📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fase de grupos tranquila para Portugal no Europeu de Futsal de sub-19

- Advertisement -

O Campeonato Europeu de Futsal de sub-19 está a decorrer na Moldávia e Portugal fez o pleno na fase de grupos. A seleção nacional esteve no Grupo A e goleou Itália, Ucrânia e a anfitriã para alcançar as meias-finais, onde defrontará a Eslovénia, segunda classificada no Grupo B.

A seleção das quinas é a atual detentora do troféu, conquistado em 2023, capitaneada por Lúcio Rocha, que atualmente é uma das escolhas de Jorge Braz. Neste Europeu, Portugal é o principal candidato à vitória, mas na outra meia-final está a Espanha, vencedora em 2019 e 2022, e pode ser um entrave à reconquista do título europeu.

No jogo inaugural, Portugal derrotou a seleção italiana, por 7-1, onde Miguel Malhão foi o destaque do encontro, ao fazer um hat-trick de assistências. A equipa comandada por José Luís Mendes entrou logo a vencer com um golo de Leonildo Injai. O pivot dos Leões Porto Salvo, emprestado pelo Sporting, não desperdiçou um excelente passe de Malhão para fazer o primeiro da noite.

A Squadra Azzurra empatou minutos depois por intermédio de Enrico Alves Rodrigues. O golo do empate não abalou a seleção nacional e aos 16 minutos voltava a estar em vantagem. A partir de um canto, Diogo Sousa bateu em direção da baliza e a bola sofreu um pequeno desvio que acabou por entrar. A primeira parte terminou só com a diferença de um golo, mas o melhor ainda estava por vir.

No regresso à quadra, os internacionais portugueses estavam inspirados e os transalpinos ficaram sem reação. Num espaço de 10 minutos, Portugal fez cinco golos. Diogo Sousa bisou na partida, assistido por Eduardo Tchuda, Renato Almeida e Rodrigo Monteiro também fizeram o gosto ao pé. Afonso Mourinha, em um minuto, fez dois golos e fechou o resultado. Vitória dominadora de Portugal, que mostrou aos adversários para o que vinha.

Depois da noite de gala contra a Itália, era a vez de defrontar a seleção ucraniana e uma vitória carimbava a passagem às meias-finais. Os ucranianos, no primeiro jogo, golearam os moldavos, por 0-7. À semelhança do encontro com a Itália, Portugal abriu o marcador logo no princípio da partida. Rodrigo Monteiro com um remate colocado bateu Ivan Bielimov. O jovem português foi a estrela da tarde.

No final da primeira parte, num contra-ataque rápido, Martim Castela rematou, mas o guardião ucraniano defendeu para a frente e quem aproveitou foi Miguel Malhão. Estreia a marcar para o ala do Sporting na competição e Portugal ia para o intervalo com uma vantagem de dois golos.

A segunda parte foi toda de Rodrigo Monteiro. O jogador do Ferreira do Zêzere, aos 23 minutos, com um remate potente, fazia o terceiro do encontro, mas não ficou por aqui. Na reta final do jogo, grande jogada coletiva entre Rodrigo e Diogo Sousa, com o pivot português a completar o hat-trick e a fechar o resultado em 4-0. Além de Rodrigo Monteiro, também é preciso dar mérito à exibição do guarda-redes português, Eurico Cunha. O jovem guardião deixou a baliza a zeros com enormes defesas.

O primeiro objetivo da caminhada portuguesa estava concluído e só restava o jogo com a Moldávia para cumprir calendário. Os anfitriões chegaram à terceira jornada sem qualquer ponto somado e contra Portugal a história não foi diferente. A seleção lusa foi para o descanso a vencer, por 0-4 e tinha a vitória na mão. Mesmo com a passagem garantida, os jogadores portugueses não tiraram o pé do acelerador.

Aos três minutos de jogo, António Pereira foi derrubado na área adversária e Afonso Mourinha não desperdiçou a grande penalidade. No minuto seguinte, Tomás Nogueira aumentou a vantagem para dois golos. Esta vantagem nem um minuto durou, porque Rodrigo Monteiro fez o terceiro da partida. Perto do intervalo, o pivot voltava a marcar. Ganhou a bola antes do meio-campo e só terminou no fundo das redes moldavas.

O atropelo de Portugal na segunda parte ainda foi maior. António Pereira, aos 25 minutos, rematou de longe e a bola sofreu um ligeiro desvio que traiu o guardião moldavo. Martim Castela marcou por duas vezes, mas o destaque era, novamente, de Rodrigo Monteiro. A dez minutos do fim, o internacional português marcou o seu terceiro golo no jogo e já eram dois hat-trick em três jogos. Atualmente, é o melhor marcador da prova com sete golos. O resultado ficou fechado em 0-10, graças ao golo de Eduardo Tchuda.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa comenta vantagem para a segunda volta: «Muitos canais deram resultados que não tinham saído e não me assustei. Falamos de 12% de...

Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra o João Noronha Lopes. O presidente já reagiu ao ato eleitoral.

João Noronha Lopes admite: «Não falei com Luís Filipe Vieira nem com nenhum dos candidatos»

Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra o João Noronha Lopes. O gestor já falou com os jornalistas.

João Diogo Manteigas foi o 3º candidato mais votado nas eleições do Benfica apesar de terminar no 4º lugar

O sistema de divisão de votos prejudicou João Diogo Manteigas. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra o João Noronha Lopes.

Rui Costa e a vitória na 1ª volta: «Honrado e feliz pelo voto de confiança. Era quase inevitável uma segunda volta»

Rui Costa analisou os resultados da primeira volta das eleições do Benfica. Atual presidente venceu, mas não conseguiu maioria absoluta.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid leva a melhor sobre o Barcelona no El Clásico

O Real Madrid recebeu e venceu durante este domingo o Barcelona por duas bolas a uma, em jogo da décima jornada da La Liga.

Se todos os votos valessem o mesmo, os resultados seriam diferentes: eis o que mudaria nas eleições do Benfica?

Sem diferenças de votos, os resultados totais seriam algo diferentes. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra o João Noronha Lopes.

João Noronha Lopes não abdica da 2ª volta «Este resultado não é o que gostaria de ter, mas começa uma nova eleição»

João Noronha Lopes teceu declarações após a divulgação dos resultados da primeira volta das eleições do Benfica. O candidato de 59 anos ficou na segunda posição, atrás de Rui Costa.