eSports: a disputa profissional no centro do mundo gaming

modalidades cabeçalho

Os jogos eletrónicos (eSports) têm conquistado um lugar de destaque na sociedade moderna. Primeiro, ao tornarem-se num dos pilares do entretenimento online, e segundo, deixando de ser apenas um passatempo para se converterem numa verdadeira forma de competição. O que começou como uma brincadeira conta agora com jogadores profissionais, campeonatos oficiais, patrocinadores e muita audiência.

A disputa está na essência dos videojogos desde a sua criação. Em 1972, a Universidade de Stanford recebeu o primeiro campeonato de videojogos da história, o jogo era o lendário “Spacewar!”. O torneio foi nomeado de “Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar” e o vencedor ganhou um ano de assinatura da revista Rolling Stone.

Atualmente, o cenário competitivo cresceu e consolidou-se como parte fundamental do setor. Os eventos pelo mundo ocorrem durante o ano, os gamers estão presentes nas arenas e também nas plataformas de streaming para acompanhar cada jogada. 

Um exemplo disso faz-se notar no League of Legends (LoL), que contabilizou 664.156.489 milhões de horas assistidas, no ano de 2021. O LoL é um dos líderes no eSports, mas não é o único. Neste artigo, conheceremos outros jogos eletrónicos que se converteram em desporto virtual e animam jogadores e espetadores.

eSports campeonato
Fonte: Unsplash

Ação pura na primeira pessoa

O género dos FPS (First-Person Shooter), também conhecidos como jogos de tiro na primeira pessoa, desempenham um papel fundamental em duas frentes: a história dos videojogos e o crescimento dos desportos eletrónicos. Títulos clássicos, como Doom ou Counter-Strike (CS), estão na lista de jogos que ajudaram na popularização destes passatempos digitais.

Inclusive, o CS pode ser apontado como um dos primeiros jogos que ganharam competições relevantes para o setor gaming, e Portugal conta com uma equipa de respeito. Atualmente, o título conta com diversos campeonatos, no entanto, são três os de maior destaque: ESL Pro League, Intel Extreme Masters e DreamHack Masters.

Outros dois títulos de grande destaque no panorama competitivo são o Valorant, uma criação da Riot Games, e o Rainbow Six Siege, produzido pela Ubisoft. 

O primeiro aposta por gráficos mais lúdicos e habilidades especiais únicas para cada personagem; já o segundo é um jogo onde a estratégia e o conhecimento dos mapas fazem toda a diferença, o R6 apresenta uma proposta tática e os jogadores escolhem agentes das forças especiais para cada ronda.

O desporto-rei no relvado digital

Não há como escapar, se existe disputa, o futebol está presente. No mundo dos videojogos é igual. O simulador mais jogado é, sem dúvida, o FIFA, desenvolvido pela EA Sports, braço desportivo da EA Games. Ano após ano, o jogo está no topo da lista dos mais vendidos.

Tal como no mundo real, nas consolas existe um campeonato do mundo digital, o torneio chama-se FIFA eWorld Cup e é o evento mais importante do cenário competitivo. Para estar no mundial é preciso vencer etapas online e presenciais e, claro, as finais globais. 

Em seguida, está o FIFA Global Series, onde vários campeonatos são selecionados para participar no Campeonato do Mundo.

As equipas que se destacam nesta modalidade vêm do mundo real. O Manchester City eSports, S04 (Schalke 04) e o VfL Wolfsburg são algumas das equipas profissionais que apostam nos desportos eletrónicos para ampliar o alcance da marca e conquistar novos adeptos.

Quando pensar é o mais importante 

Distante das sequências de ação, das táticas do futebol ou dos mapas de LoL, existem duas modalidades que se destacam quando o assunto são campeonatos online. Estamos a falar do poker e do xadrez, ambos são desportos mentais que exigem muita perícia dos seus praticantes, além, claro, de horas de estudo.

No mundo online, estas modalidades ganharam destaque e conseguiram repetir a dose de sucesso que tinham no ambiente analógico. Tal como esperado, não demorou para os primeiros campeonatos surgirem.

Um bom exemplo é o tradicional jogo de cartas, o poker. Esta modalidade ganhou status de desporto mental em 2010, quando a IMSA (International Mind Sports Association) reconheceu que para vencer no poker é preciso capacidade analítica, cálculo de probabilidades e estratégias elaboradas, colocando assim a sorte de lado e exaltando a necessidade de pensar para ganhar.

A modalidade vive um momento de grande popularidade. Ao concluir com êxito a migração digital, o poker online encontrou nas plataformas especializadas uma base para crescer no terreno digital. Estes sites dedicados ao jogo de cartas oferecem partidas simples, campeonatos completos. 

Nos eventos oficiais podem-se admirar profissionais renomeados a jogar e a aplicar as mais variadas estratégias, especialmente o bluff.

Com efeito, não há dúvidas que os eSports estão a mudar o ambiente dos jogos eletrónicos, com campeonatos emocionantes e uma legião de fãs a seguir cada passo dos jogadores profissionais. 

Ao trazer uma dose de seriedade aos videojogos, os desportos eletrónicos, que contam ainda com uma federação em Portugal, ampliam o campo de atuação gaming para além do mundo do entretenimento.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Bomba: FC Porto muito próximo de desviar Jota Silva ao Sporting

O FC Porto está muito perto de contratar Jota Silva ao Nottingham Forest. Dragões podem desviar avançado ao Sporting.

Atenção, Benfica: melhor marcador do Nice na época passada falha duelo frente às águias

Evann Guessand não estará disponível para defrontar o Benfica, confirmou o diretor-desportivo Florian Maurice.

Van Dijk não esquece Diogo Jota: «É estranho ter de continuar a jogar futebol»

Virgil van Dijk recorda a morte de Diogo Jota e André Silva. Capitão do Liverpool fala sobre como está a lidar com a situação.

Mário Branco reage ao sorteio do Benfica na Champions League: «Voltaram a sair os adversários mais complicados»

O Benfica vai enfrentar o Feyenoord ou o Fenerbahçe no playoff da Champions League se eliminar Nice. Mário Branco reagiu ao sorteio.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes emite comunicado a criticar direção do Benfica: «Tornou-se regra nesta Direção só agir quando há eleições à vista»

João Noronha Lopes apresentou um comunicado a criticar a inoperância da direção do Benfica em temas relacionados com a gestão do clube.

Iván Jaime rejeita proposta de empréstimo de clube da Ligue 1

Iván Jaime rejeitou uma proposta do Brest. O clube francês apresentou um empréstimo com opção de compra que não convenceu o avançado espanhol.

Luka Modric apresentado no AC Milan: «Champions League é um objetivo mínimo para os padrões do clube»

Na sua apresentação como jogador do AC Milan, Luka Modric projetou a nova temporada com as cores rossoneri.