📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O que esperar da Pré-Temporada da LPFA? | Futebol Americano

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O início de captações em quase todos os clubes em Portugal significa apenas e só uma coisa, o futebol americano (LPFA) está de volta a Portugal. Todas as equipas já voltaram aos trabalhos e, tanto treinadores, como jogadores, têm a oportunidade de conhecer os seus novos colegas de equipa (e em algumas equipas, novas equipas técnicas). Esta é então a altura das equipas organizarem e prepararem os seus playbooks para a época de 2026.

Mas antes, temos uma nova estrutura de pré-época, organizada a 100% pela FPFA, a LPFA Pre-Season. O formato é simples: todas as equipas da região centro jogam entre si e o mesmo acontece para a zona norte.

A ausência que vemos é, sem dúvida, a falta de Torreense Defenders e Lousada Lumberjacks no calendário, o que dá a todos os adeptos um claro sinal de que estas duas equipas irão continuar sem competir na LPFA XVI.

AS PREVISÕES

Francamente, estou algo curioso para ver esta pré-época por múltiplas razões, especialmente por todos os rumores que circulam pela liga (que já sabemos como acabam sempre).

Vamos então analisar equipa a equipa sobre quais são as minhas expetativas para cada.

Lisboa Devils

As más-línguas afirmam que existe uma possibilidade de Bernardo Solipa não jogar no próximo ano (o que, pessoalmente, acho impossível), que caso seja verídico, é um completo game changer para toda a LPFA.

Obviamente, Bernardo Solipa manter-se-á enquanto Quarterback dos bi-campeões nacionais e permanecerá enquanto o seu head-coach, o que eleva logo os Devils ao estatuto de candidatos principais ao título.

Dito isto, parece-me que os Devils irão acabar a pré-época invictos (especialmente olhando para a final do ano passado). Caso a maior parte da sua equipa se mantenha (especialmente as suas peças chave), vamos continuar a ver os Devils um nível acima de todas as equipas em Portugal.

Cascais Crusaders

Os Cascalenses acabaram a época com uma exibição desastrosa na final frente aos Devils, onde perderam um dos melhores jogadores da liga, Paulo “Sabonete” Alves.

Para mim, o nível da próxima época dos Crusaders irá depender de dois pontos fulcrais: resolver a questão dos Running Backs e a questão dos DBs.

Claro que é dizer o óbvio, mas sem sabermos como está a recuperação de Paulo Alves e a facilidade de lesão de Salvador Bolzoni (que acredito que volte em força este ano), os Crusaders vêem-se numa situação complicada no seu backfield.

Do lado dos Defensive Backs, o problema é o mesmo desde que João “Train” Marques se reformou: nenhum dos sucessores eram João “Train” Marques. Atenção, Tiago Almeida é sem dúvida um jogador talentoso na sua posição, mas ainda lhe falta muita experiência para ter a mesma prepotência que João Marques tinha na defesa de Cascais.

Braga Warriors

Uma das equipas surpresa da época passada, os Braga Warriors têm tudo para serem os “vencedores” da pre-season do Norte. Desde que mantenham o seu núcleo principal de jogadores, parece-me que serão também candidatos ao título este ano.

O ano passado o nome de destaque foi claramente Vítor Mendes, o Wide Receiver dos Bracarenses (que até agora, parece-me que volta a jogar no próximo ano).

Os Warriors têm apenas uma falha que me parece algo grande, a falta de um bom jogo de corrida.

Qualidade no seu backfield não falta, de todo, mas parece que algo continua a correr mal nas suas jogadas de corrida.

Enfim, veremos como correrá a época aos Bracarenses

Lisboa Navigators

Os Lisboetas tiveram mais uma vez uma época de playoffs, onde chegaram à meia-final, caindo com os campeões Lisboa Devils. A época foi algo estranha. Nuno Rodrigues foi muito inconsistente ao longo da época, enquanto que, o quarterback do ano anterior, Tiago Ladeira, voltou para a sua posição de Wide Receiver.

Dois Quarterbacks em duas épocas, vamos ver em quem Daniel Silva irá apostar para quarterback este ano e como isso irá definir a sua pre-season.

Salgueiros Renegades

Até hoje, eu sinto que se os Renegades não tivessem perdido Francisco Pereira, teriam chegado ao playoffs, mas não foi isso que aconteceu.

Não me parece uma má época dos Renegades, especialmente pela maneira como trabalharam à volta da lesão de Francisco. Para mim, o único momento em que os Renegades pecaram foi na demora em introduzir Camarinha na posição de quarterback.

Dito isto, pareceram-me muito sólidos defensivamente, pelo que acho que vão ser das equipas mais interessantes em ver nesta pré-época.

Os seus resultados irão depender de quem se encontrar a quarterback, o que levanta a questão: Será que iremos ver um Francisco Pereira recuperado de lesão, ou a aposta em Afonso Camarinha para a época de 2026?

Maia Mutts

Os anos passam e o problema dos Mutts continua o mesmo, não têm jogadores suficientes.

Eu sinto que digo sempre isto quando falo sobre os verdes e brancos, mas se há algo que existe neste clube é a força de vontade, mas isso não chega para competir por playoffs na LPFA.

A única maneira que vejo de os Maia Mutts não ficarem em último na LPFA Pre-Season é se tiverem uma enchente de rookies nas captações, se não, vai continuar a ser muito complicado.

Lisboa Bulldogs

Por último, mas não menos importantes, os Lisboa Bulldogs.

Depois de todas as épocas até agora terem sido sempre a descer, os Bulldogs tentam renascer na LPFA XVI, retirando Hugo Amaral da posição de Head Coach e colocando Gonçalo Matos (ex coordenador defensiv) na posição. Os Bulldogs optam por alguém da casa numa posição que tem dado alguns problemas ao emblema de Alvalade.

Esta é, para mim, finalmente a decisão acertada para Head Coach, mas apenas o tempo (e a Pre-Season) nos dirá o quanto os Bulldogs irão melhorar esta época com Gonçalo ao leme (pior é impossível fazer).

Subscreve!

Artigos Populares

Bino Maçães comenta goleada de Portugal e antevê próximo jogo no Mundial Sub-17: «Temos de nos preparar muito bem»

Portugal goleou o México por 5-0 e avançou para os quartos de final do Mundial Sub-17. Selecionador Bino Maçães reagiu.

Helena Pires passa a ser CEO da Federação Portuguesa de Futebol

Helena Pires torna-se na nova CEO da Federação Portuguesa de Futebol. Pedro Proença e a própria dirigente já reagiram.

Já só faltam 9: eis as 39 seleções já apuradas para o Mundial 2026

Terminou a fase de qualificação europeia para o Mundial 2026 e já há 39 seleções apuradas. Espanha foi uma das mais recentes.

João Cancelo terá interesse em regressar ao futebol europeu

João Cancelo, pretende sair do Al Hilal e voltar ao futebol europeu, mas o treinador Simone Inzaghi não quer perdê-lo.

PUB

Mais Artigos Populares

Iván Fresneda marca e assiste na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha

O defesa-lateral do Sporting, Iván Fresneda, brilhou esta terça-feira com um golo e uma assistência na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha.

Espanha é uma das 5 novas seleções apuradas para o Mundial 2026: eis as decisões e todos os resultados

Espanha, Bélgica, Escócia, Suíça e Áustria confirmam ida ao Mundial 2026. Fica com todas as decisões e resultados.

Brasil e Tunísia empatam num jogo disputado em França

O Brasil empatou 1-1 com a Tunísia num jogo de cariz particular. Estêvão voltou a marcar pela Seleção Brasileira.