vai voltar a consegui-lo daqui a uma semana, também em Val d’Isère?

                                                                                                                                                                     Artigo revisto por:Francisca Carvalho

Foto de capa: Alexis Pinturault

Manuel Carvalho
Manuel Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
Desde sempre que este sportinguista ferrenho adora desporto. Acompanha regularmente várias modalidades mas são o futebol e os desportos de inverno que o cativam mais!                                                                                                                                                 O Manuel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela fecha avançado, que deverá ser oficializado depois do jogo contra o Benfica

O Tondela garantiu a contratação de Benjamin Kimpioka junto do Sivasspor. Avançado chega por empréstimo com opção de compra.

João Mário dá luz verde para mudar de clube em Itália

João Mário aceita rumar ao Bolonha. Lateral português prepara-se para um empréstimo da Juventus sem opção de compra.

Carlos Alcaraz bate Novak Djokovic e conquista o Open da Austrália pela primeira vez

Carlos Alcaraz é o grande vencedor do Open da Austrália. O tenista espanhol bateu Novak Djokovic na final do torneio.

Grémio empata em casa com Juventude no Campeonato Gaúcho e Luís Castro deixa críticas: «O primeiro agente pacificador do jogo é o árbitro»

O Grémio empatou a um golo frente ao Juventude, na sexta jornada do Campeonato Gaúcho. No final do jogo, o técnico português deixou críticas para a arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Pedro pode deixar o Cagliari e rumar ao Brasileirão

O futuro de Zé Pedro está em cima de mesa. O defesa-central português de 28 anos pode deixar o Cagliari e rumar ao Atlético Mineiro.

Treinador do Besiktas volta ao ataque: «Nunca vi um jogador como Rafa Silva na minha vida»

O treinador do Besiktas, Sergen Yalcin, voltou a deixar críticas contra Rafa Silva. O avançado do Benfica foi visado na última conferência de imprensa.

Petit é forte candidato ao cargo do Santa Clara

Petit está na lista do Santa Clara. Emblema da Primeira Liga anunciou a saída de Vasco Matos durante este sábado.