

A LPFA está, finalmente, de volta! Depois de todas as equipas terem jogado entre si (dentro da sua região) nesta pré-época, temos então a primeira jornada de competição este fim-de-semana, com dois jogos dia 17 de janeiro!
Neste fim-de-semana, os atuais bicampeões em título, Lisboa Devils, recebem os Maia Mutts, equipa que tem passado muitas dificuldades nos últimos anos, no temível Francisco Lázaro, enquanto que, os seus grandes rivais, Lisboa Navigators, recebem também em Lisboa, os Braga Warriors, este que é um jogo entre grandes candidatos aos lugares de playoffs.
Os Lisboa Navigators vão receber os Braga Warriors, mas com uma pequena mudança. Os azuis e brancos vão jogar em casa, mas fora da mesma, sendo que o icónico Campo José Ramos irá ser substituído (temporariamente) pelo Complexo Desportivo Municipal do Alto do Lumiar, casa do Alta de Lisboa e do Águias da Musgueira.
A ANTEVISÃO – O QUE NOS TRAZ O DOUBLE-HEADER?
Para o primeiro jogo, não me parece haver qualquer tipo de dúvidas que existe um claro favorito, os Lisboa Devils. A jogarem em casa, com todos os seus jogadores saudáveis e a jogar contra uma equipa incapaz de realizar uma boa rotação entre si, devido ao seu baixo número de jogadores, os Diabos não podiam estar numa melhor situação para este fim-de-semana.
Os Maia Mutts vão passar por muitas dificuldades em Lisboa, sendo este um dos dois piores jogos que poderiam ter para abrir a época. O número de jogadores (ainda que tenha subido) continua baixo para o esperado de uma equipa competitiva de futebol americano. Obviamente que, sendo os Mutts os Mutts, têm grandes jogadores em múltiplas posições onde são, provavelmente, dos melhores da liga, mas a equipa no geral continua a ter muitos buracos para preencher.
A meros quilómetros do jogo entre Devils e Mutts vamos ter um incrível Braga Warriors vs Lisboa Navigators, que, para mim, tem potencial para ser um dos melhores jogos da época. Duas equipas com muita qualidade em múltiplas posições dos dois lados da bola, sendo que dou a vantagem um pouco para o lado dos Braga Warriors.
Os Warriors vêm de uma pré-época 100% vitoriosa, com Vítor Mendes a ser (obviamente) a grande estrela dos Bracarenses. Os brancos e vermelhos mantiveram muito do seu core de jogadores do ano passado e este ano voltam com força para atacar os playoffs, sendo que o seu maior rival serão mesmo os Lisboa Navigators.
Os Lisboetas que fizeram bons jogos na sua pré-temporada, mas nada de muito chocante. Vimos um bom jogo frente aos Lisboa Devils, com melhorias nos dois lados da bola, mas a sentir muita falta de determinadas peças no seu jogo, como José Soares.
5 FACTOS SOBRE OS JOGOS
– Os Lisboa Navigators, os Lisboa Devils e os Braga Warriors foram aos playoffs da LPFA XV
– Os Braga Warriors e os Lisboa Navigators ficaram pelas meias-finais na LPFA XV, sendo que os Warriors caíram frente aos Cascais Crusaders e os Navigators frente aos Lisboa Devils.
– Os Lisboa Devils foram a todas as finais desde a COVID-19 (2020)
– Todas as equipas desta jornada tiveram jogadores nomeados para MVP (Votações da FPFA e da LineUP Network)
– Os Lisboa Devils já conquistaram o título de campeões nacionais cinco vezes.
JOGADORES A TER EM CONTA
Jesuíno Furtado- Não preciso de falar muito dele. O running back e atual MVP da LPFA é o melhor jogador a nível nacional atualmente. Corre que nem louco e devia-se/livra-se de placagens como poucos. Sem dúvida a melhor arma de Bernardo Solipa para este jogo
Vítor Mendes- Começar o ano com os dois melhores jogadores do país na posição não é para todos os fins-de-semana, mas este não é um fim-de-semana qualquer. Vítor Mendes foi, sem dúvidas, um dos melhores jogadores da LPFA XV e na pré-época continuou a vitimizar as equipas do norte com a sua qualidade e com os passes de Tiago Ranhada. Vamos ver o que consegue fazer frente ao rookie of the year, Janin Katoudi.
PREVISÃO DE RESULTADOS
Lisboa Devils 34-06 Maia Mutts
Lisboa Navigators 14-21 Braga Warriors
