Balanço do ano de 2016 no futsal

Cabeçalho modalidadesVou aproveitar para fazer já um balanço de um ano rico em eventos importantes como foi 2016 no futsal, em eventos não só de seleções como também de clubes.

Logo no início de Fevereiro tivemos o Campeonato Europeu de nações, que coroou a Espanha como grande dominadora da competição, ao lograr alcançar a sua sétima conquista em dez participações. Para o nosso lado, não se pode considerar uma prestação positiva, pois fomos eliminados nos quartos-de-final, quando em sorte nos calhou a futura campeã. Aqui, foi decisiva a derrota contra a Sérvia na fase de grupos, que atirou a nossa equipa para a vice-liderança do grupo A, em rota de colisão com o vencedor do grupo B, que foi naturalmente a equipa de nuestros hermanos.

Pouco tempo passado, foi hora de voltar a terras sérvias, desta feita para jogar o play-off de acesso ao Campeonato do Mundo, onde Portugal foi mais feliz, ganhando em Belgrado por 1-2. Igual resultado foi conseguido em Odivelas, e isso significou o acesso imediato da equipa das quinas à Colômbia, onde se disputou o Mundial durante o mês de Setembro. Na América do Sul a prestação lusitana foi muito mais brilhante, ao conseguir o quarto lugar, tendo como único ponto negativo a incapacidade portuguesa de conseguir chegar à medalha de bronze, ao perder em grandes penalidades com o Irão.

Contudo, essa não foi a única derrota de Portugal. Nas meias-finais, perdemos com a futura vencedora do Mundial, a Argentina (5-2), num jogo onde a diferença no marcador não espelhou a variância de qualidade entre ambas as equipas. A grande diferença residiu na eficácia da formação celeste e na brilhante exibição do guardião argentino, Nicolás Sarmiento, que evitou alguns golos certos dos nossos jogadores.

O único ponto negativo da participação na Colômbia, a derrota contra o Irão Fonte: Fifa
O único ponto negativo da participação na Colômbia: a derrota contra o Irão
Fonte: Fifa

Em termos de competições de clubes, foi um ano normal, com a participação do SL Benfica na edição 15/16 da UEFA Futsal Cup. Foi uma prestação mediana da equipa lisboeta, que foi eliminada nas meias-finais pelo futuro campeão europeu, o Ugra-Yugorzk, nos penáltis. Ainda foi possível resgatar a medalha, ao derrotar o Pescara nos terceiro e quarto lugares na marcação de grandes penalidades.

Como neste ano tivemos como campeão nacional o Sporting CP, fomos representados pela equipa leonina, que já está confirmada na final-four da competição mais importante a nível de clubes, faltando agora ver o que conseguem os leões fazer no Cazaquistão.

Foi, portanto, um ano razoável para os nossos representantes, em que o grande destaque pela negativa foi o Europeu. Pela positiva foi claramente o Mundial 2016 na Colômbia.

Foto de Capa: Fifa

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Primeiro jogo oficial de Viktor Gyokeres no Arsenal pode trazer reencontro especial

Viktor Gyokeres pode estrear-se na primeira jornada da Premier League frente ao Manchester United de Ruben Amorim.

Francesco Farioli já fala à treinador do FC Porto: «O espírito de sacrifício é absolutamente inegociável»

Francesco Farioli deixou as primeiras palavras como técnico do FC Porto. O treinador italiano assinou um contrato com os dragões até 2027.

Imprensa turca avança: Orkun Kokçu não quer voltar ao Benfica

Orkun Kokçu não quer representar o Benfica na próxima temporada. A notícia está a ser avançada pelo Sports Digitale.

Fabrizio Romano garante que Viktor Gyokeres já tem acordo total com o Arsenal

Viktor Gyokeres deve deixar o Sporting e rumar ao Arsenal. Avançado sueco já tem acordo total com o clube da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: Viktor Gyokeres deve reforçar Arsenal por 65+15 milhões de euros

Viktor Gyokeres vai deixar Sporting e está a caminho do Arsenal. Transferência pode acontecer por 65+15 milhões de euros.

Chelsea quer garantir a contratação de avançado do Arsenal

O Chelsea demonstrou interesse em contratar Ethan Nwaneri. O avançado inglês quer ter mais minutos de jogo.

FC Porto é o 5.º clube de Francesco Farioli: Por onde já passou?

O FC Porto oficializou Francesco Farioli como o novo treinador dos dragões. Eis os clubes por onde o técnico de 36 anos passou.