Arrancou a preparação para Liubliana 2018

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

A seleção nacional esteve concentrada durante estes últimos dias em Rio Maior, com vista a preparar os jogos amigáveis contra as formações da Rússia (dois jogos, ambos jogados em solo russo) e Eslovénia (também este jogo disputado fora de portas, mais concretamente no pavilhão onde se joga o Europeu 2018). Estes três jogos particulares têm como principal objetivo preparar a equipa para o campeonato europeu que se avizinha, ou seja, treinar e aplicar os ensinamentos do treinador em situações de jogo, perante adversários fortes e com os quais a equipa nacional se pode debater em fases adiantadas da competição.

Neste estágio, o treinador Jorge Braz parece ter ficado satisfeito com o empenho demonstrado por todos os selecionados, algo que lhe permite então alargar o leque de escolhas, sem baixar minimamente o nível de competitividade no seio do grupo de escolhas finais. O objetivo é claro e aliás o selecionador já deixou bem explícito, que é o Europeu, disputado de 30 de Janeiro a 10 de Fevereiro na Arena Stozice, em Liubliana.

Como eu já frisei em artigos anteriores, penso que é fundamental preparar estas competições contra equipas de topo europeu, pois é assim que os jogadores podem corrigir pequenos erros naturais na fase de preparação, com o objetivo de não os repetir quando os jogos contarem e forem a sério.

Portugal é uma das equipas já apuradas para o Europeu 2018, a realizar na Eslovénia Fonte: FPF/Diogo Pinto
Portugal é uma das equipas já apuradas para o Europeu 2018, a realizar na Eslovénia
Fonte: FPF/Diogo Pinto

Desta maneira é que se pode aferir se a preparação está efetivamente a correr bem e se os jogadores estão a ser capazes de assimilar as ideias do comandante, pois não é contra equipas fracas e a golear que se percebe o que está a ser bem trabalhado e o que não foi tão bem preparado, sendo que logo após esse jogo esses aspetos deverão ser alvo de análise e de trabalho árduo a partir do dia seguinte ao jogo em questão.

Apesar do que eu escrevi antes, penso que a melhor forma de planear estes encontros de cariz particular é alternando entre os jogos mais exigentes e aqueles que são teoricamente menos complicados, que também são importantes para dar um extra de confiança aos nossos jogadores, até porque o excesso de partidas que exijam muito do físico dos jogadores podem levar a um menor fulgor na altura que realmente importa. Neste particular, há que dar os parabéns a toda a FPF pelo bom trabalho realizado, em particular no futsal.

No futebol de 11 já valeu um título internacional de relevo, esperemos para ver se na modalidade que amamos a história será igual.

Foto de Capa:FPF/Diogo Pinto

 

 

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Ian Cathro responde ao Bola na Rede após Estoril Praia x FC Porto: «Tentámos ajustar isso ao longo da primeira parte»

Ian Cathro respondeu ao Bola na Rede na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota. Estoril Praia perdeu com o FC Porto por 3-1.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após vitória do FC Porto em Estoril

Francesco Farioli respondeu ao Bola na Rede na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota. FC Porto venceu Estoril por 3-1.

Ian Cathro irónico: «O treinador do Estoril falhou hoje e talvez tenha um problema. Talvez esteja na hora de deixar uns princípios ir embora,...

Ian Cathro analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Canarinhos perderam com dragões por 2-0 na Primeira Liga.

Francesco Farioli destaca vitória do FC Porto: «Marcámos três golos, mas podíamos ter marcado mais dois. São coisas a melhorar»

Francesco Farioli analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Dragões ganharam canarinhos por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Pepê recusa prémio de homem do jogo entregue por colega do FC Porto e retribui elogios: «Corre o campo todo e é um fenómeno»

Pepê analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Dragões ganharam canarinhos por 3-1 na Primeira Liga.

João Carvalho explica derrota do Estoril Praia contra o FC Porto: «Não igualámos a intensidade nas segundas bolas e duelos»

João Carvalho analisou o desfecho do Estoril Praia x FC Porto. Canarinhos perderam com dragões por 3-1 na Primeira Liga.

Botafogo empata com Coritiba (2-2) na estreia de Franclim Carvalho no Brasileirão

Na estreia de Franclim Carvalho no Brasileirão, o Botafogo empatou (2-2) com o Coritiba. Danilo e Arthur Cabral (ex-Benfica) marcaram para os cariocas; Breno Lopes (assistido por Josué) e Lavega faturaram para os visitantes.