Fase de grupos tranquila para Portugal no Europeu de Futsal de sub-19

- Advertisement -

O Campeonato Europeu de Futsal de sub-19 está a decorrer na Moldávia e Portugal fez o pleno na fase de grupos. A seleção nacional esteve no Grupo A e goleou Itália, Ucrânia e a anfitriã para alcançar as meias-finais, onde defrontará a Eslovénia, segunda classificada no Grupo B.

A seleção das quinas é a atual detentora do troféu, conquistado em 2023, capitaneada por Lúcio Rocha, que atualmente é uma das escolhas de Jorge Braz. Neste Europeu, Portugal é o principal candidato à vitória, mas na outra meia-final está a Espanha, vencedora em 2019 e 2022, e pode ser um entrave à reconquista do título europeu.

No jogo inaugural, Portugal derrotou a seleção italiana, por 7-1, onde Miguel Malhão foi o destaque do encontro, ao fazer um hat-trick de assistências. A equipa comandada por José Luís Mendes entrou logo a vencer com um golo de Leonildo Injai. O pivot dos Leões Porto Salvo, emprestado pelo Sporting, não desperdiçou um excelente passe de Malhão para fazer o primeiro da noite.

A Squadra Azzurra empatou minutos depois por intermédio de Enrico Alves Rodrigues. O golo do empate não abalou a seleção nacional e aos 16 minutos voltava a estar em vantagem. A partir de um canto, Diogo Sousa bateu em direção da baliza e a bola sofreu um pequeno desvio que acabou por entrar. A primeira parte terminou só com a diferença de um golo, mas o melhor ainda estava por vir.

No regresso à quadra, os internacionais portugueses estavam inspirados e os transalpinos ficaram sem reação. Num espaço de 10 minutos, Portugal fez cinco golos. Diogo Sousa bisou na partida, assistido por Eduardo Tchuda, Renato Almeida e Rodrigo Monteiro também fizeram o gosto ao pé. Afonso Mourinha, em um minuto, fez dois golos e fechou o resultado. Vitória dominadora de Portugal, que mostrou aos adversários para o que vinha.

Depois da noite de gala contra a Itália, era a vez de defrontar a seleção ucraniana e uma vitória carimbava a passagem às meias-finais. Os ucranianos, no primeiro jogo, golearam os moldavos, por 0-7. À semelhança do encontro com a Itália, Portugal abriu o marcador logo no princípio da partida. Rodrigo Monteiro com um remate colocado bateu Ivan Bielimov. O jovem português foi a estrela da tarde.

No final da primeira parte, num contra-ataque rápido, Martim Castela rematou, mas o guardião ucraniano defendeu para a frente e quem aproveitou foi Miguel Malhão. Estreia a marcar para o ala do Sporting na competição e Portugal ia para o intervalo com uma vantagem de dois golos.

A segunda parte foi toda de Rodrigo Monteiro. O jogador do Ferreira do Zêzere, aos 23 minutos, com um remate potente, fazia o terceiro do encontro, mas não ficou por aqui. Na reta final do jogo, grande jogada coletiva entre Rodrigo e Diogo Sousa, com o pivot português a completar o hat-trick e a fechar o resultado em 4-0. Além de Rodrigo Monteiro, também é preciso dar mérito à exibição do guarda-redes português, Eurico Cunha. O jovem guardião deixou a baliza a zeros com enormes defesas.

O primeiro objetivo da caminhada portuguesa estava concluído e só restava o jogo com a Moldávia para cumprir calendário. Os anfitriões chegaram à terceira jornada sem qualquer ponto somado e contra Portugal a história não foi diferente. A seleção lusa foi para o descanso a vencer, por 0-4 e tinha a vitória na mão. Mesmo com a passagem garantida, os jogadores portugueses não tiraram o pé do acelerador.

Aos três minutos de jogo, António Pereira foi derrubado na área adversária e Afonso Mourinha não desperdiçou a grande penalidade. No minuto seguinte, Tomás Nogueira aumentou a vantagem para dois golos. Esta vantagem nem um minuto durou, porque Rodrigo Monteiro fez o terceiro da partida. Perto do intervalo, o pivot voltava a marcar. Ganhou a bola antes do meio-campo e só terminou no fundo das redes moldavas.

O atropelo de Portugal na segunda parte ainda foi maior. António Pereira, aos 25 minutos, rematou de longe e a bola sofreu um ligeiro desvio que traiu o guardião moldavo. Martim Castela marcou por duas vezes, mas o destaque era, novamente, de Rodrigo Monteiro. A dez minutos do fim, o internacional português marcou o seu terceiro golo no jogo e já eram dois hat-trick em três jogos. Atualmente, é o melhor marcador da prova com sete golos. O resultado ficou fechado em 0-10, graças ao golo de Eduardo Tchuda.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Pote e o Trincão são jogadores de ligação, de transporte e definição refinada e precisávamos de...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Rui Borges respondeu à questão do Bola na Rede.

Hugo Oliveira responde ao Bola na Rede: «O adversário cria-nos dificuldade, perdemos confiança e perdemos ligação, mas temos de ter coragem para procurar outros...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Hugo Oliveira respondeu à questão do Bola na Rede.

Miguel Ribeiro faz apelo à UEFA para ver golo anulado ao Famalicão e aponta responsabilidades: «O VAR não deve andar de lupa à procura...

O Famalicão perdeu com o Sporting. No final do jogo, Miguel Ribeiro, presidente dos famalicenses falou do papel do VAR.

Hugo Oliveira contesta poder do VAR: «Vivemos a era do quinto árbitro»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Bragança e o golo da vitória: «Surpreendi-me a mim próprio»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Gustavo Sá aborda a derrota diante do Sporting: «Foi um jogo extremamente difícil contra o campeão nacional»

Gustavo Sá analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Grémio de Luís Castro e Juventude empatam a uma bola na primeira mão das meias-finais do Campeonato Gaúcho

Na primeira mão das meias-finais do Campeonato Gaúcho, o Grémio e a Juventude não foram além do empate a uma bola, este domingo.