A ANTEVISÃO: REENCONTRO DE FINALISTAS
O Parque de jogos Pardal Monteiro, em Pêro Pinheiro, recebe este domingo o segundo jogo da segunda jornada da LPFA Preseason, o duelo que coloca frente a frente os dois finalistas da época transata, Cascais Crusaders e os campeões, Lisboa Devils.
Este irá ser o primeiro jogo que veremos das duas formações esta época, sendo esta a sua estreia na pré-época. Um pouco como o jogo dos Warriors vs Mutts, irá ser difícil entender que nível vamos ver das duas equipas, dada a falta de informação que se tem das equipas ao longo da pré-época.
De qualquer forma, vamos então analisar o que podemos esperar do jogo entre os dois finalistas da LPFA XV.
Começando da única maneira que poderia, pelos atuais campeões, Lisboa Devils. Os diabos acabaram a época passada com o título na sua mão, época essa onde perderam apenas um jogo, na época regular frente aos Cascais Crusaders. Mas, o que podemos esperar da equipa de Benfica para este jogo? Para mim, vai ser muito interessante verificar com quem esta equipa conta, para entender se perderam algum tipo de jogador chave ou alguém da equipa técnica, afinal, estamos a falar de um jogo de pré-época. De qualquer modo, se os Devils continuarem com um roster minimamente parecido, parece-me que irão ter a melhor equipa da liga, de longe. Na época anterior, os Devils tinham a melhor defesa do campeonato, muitas opções nas linhas e três excelentes running backs. Se o core se mantiver o mesmo, acho que poderemos esperar uma grande, grande época dos diabos.
Os Crusaders, por outro lado, fizeram uma grande época no ano passado, mas não foi o suficiente para levar o título de volta a Cascais, mas o que podemos esperar para esta época? Começando pela final, ainda não existem certezas sobre a presença ou não de Paulo “Sabonete” Alves na equipa de Cascais, especialmente depois da lesão muito feia que teve na final. Na linha ofensiva também existe um grande problema, o número de jogadores. Este ano, não temos informações de quantos estão inscritos para jogar a posição, mas na época transata, os números para os cinco da frente eram bastante curtos. Com as lesões constantes de Otávio Maués e algumas outras lesões, não consigo prever como irá ser resolvido o problema, mas veremos como Paulo Terrinca irá resolver no domingo.
5 FACTOS SOBRE O ENCONTRO
- Os Crusaders foram os finalistas vencidos na LPFA XV
- Os Lisboa Devils são os atuais campeões em título
- Nos últimos quatro anos, os Lisboa Devils foram a todas as finais e os Cascais Crusaders foram a três
- Paulo Terrinca é o treinador com mais tempo de atividade na liga.
- Para além de Quarterback, Bernardo Solipa é também Head Coach e Coordenador Ofensivo
JOGADORES A TER EM CONTA
Matias Manuel – Ainda com muita dúvida que quem jogará a running back pelos cascaenses, Matias Manuel tem uma pressão acrescida enquanto líder do backfield. Ele que é, sem sobra de dúvidas, o quarterback mais confortável em sair do pocket, seja para correr ou passar. Muita responsabilidade para o veterano.
Jordan Vieira – Na época passada foi uma das armas favoritas de Bernardo Solipa e acredito que esta época será assim também. Ele que foi, para mim, top-3 wide receivers em 2025, veremos que diferença trará ao jogo.
EQUIPAS PROVÁVEIS
Este fim-de-semana ainda não vão ser colocadas equipas prováveis, devido à incerteza de plantel que todas as equipas têm neste momento.
PREVISÃO DE RESULTADO
Lisboa Devils 17-10 Cascais Crusaders

